Cursos em Destaque

Automotiva

Compliance e Antissuborno

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos




Artigos


A norma ISO 19011 de auditoria interna foi revisada! Qual é o impacto desta mudança para as Organizações?
Ricardo Hojda - Stance Gestão e Treinamento

A norma ISO 19011 orienta a realização das auditorias internas de Sistemas de Gestão. A versão de 2018 direciona a realização das auditorias da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança e demais sistemas de gestão. Ela determina todos os passos para realização da auditoria: planejamento, realização,  elaboração do  relatório,  abertura e acompanhamento das ações corretivas.

Em meados de 2018, a ISO 19011 passou por uma revisão que foi traduzida para o Brasil pela ABNT em dezembro/18 com o lançamento da NBR ISO 19011:18.

Quais são as principais novidades da NBR ISO 19011:18?

1. Alinhamento da técnica de auditoria interna com as mudanças da ISO 9001:15, ISO 14001:15 e ISO 45001:18, considerando a definição do contexto, partes interessadas e gestão de riscos das organizações;
2. Ampliação da orientação sobre a gestão de um programa de auditoria, incluindo riscos do programa de auditoria;
3. Realização da análise crítica do programa de auditorias;
4. Inclusão de item específico na NBR ISO 19011:18, abordando a capacitação dos auditores (na versão anterior, isto fazia parte de um Anexo);
5. Incorporação do anexo A que orienta a realização de auditorias internas em diversos processos e requisitos das normas de Sistemas de Gestão. Entendemos que o Anexo A elimina algumas dúvidas dos auditores quanto a abordagem a ser realizada em alguns requisitos das normas de Sistemas de Gestão.

Além disso, também aborda as auditorias de Comliance e auditorias a distância.

É necessário que o procedimento de auditoria das empresas seja atualizado? Os auditores internos das empresas devem ser capacitados na NBR ISO 19011:18?
Caso o procedimento da empresa tenha como referência a ISO 19011, ele deve ser adequado à nova versão da norma. Isto também deve ocorrer com os auditores internos. Sugerimos a realização de treinamento de reciclagem que inclua a nova versão da NBR ISO 19011:18 e que recicle conceitos e práticas dos auditores experientes.

A STANCE já capacitou seus auditores na nova norma.

revisou os treinamentos de Formação de Auditor e todos eles estão de acordo com a NBR ISO 19011:18. Também desenvolvemos treinamento de Reciclagem de Auditores que atualiza a técnica de auditoria de acordo com a nova norma e também recicla os auditores experientes em suas principais dúvidas e dificuldades enfrentadas durante o processo de auditoria interna.


Se desejar enviar esta página para um amigo, clique no botão abaixo:


Comentários sobre este Artigo: