Cursos em Destaque

Automotiva

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

SASSMAQ

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


Sinal verde para a nova ISO 9001: A versão DIS da norma foi aprovada!
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

A versão DIS da ISO 9001 que será aprovada até 2015 já foi finalizada! 

O termo DIS significa Draft of International Standard. Nesta versão, a norma já tem maior estabilidade e as mudanças passam a ser bastante pontuais. A ISO orienta que a partir deste momento, já é possível iniciar o processo de revisão dos Sistemas de Gestão da Qualidade das empresas. A ISO DIS 9001 está sendo analisada e comentada no mundo todo. A partir de agora, a equipe responsável pela revisão da norma está fazendo os ajustes finais.

O Brasil está representado no ISO TC 176 pelo CB-25 da ABNT que tem tido participação efetiva no processo através de seus delegados. Um dos delegados do CB-25 no ISO TC 176 é o Eng. Leopoldo Luz que é um dos parceiros da STANCE. O Eng. Leopoldo tem participado dos encontros do ISO TC 176 em todo o mundo e possui diversas informações sobre as mudanças da ISO 9001 e suas tendências.

A previsão para aprovação da ISO 9001:15 é setembro de 2015. A regra de transição não está clara, mas segundo informações não oficiais, será estabelecido um prazo de transição em que a ISO 9001:08 e ISO 9001:15 irão conviver.

A STANCE fará um evento sobre as mudanças da ISO 9001 com o Eng. Leopoldo Luz que é Delegado do CB-25 junto ao ISO TC 176. O evento irá ocorrer no dia 16 de março em São Paulo. Neste encontro, serão abordadas as reais mudanças da ISO 9001, o processo e prazos para adequação do Sistema da Qualidade e as interpretações dos requisitos da norma. Os participantes receberão certificado da STANCE.

Venha conhecer as tendências da ISO 9001 e da Qualidade no mundo!

Clique aqui para maiores informações ou entre em contato com a STANCE no fone 11 31675566 e falecom@stancebrasil.com.br.

O que está mudando na ISO DIS 9001?

A estrutura da ISO 9001 será comum a todas as normas de sistemas de gestão e utiliza a “high level structure” que foi desenvolvida para ser um padrão das normas da área de Sistemas de Gestão. Sendo assim, a ISO 9001, ISO 14001, a futura ISO 45000 (saúde e segurança), etc. serão estruturadas da mesma forma;

Inclusão de requisito voltado à identificação das partes interessadas relevantes do Sistema de Gestão. Esta mudança aumenta a abrangência do Sistema de Gestão, não se limitando somente aos clientes. Podem ser incluídas, entre outras partes interessadas: usuários finais, distribuidores, fornecedores, órgãos reguladores, etc;

Inclusão do “Risk Based Thinking” que visa identificar os riscos e oportunidades dos processos. Inclui a implementação de ações para redução de riscos e melhorias dos processos. Entendemos que a gestão de riscos dos processos, quando implementada adequadamente, informará a prioridade das melhorias e poderá tornar os processos mais eficientes;

O termo “ação preventiva” será eliminado, mas será incluída referência a “implementação de ações antes que as não conformidades venham a ocorrer”. Portanto, a intenção da ação preventiva será mantida, sendo que as ações poderão ser demonstradas através das iniciativas de melhoria da organização.

Troca do termo “produto” por “bens e serviços”

Substituição do termo “Aquisição” por “Fornecimento Externo de Bens e Serviços”

Alta Direção deve demonstrar a sua liderança do Sistema de Gestão, com incentivo aos colaboradores para contribuir com a eficácia do Sistema de Gestão;

Cabe a Alta Direção integrar os requisitos do Sistema de Gestão aos processos da organização;

A gestão de conhecimento passa a ser incluída como um recurso a ser fornecido pela alta direção.

A STANCE desenvolveu metodologia para a revisão do Sistema de Gestão, visando a adequação à ISO 9001:15.  A implementação da gestão de riscos de acordo com a ISO 31000 é o ponta pé inicial que irá permitir às organizações melhorarem a sua eficiência.

Clique aqui e conheça a abordagem da STANCE para a nova ISO 9001.

 


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: