Cursos em Destaque

Automotiva

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

SASSMAQ

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


Pesquisa de Clima da Segurança
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

A Pesquisa de Clima da Segurança é um termômetro da Cultura da Segurança da empresa. É uma forma de identificar “onde a empresa está” para o estabelecimento de onde ela quer chegar em segurança.

 

Para solicitar mais informações, entre em contato com falecom@stancebrasil.com.br.

Conheça mais sobre os serviços STANCE de Comportamento Seguro clicando aqui.

 

Cultura da Segurança

 

O termo Cultura da Segurança foi inicialmente introduzido pela Agência Internacional de Energia Atômica (IAEA) como resultado da primeira análise do acidente da Usina Nuclear de Chernobyl. Uma das definições para a expressão “Cultura da Segurança” é aquela estabelecida pelo Advisory Committee on the Safety of Nuclear Installations (ACSNI) que afirma:

 

“A cultura de segurança de uma organização é o produto dos valores individuais e do grupo,
atitudes, percepções, competências e padrões de comportamento que determinam o comprometimento, e o estilo e a competência da gestão da saúde de segurança de uma organização. Organizações com uma cultura de segurança positiva são caracterizadas por comunicações baseadas na confiança mútua, por percepções compartilhadas sobre a importância da segurança e pela confiança na eficácia nas medidas prevencionistas.”

 

O conceito da Cultura da Segurança compreende:

 

 

 

Clima da Segurança

 

O Clima da Segurança é o termo usado para descrever a percepção comum dos colaboradores em como a gestão da segurança está sendo operacionalizada no ambiente de trabalho e em um momento específico. O Clima da Segurança fornece um indicador da prioridade da segurança. O Clima da Segurança é um sub-componente da Cultura da Segurança e é obtido através de pesquisas com questionários e entrevistas.

 

Pesquisa de Clima da Segurança

 

A Pesquisa de Clima da Segurança identifica as percepções e atitudes em relação à segurança de todo o pessoal da empresa, do Diretor até os colaboradores e contratados. Os dados são comparados entre líderes e liderados visando garantir a sua confiabilidade. São realizadas entrevistas que verificam se a segurança é considerada um valor central da empresa e se essa mensagem é efetivamente transferida para os colaboradores no chão-de-fábrica. Elas expõe se as regras de segurança são seguidas e se há valorização do pessoal comprometido e penalização daqueles que cometem desvios. As entrevistas avaliam o quanto os gerentes, líderes e colaboradores estão envolvidos nas rotinas da segurança, como por ex. liberação de serviços, treinamentos, auditorias, investigações de acidentes e incidentes e reuniões de segurança. Destaca a importância da segurança em relação à produção e custos. As entrevistas envolvem colaboradores de todos os níveis da organização, fornecendo informações objetivas da cultura de segurança da Organização.

                                      

Psicodrama                                                       

 

As entrevistas utilizam técnicas do psicodrama, aliadas a psicologia comportamental, como ferramentas de investigação dos indivíduos em suas relações, proporcionando as pessoas a transitar de um estado atual para outro. Este processo ajuda na visualização de capacitação e desenvolvimento de pessoas, objetivando aperfeiçoar seu desempenho nos papéis profissionais que lhe cabem nas empresas.

 

A principal transformação qualitativa buscada é permitir que o profissional desenvolva sua percepção sobre si mesmo, sobre aqueles com quem se relaciona e sobre o contexto onde atua. A percepção ampliada e aprofundada das situações vividas no campo profissional, ajuda na análise, diagnóstico e processos decisórios do dia a dia das empresas.

 

A investigação comportamental tem como objetivo focalizar a atenção em Segurança e Saúde para comunicar e esclarecer padrões esperados de comportamento e assim avaliar o nível de entendimento e aplicação dos padrões de segurança. Visa ainda identificar os pontos fortes e oportunidades de melhorias. Reforçar os comportamentos positivos e motivar as pessoas a identificar onde assumem riscos e quais suas possíveis conseqüências, fazer a tomada de consciência e corrigir os desvios comportamentais que podem provocar acidentes e incidentes. 

 

Check List da Pesquisa

 

Visando a padronização do grau do atendimento de cada questão, a STANCE elaborou Check List para a Pesquisa de Clima de Segurança. Ele estabelece critérios que são utilizados como ferramenta auxiliar para as entrevistas. Os critérios de avaliação foram estabelecidos visando identificar o posicionamento da área, líder e equipe na Curva de Bradley, conforme figura a seguir.

 

 

 

As entrevistas abordam alguns dos seguintes temas:

 

Conclusão

A Pesquisa de Clima da Segurança demonstra:

Clique aqui e conheça o projeto da STANCE de Comportamento Seguro


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: