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SASSMAQ 3a ed 2014 - Mudanças nos Indicadores
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

Indicadores do SASSMAQ 2014 – O que mudou?

Ricardo Hojda – Diretor da STANCE

 

O SASSMAQ foi reformulado. A revisão do SASSMAQ foi coordenada por um grupo de trabalho composto por uma comissão de representantes da indústria química, baseando-se na última versão do CEFIC (Conselho Europeu da Federação da Indústria Química), em sugestões colhidas pela ABIQUIM durante a aplicação do programa, em consulta às partes interessadas, por meio dos representantes de comissões e organismos certificadores e empresas de transporte. Foram consideradas também as perguntas frequentes coletadas no site da ABIQUIM. 

 

As avaliações e reavaliações do Módulo Rodoviário do SASSMAQ a serem realizadas a partir de 10 de fevereiro de 2015 somente serão realizadas pelas certificadoras na nova versão do SASSMAQ (3ª edição) que foi aprovada no final de 2014 pela ABIQUIM.

 

Houve grandes mudanças dos requisitos relacionados a indicadores, objetivos e metas do SASSMAQ 3ª edição de 2014. Nesta revisão, o Grupo de Trabalho da ABIQUIM teve como objetivo:

 

No novo SASSMAQ, os indicadores de desempenho passaram a fazer parte do Questionário e devem ser apresentados ao auditor para resposta às questões 1.3.2, conforme planilha existente no Manual. Segundo o Manual do SASSMAQ 3ª edição, a empresa deve medir trimestralmente seus indicadores e disponibilizar estes resultados para o auditor no dia da auditoria. Para cada indicador estabelecido, há quatro séries de dados trimestrais.

 

Segundo o critério contido no Manual do SASSMAQ 3ª edição, o auditor somente deve pontuar a questão se a série de medições apresentadas contemplar nas Avaliações o mínimo de duas séries (dados de seis meses) e nas reavaliações todas as medições do ano (12 meses).

 

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Seguem os itens relacionados a objetivos e metas:

 

1.1.1.6 Há objetivos anuais para melhorar o desempenho da companhia em SSMA e Qualidade, e existe um plano de ação para atingir esse objetivos, bem como a elaboração de relatórios com indicadores de desempenho?

 

Orientação:

O auditor deve procurar evidências documentais de que as metas para o período anterior foram atingidas e de que medidas de melhoria do desempenho comparadas com as metas atuais estão sendo feitas. Verificar a presença de um plano de ação para suportar e atingir as melhorias pretendidas. Verificar também a existência e disponibilidade do relatório com indicadores de desempenho.

 

1.1.2.4 A gerência define objetivos específicos de SSMA e Qualidade para os responsáveis de SSMAQ e há avaliação dos resultados?

 

Orientação:

Procurar evidências documentais, por exemplo, nos objetivos estabelecidos para estes profissionais e nos documentos de avaliação de desempenho.

 

1.1.5.9 As estatísticas de desempenho e tendências nas áreas de SSMA e Qualidade são apresentadas nas reuniões e divulgadas para a administração, funcionários e subcontratadas?

 

Orientação:

Verificar se os indicadores são registrados e utilizados para verificação das tendências e se são discutidos e divulgados entre todos os funcionários e subcontratados envolvidos nos proces-sos considerados. Os indicadores devem servir de norte para revisões de planos ou estabeleci-mento de novos objetivos.

 

1.3.2     Indicadores de Desempenho                        

1.3.2.1  O processo de medição de desempenho é acompanhado?

1.3.2.2  O processo de medição de desempenho está disponível no local? 

1.3.2.3  As metas especificadas pelo cliente foram satisfatoriamente acordadas?       

1.3.2.4  Os resultados de desempenho são comunicados aos clientes?      

1.3.2.5  A empresa mede os indicadores mandatórios da planilha relacionados à saúde e segurança (SST)?         

 

Orientações:

1.3.2.1       Verificar se a empresa está registrando as medições de desempenho determinadas no item “Indicadores”, por local avaliado.

1.3.2.2       Verificar se o processo está disponível no local avaliado.

1.3.2.3       Verificar se as metas acordadas com os clientes foram atingidas.

1.3.2.4       Verificar se clientes recebem informes de indicadores em reuniões de avaliação de desempenho ou outra forma.

1.3.2.5       Os indicadores de segurança são obrigatórios para empresas de qualquer risco e porte, que possuam empregados pelo regime CLT, conforme NR 4 quadros III e IV.

 

2.1.5.1c Avaliação de desempenho das subcontratadas?

 

Orientações:

Na subcontratação, verificar se são definidos indicadores de desempenho para os subcontratados e se ocorrem reuniões periódicas de avaliação.

 

2.5.1.1n Revisão regular dos indicadores de desempenho das subcontratadas quanto à segurança, meio ambiente e qualidade?

 

Orientações:

Verificar se o contrato prevê reuniões de avaliação de gestão, item 1.1.5, e se incluem as operações com subcontratadas.


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