Cursos em Destaque

Automotiva

Meio Ambiente

Normas Regulamentadoras de Segurança - Mte

Qualidade

SASSMAQ

Saúde e Qualidade Hospitalar

Sistema de Gestão de Segurança e Comportamento Seguro

Sistema Integrado de Gestão

 

Ver Todos

Notícias

Notícias


Gestão ambiental: curso sobre diretiva RoHS foi ministrado no TRT-2

Gestão ambiental: curso sobre diretiva RoHS foi ministrado no TRT-2 
 
"Restriction of Certain Hazardous Substances". O nome em inglês corresponde à sigla RoHS e traduz-se como Restrição de Certas Substâncias Perigosas. A RoHS é uma diretiva europeia que delimita os valores máximos de concentração admissíveis, em processos de fabricação, para o uso de cádmio (Cd), mercúrio (Hg), cromo hexavalente [Cr(VI)], bifenilos polibromados (PBBs), éteres difenil-polibromados (PBDEs) e chumbo (Pb).

Em novembro deste ano, um curso sobre a RoHS foi ministrado no TRT da 2ª Região. É que a diretiva, segundo a Resolução nº 103/2012 do CSJT, é um dos pontos a serem atendidos nas aquisições de eletrodomésticos, equipamentos de informática e telecomunicações e demais produtos eletroeletrônicos.
“A ideia é que os servidores saiam deste curso qualificados para que eles definam os requisitos na aquisição de determinados produtos”, explica Ricardo Hojda, um dos instrutores do curso.

As substâncias indicadas na RoHS são perigosas à saúde humana e ao meio ambiente e, se descartadas de maneira inadequada, são causadoras de impactos ambientais negativos.

“Por esse motivo, é importante que as pessoas responsáveis pelas aquisições desses equipamentos sejam capacitadas para entender exatamente como funciona a diretiva: quais as substâncias perigosas e os valores máximos de concentração admissíveis; quais análises são realizadas; quais produtos são abrangidos; que tipos de empresas devem atender a diretiva; e principalmente, de que forma as empresas fabricantes desses produtos comprovam que estão em conformidade com a RoHS e a validade dessa comprovação”, explica Fernanda Martins, da Seção de Gestão Ambiental.

Além de integrantes da Seção de Gestão Ambiental, participaram também servidores das áreas de tecnologia da informação, material e patrimônio e controle interno.


                                                                            Texto: Léo Machado

FONTE: http://www.trtsp.jus.br/indice-de-noticias-ultimas-noticias/19114-gestao-ambiental-curso-sobre-diretiva-rohs-foi-ministrado-no-trt-2

Em: 4/12/2014


:: MAIS RECENTES

  • [23/4/2014] Plano Municipal de Resíduos Sólidos- SP
  • [30/11/2011] Participe do processo de Consulta Pública do Plano Nacional de Resíduos Sólidos - PORTARIA MMA Nº 409, de 25/10/2011
  • [6/10/2010] Lei de reciclagem pressiona mudança de hábitos de empresas e consumidores
  • [26/5/2010] Decreto 54.645/09 regulamenta a Política Estadual de Resíduos Sólidos
  • [26/5/2010] Aprovada a RESOLUÇÃO SMA Nº 24 que estabelece a relação dos produtos sujeitos à responsabilidade pós-consumo
  • [26/5/2010] Aprovada a Resolução 24 de março de 2010 que regulamenta a Política Estadual de Resíduos Sólidos.
  • [22/7/2009] Peças de reposição terão selo Inmetro