Cursos em Destaque

Automotiva

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

SASSMAQ

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


Como posso fazer a diferença quando fui designado para implementar um SGQ sem qualquer suporte adequado?
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

Os processos de mudança nas corporações são complexos e requerem muita disposição e energia. Tal afirmação também é aplicável à implementação dos Sistemas de Gestão, já que eles envolvem toda a organização e contemplam alterações de rotinas e comportamentos.

A falta de suporte das lideranças na implementação do Sistema de Gestão aumenta o grau de dificuldade do processo e exige grande empenho da equipe envolvida. Na maioria das vezes, a falta de respaldo das lideranças ocasiona a montagem de um Sistema de Gestão concentrado em algumas pessoas (geralmente a equipe que está liderando a sua implementação), com baixo envolvimento dos colaboradores e pouca aderência.

O compromisso e a participação da Alta Direção e das lideranças da empresa ocasionam maior envolvimento de todos os colaboradores da organização e permitem que o Sistema de Gestão seja implementado de forma mais rápida e eficiente. Desta forma, o Sistema de Gestão passa a ser uma ferramenta das lideranças, gerando melhores resultados para a organização e para o cliente final.

Portanto, é fundamental que as lideranças da empresa sejam “conquistadas” pelo Sistema de Gestão, através de demonstrações reais das suas vantagens e resultados práticos.

Seguem algumas sugestões para obtenção de maior comprometimento das lideranças e consequente suporte ao Sistema de Gestão:

Sobre o autor:

Ricardo Gross Hojda – rhojda@stancebrasil.com.br

Engenheiro, mestre em engenharia de produção e especialista em qualidade pela Escola Politécnica da USP, Auditor Líder de ISO 9001:08, ISO 14001:04 e OHSAS 18001:07 da entidade certificadora, professor da Fundação Vanzolini e FIA, consultor de empresas de Sistemas de Gestão, Comportamento Seguro e Riscos Críticos, instrutor de treinamentos e Diretor da Stance Gestão e Treinamento.


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: