Cursos em Destaque

Automotiva

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

SASSMAQ

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


Se a qualidade depende de uma boa liderança, quais são os comportamentos específicos do líder para promover a boa qualidade?
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

Esta é uma das preocupações que mais ouço no ambiente corporativo. Como a liderança deve agir para motivar a equipe e obter a qualidade desejada?

 

Entendo que a liderança deve passar a mensagem aos colaboradores de que a qualidade é um “valor” da organização. Deve transmitir aos liderados a importância de trabalhar dentro do procedimento e que os desvios não podem ser vistos como “normais”.

 

A postura do líder é muito importante para o engajamento dos colaboradores, pois sempre é a referência para os liderados. Seguem algumas das posturas esperadas da liderança:

 

Gestão pelo exemplo: fornecer exemplos práticos aos colaboradores, evidenciando que a liderança está realmente engajada com a qualidade (não basta falar, é necessário fazer qualidade);

 

Conscientização da equipe na direção da qualidade – cabe ao líder conscientizar os colaboradores (através de treinamentos formais e informais) com relação a qualidade (produto, processo e sistema da qualidade);

 

Valorização do pessoal cuja postura é favorável à qualidade. Por outro lado, o gestor não deve aceitar “desvios” cometidos sistematicamente pelos colaboradores.

 

Orientação e cobrança para uso das ferramentas disponíveis no Sistema de Gestão;

 

Seleção e qualificação dos formadores de opinião como facilitadores: visa comprometer os formadores de opinião em relação ao tema da qualidade. Os facilitadores tem o papel de dissipar as ideias da qualidade na operação, orientando os colegas e fazendo parte do processo de comunicação do Sistema da Qualidade.

 

Sobre o autor:

Ricardo Gross Hojda

Engenheiro, mestre em engenharia de produção e especialista em qualidade pela Escola Politécnica da USP, Auditor Líder de ISO 9001:08, ISO 14001:04 e OHSAS 18001:07 da entidade certificadora, professor da Fundação Vanzolini e FIA, consultor de empresas de Sistemas de Gestão, Comportamento Seguro e Riscos Críticos, instrutor de treinamentos e Diretor da Stance Gestão e Treinamento.
Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: