Certificação SASSMAQ na área de Logística

SASSMAQ é a sigla para Sistema de Avaliação de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade. Criado em 2001 pela ABIQUIM (Associação Brasileira de Indústrias Químicas) para avaliação de desempenho de empresas de logística que prestam serviços à indústria química, determina requisitos do Sistema de Gestão da Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade. O SASSMAQ é a certificação mais importante para o transporte de produtos químicos.

Desde 2005, o SASSMAQ é um pré-requisito para transportadoras de produtos químicos no Brasil. A implementação e a certificação do sistema geram um grande diferencial para as empresas que o possuem, comprovando qualidade em suas operações de logística, o que inclui mais segurança nos serviços oferecidos.

Por que empresas de logística devem implementar o SASSMAQ?

SASSMAQ

O SASSMAQ impacta a redução de riscos de transporte, armazenamento e distribuição de cargas de produtos químicos perigosos e não perigosos. A certificação, por não ser obrigatória, traz vantagem competitiva e, com isso, mais credibilidade para as empresas que implementaram o sistema de gestão. Atualmente, o SASSMAQ é um pré-requisito para carregar e descarregar nas plantas das grandes indústrias químicas.

A maior visibilidade das empresas certificadas ocorre porque o sistema de gestão garante que a transportadora atenda aos requisitos mínimos de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade do setor químico. Na prática, o SASSMAQ visa a diminuir os riscos operacionais envolvidos no transporte e na distribuição de carga.

Benefícios para o setor logístico

SASSMAQ

A implementação do SASSMAQ no setor logístico garante a identificação e o controle dos riscos, reduzindo acidentes e fazendo com que a empresa cumpra a legislação vigente no que diz respeito ao transporte de produtos químicos. Alguns benefícios são:

  • Comprovação da capacidade de transportar produtos químicos com segurança.
  • Diminuição do absenteísmo, ou seja, faltas e atrasos frequentes no trabalho, devido aos cuidados com os motoristas.
  • Valorização da empresa com a adequação às exigências legais, trazendo uma imagem positiva para a organização.
  • Sistemática de combate a vazamentos durante o trajeto.
  • Adoção de um sistema voltado à melhoria contínua com redução de custos, já que a gestão mais eficiente é capaz de gerar menos gastos à empresa.
  • Redução do número de acidentes, infrações e penalidades. O SASSMAQ traz mais responsabilidade e segurança para o transporte dos produtos químicos.
  • Qualificação para prestar serviços à indústria química.

Como o SASSMAQ funciona?

SASSMAQ

As empresas que desejam a certificação devem passar pela implementação e por auditorias para que se verifique se todos os requisitos do SASSMAQ estão sendo atendidos.

O SASSMAQ é formado por módulos. O módulo “Elementos Centrais” permite uma visão ampla do quadro administrativo, financeiro e social da transportadora. Os outros módulos dão o panorama específico de cada serviço oferecido. O módulo “Rodoviário” é o mais antigo e utilizado.

O SASSMAQ é constituído por tópicos. Para cada tópico, há a apresentação descritiva de seu conteúdo e suas questões correspondentes. Eles são divididos em:

  1. Mandatórios: são os itens obrigatórios, determinados pela legislação ou como condição dos que são exigidos pelo setor da indústria química.
  2. Indicados pela indústria: são os itens exigidos pela indústria química aos prestadores de serviços logísticos para um bom nível de controle, dentro do aceitável.
  3. Desejáveis: são os itens que trazem melhorias ao sistema e têm livre atendimento.

Entre os requisitos exigidos, como exemplo, está a criação de medidas de combate ao uso de álcool e drogas entre os colaboradores, com o objetivo de evitar os riscos de acidentes e possíveis penalidades. Ainda na área da saúde, as empresas devem adotar medidas que assegurem a realização de exames médicos periódicos (inclusive para motoristas contratados) e qualidade de vida aos seus colaboradores (por ex., problemas ergonômicos).

Outro aspecto a ser considerado é a pontuação mínima exigida para obter a certificação. A transportadora deve atender a 100% das questões mandatórias. Na primeira avaliação, as empresas devem atingir ao menos 70% dos requisitos indicados pela indústria. Já nas próximas avaliações, esses requisitos devem ser atendidos em ao menos 85%, e os requisitos desejáveis, em ao menos 40%. O cumprimento dessas exigências permite aprimorar os processos internos e manter a certificação na empresa.

Quais áreas logísticas podem se certificar?

SASSMAQ

A certificação é indicada a qualquer empresa prestadora de serviços logísticos para a indústria química, serviços que envolvem produtos perigosos ou não perigosos. É fundamental que o transportador realize serviço para empresas químicas.

O SASSMAQ é dividido em cinco módulos, que são: Rodoviário; Estação de Limpeza; Terminais de Armazenagem Granéis Líquidos; Navios e Ferroviário, sendo o Rodoviário voltado a transportadoras e empresas de logística.

A certificação permite a conformidade com os requisitos legais, treinamento e mais controle dos processos, garantindo mais cuidado em relação à segurança, saúde, qualidade e meio ambiente.

Garanta mais qualidade na implementação

A implementação do Sistema de Gestão deve agregar valor à empresa, garantindo uma gestão eficiente e atendimento aos requisitos normativos. Para que a implementação SASSMAQ seja bem-sucedida, é muito importante contar com a ajuda de uma empresa de consultoria especializada em certificações e com experiência no mercado, como é o caso da STANCE.

Consultoria e treinamento para certificações

SASSMAQ

A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Somos especialistas na implementação dos sistemas de gestão. Atuamos nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, comportamento seguro, saúde, compliance e responsabilidade social. Possuímos know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial, com mais de 500 empresas atendidas ao longo desses anos em todo o Brasil.

Entre as nossas especialidades está a consultoria e treinamento SASSMAQ. Nossa metodologia é estruturada para atender ainda mais clientes, bem como os que desejam obter a certificação SASSMAQ. Ela é destinada a empresas que realizam a prestação de serviços de logística com o transporte de produtos químicos e visa a reduzir emergências ambientais e também acidentes e doenças no trabalho.

Nós, da STANCE, somos especialistas na implementação dos Sistemas de Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança. Nossa metodologia é estruturada com base no cronograma proposto. Nossos consultores possuem domínio técnico e do negócio e trabalham de forma ativa, lado a lado com os clientes, fornecendo todo o suporte e treinamento necessários para alcançar os melhores resultados e o sucesso do projeto.

Confira nossos serviços de consultoria SASSMAQ e outras certificações para sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe, solicite um orçamento e conheça todas as nossas soluções em consultoria empresarial.

Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe todas as novidades em nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até logo!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?