Cursos em Destaque

Automotiva

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

SASSMAQ

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


O que é Andragogia?
Robson Cupertino de Lima

Andragogia é a arte ou ciência de orientar adultos a aprender, segunda a definição creditada a Malcolm Knowles, na década de 1970. O termo remete a um conceito de educação voltada para o adulto, em contraposição à pedagogia, que se refere à educação de crianças.

 

A andragogia se diferencia da pedagogia - educação de crianças – pois considera que na educação de adultos é necessário criar um ambiente de ensino-aprendizado específico, uma vez que o adulto é um aprendiz que já possui uma gama de conhecimentos adquiridos através de experiências e oportunidades anteriores. Este novo ambiente deve levar em consideração que na educação de adultos e os temas a serem trabalhados precisam ser estabelecidos em função das necessidades dos aprendizes, pois são indivíduos independentes e que só aprendem aquilo que lhes é de interesse e que têm aplicação prática. Os aprendizes adultos ficarão estimulados para o aprendizado a medida que conseguirem vislumbrar a utilidade do que irão aprender, para enfrentar os problemas reais de sua vida pessoal e profissional.

 

Esta terminologia ou método foi criado pelo norte-americano Malcolm Knowles, na essência é a redefinição do papel do professor universitário ou do professor que ministra para adultos.

 

A principal contribuição da Andragogia em treinamento é a quebra do paradigma em que o instrutor deve ser o detentor de todo o conhecimento e “depositar” este conhecimento nos trabalhadores. O treinamento deve ser um momento de encontro de pessoas com troca de experiências e conhecimentos em diferentes direções.

 

“Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”

Paulo Freire

 

AS DIFERANÇAS ENTRE PEDAGOGIA X ANDRAGOGIA:

 

 

Características da Aprendizagem

Pedagogia

Andragogia

Relação Educador/Aprendiz

O educador é o centro das ações, decide o que ensinar, como ensinar e avalia a aprendizagem.

A aprendizagem adquire uma característica mais centrada na pessoa, na independência e na auto-gestão da aprendizagem.

Razões da Aprendizagem

Crianças devem aprender o que a sociedade espera que saibam (seguindo um currículo padronizado).

Adultos aprendem o que realmente precisam saber (aprendizagem para a aplicação prática na vida diária).

Experiência do Aprendiz

O ensino é didático, padronizado e a experiência do aprendiz tem pouco valor.

A experiência é rica fonte de aprendizagem, através da discussão e da solução de problemas em grupo.

Papel da Experiência

A experiência daquele que aprende é considerada de pouca utilidade. O que é importante, pelo contrário, é a experiência do professor.

Os adultos são portadores de uma experiência que os distingue das crianças e dos jovens. Em numerosas situações de formação, são os próprios adultos com a sua experiência que constituem o recurso mais rico para as suas próprias aprendizagens.

Orientação da Aprendizagem

A aprendizagem é encarada como um processo de conhecimento sobre um determinado tema. Isto significa que é dominante a lógica centrada nos conteúdos, e não nos problemas.

Nos adultos a aprendizagem é orientada para a resolução de problemas e tarefas com que se confrontam na sua vida cotidiana (o que desaconselha uma lógica centrada nos conteúdos)

 

 

 

Conheça mais sobre Andragogia (educação para adultos) no treinamento de Capacitação e Desenvolvimento de Instrutores de Treinamento realizado pela Stance.

 

 


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: