Cursos em Destaque

Automotiva

Compliance e Antissuborno

Laboratório de Calibração e Ensaio

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


Implementação da cultura antissuborno através da norma NBR ISO 37001:17
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

Suborno é um dos problemas mais destrutivos e complexos de nossa época e, apesar dos esforços em âmbito nacional e internacional para combatê-lo, ele continua disseminado. O Banco Mundial estima que quantias superiores a US$ 1 trilhão são pagas anualmente em subornos, resultando em desastrosos impactos, tais como a deterioração da estabilidade política, aumentando assim o custo dos negócios e contribuindo para a pobreza. Em nível global, trata-se de uma barreira significante para o comércio internacional, enquanto que dentro de uma organização, o suborno exerce impacto altamente negativo na motivação dos empregados. Muitos governos têm tomado medidas para solucionar o suborno através de leis nacionais, bem como acordos internacionais, como o exemplo da convenção das Nações Unidas contra Corrupção, entretanto, ainda há mais a ser feito. Mudanças institucionais e cultura antissuborno nas organizações podem contribuir significativamente no combate ao suborno e complementar as medidas nacionais e internacionais.

O que é sistema de gestão antissuborno?
Um sistema de gestão antissuborno tem o objetivo de estabelecer uma cultura antissuborno dentro de uma organização e implementar controles apropriados para reduzir a incidência de suborno.
A norma NBR ISO 37001:17 – Sistemas de gestão antissuborno – Requisitos com orientação para uso, fornece os requisitos e orientação para estabelecer, implementar, manter e aperfeiçoar um sistema de gestão antissuborno. Esta norma segue a mesma estrutura da ISO 9001:15 e ISO 14001:15. Ele abrange suborno nos setores público, privado e organizações sem fins lucrativos, suborno praticado na organização, subornos pagos por ou recebidos de terceiros. O suborno pode ocorrer em qualquer local, ser de qualquer valor e pode envolver vantagens ou benefícios financeiros ou não financeiros.

Benefícios da ISO 37001
A ISO 37001 é desenvolvida para ajudar sua organização a implementar um sistema de gestão antissuborno ou reforçar os controles que você já dispõe. Ela requer a implementação de uma série de medidas, como adoção de um política antissuborno, designação de alguém para supervisionar a conformidade com essa política, fiscalização e treinamento dos empregados, realização de avaliações de riscos em projetos e parceiros da empresa, implementação de controles financeiros e comerciais e ainda instituição de procedimentos de relatório e investigação. A implementação de um sistema de gestão antissuborno requer liderança e contribuição da alta gerência, sendo que a política e o programa devem ser comunicados a todo o quadro funcional e partes externas/terceirizados, tais como contratados, fornecedores e parceiros de empreendimentos conjuntos. Desse modo, o sistema auxilia na redução do risco de ocorrências de suborno e possibilita demonstrar aos seus gerentes, empregados, proprietários, financiadores, clientes e outros membros de negócios, que você estabeleceu controles antissuborno de boas práticas internacionalmente reconhecidos, e também pode fornecer evidências, no caso de uma investigação criminal, que você adotou medidas razoáveis para prevenir subornos.

Para quem a ISO 37001 serve?
Os requisitos da ISO 37001 são genéricos e aplicáveis para todas as organizações (ou departamentos de uma organização), independentemente do tipo, porte e natureza da atividade, seja nos setores público, privado ou sem fins lucrativos. Isso inclui empresas estaduais, grandes organizações, pequenas e médias empresas (PME) e organizações não governamentais.
Como a ISO 37001 se enquadra nas outras iniciativas da minha organização para combater suborno?
As medidas exigidas pela ISO 37001 são destinadas a ser integradas nos processos e controles de gestão existentes. A ISO 37001 é fundamentada na Estrutura de Alto Nível da ISO para normas de gestão de sistemas. Isso significa que ela pode ser facilmente integrada a outros sistemas de gestão existentes (como da qualidade, ambiental e de segurança).

A organização pode ser certificada na ISO 37001?
A ISO 37001 é uma norma certificável. Esta certificação irá transmitir às partes interessadas que a Organização possui uma sistemática que identifica e evita ações de suborno.

Fonte: ABNT – apresentação - ISO 37001 Sistemas de gestão antissuborno.

O que  a STANCE pode te ajudar?

A STANCE fornece assessoria, treinamento e auditoria na implementação da ISO 37001 ajudando às organizações no processo de implantação e certificação na norma.

Possui os seguintes treinamentos:
• Requisitos da ISO 19600 e ISO 37001 – Sistema de Gestão de Compliance e Antissuborno
• Formação de Auditor ISO 19600 e ISO 37001
• Identificação e avaliação de risco antissuborno
• Palestras de compliance e rotinas antissuborno de acordo com a ISO 37001 e metodologias corporativas.
A STANCE realiza:
• Assessoria na implementação da ISO 37001;
• Auditoria Interna na ISO 37001;
• Avaliação de Compliance de acordo com a ISO 37001 e metodologias corporativas.


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: