Cursos em Destaque

Automotiva

Compliance e Antissuborno

Laboratório de Calibração e Ensaio

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


Mudanças da ISO 45001:18
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

ISO 45001:18 foi aprovada!

A norma ISO 45001:2018 - Sistemas de gestão de segurança e saúde ocupacional - Requisitos com orientação para uso, acaba de ser publicada. O documento fornece um conjunto robusto e efetivo de processos para melhorar a segurança do trabalho nas cadeias de suprimentos globais. Projetado para ajudar organizações de todos os tamanhos e indústrias, espera-se que a nova norma internacional reduza lesões e doenças no local de trabalho em todo o mundo.

A ISO 45001:18 espera reduzir os acidentes e doenças. Ela fornece às organizações e a outras partes interessadas uma orientação eficaz e útil para melhorar a segurança dos trabalhadores. Por meio de uma estrutura fácil de usar, ela pode ser aplicada tanto em fábricas quanto em parceiras e instalações de produção, independentemente da sua localização.

O desenvolvimento da ISO 45001 utilizou a “estrutura de alto nível”, garantindo compatibilidade com as novas versões da ISO 9001 (gestão da qualidade), ISO 14001 (gestão ambiental) e demais normas publicadas recentemente pela ISO.

A ISO 45001 substituirá a OHSAS 18001, referência anterior do mundo para saúde e segurança no local de trabalho. As organizações já certificadas na OHSAS 18001 terão três anos para cumprir a nova norma ISO 45001. Infelizmente, a ABNT informou que ainda não tem a estrutura montada para fazer a adoção desta ISO (informação de abril/18). Segundo o Sr. Carlos Alberto Bigatan da Gerência do Processo de Normalização  da ABNT, a entidade irá publicar somente uma tradução do documento.

A STANCE possui treinamento dos Requisitos da ISO 45001:18. Clique aqui para obter acesso ao treinamento de migração

 

Principais Mudanças da ISO 45001 em relação a OHSAS 18001

A ISO 45001 foi desenvolvida de acordo com a “estrutura de alto nível” da ISO. Sendo assim, muitas alterações são semelhantes aquelas trabalhadas na migração da ISO 9001:15 e ISO 14001:15.

·         Identificação de questões e contexto

·         Entendendo as necessidades e expectativas dos trabalhadores e outras partes interessadas – introduz o foco na identificação e tratamento das necessidades de partes interessadas ligadas ao trabalho

·         Identificação de riscos e oportunidades ligadas ao trabalho, e a habilidade do sistema de gestão em melhorar o desempenho de saúde e segurança do trabalho;

·         Maior ênfase no comprometimento da alta liderança e da equipe de gestão na obtenção de resultados favoráveis para a saúde e segurança no trabalho;

·         Mudança forte nos requisitos de participação, consulta e comunicação com os trabalhadores;

·         O requisito de controle operacional ficou mais claro e objetivo, incluindo qualificação de fornecedores e contratados.

Fonte: site ABNT, ISO, DNVGL


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: