Resíduos e a logística reversa

logística reversa de resíduos

Em meio à rotina repleta de compromissos, dia cheio e energia esgotada, existe a necessidade de destinar corretamente o resíduo que produzimos. O desenvolvimento de uma cultura que previna os impactos ambientais passou a ser um dos desafios da sociedade moderna e antenada, que vê como prioridade a preservação do mundo em que vivemos. Por outro lado, no momento da pandemia da COVID-19, observamos um grande crescimento da compra pela internet e do uso de serviços de delivery, que exageram nas embalagens plásticas, no papel e no papelão.


logística-reversa-de-resíduos

É por conta disso que existem diversos movimentos que ressaltam a importância de estar sempre atento a como os produtos são feitos e os resíduos gerados no seu processo de fabricação. Neste contexto, entra o conceito dos 3Rs (reduzir, reciclar e reutilizar) que visa reduzir o uso de matéria prima e energia, fato que irá consequentemente minimizar a quantidade de material descartado. Também aborda a reutilização de produtos usados, dando a eles outras funções e reciclar, ou seja, retornar aquilo que já foi utilizado de volta ao ciclo de produção.


Entendendo a logística reversa no ambiente corporativo

A logística reversa previne a poluição do meio ambiente e os prejuízos à saúde pública.

Isso acontece porque, ao invés de os resíduos sólidos serem descartados, eles retornarão ao ciclo de produção da empresa geradora para então serem reutilizados como matéria prima para novos produtos ou reaproveitados de alguma outra forma.

Para isso, é importante que o consumidor do produto em questão também atue em prol da proteção ao meio ambiente. Sendo assim, a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos institui a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos, que por sua vez torna ativa a participação de consumidores e poder público junto à empresa em atividades como coleta seletiva, separação de resíduos, transporte e destinação final.


O que é logística reversa, como funciona e a quais produtos ela se aplica?

Basicamente, trata-se de logística reversa de resíduos o fluxo inverso dos produtos, ou seja, após o consumo, são retirados e levados até sua origem ou outro ponto que fará com que o mesmo seja reutilizado.


logística-reversa-de-resíduos

 

Para entender o que é logística reversa de resíduos, basta pensar na aquisição de um eletrodoméstico, por exemplo. A partir do momento que o mesmo passa a não funcionar mais, o consumidor deve depositá-lo em local apropriado, previamente designado pelo fabricante para que então, ele ou seu contratado colete os resíduos sólidos destes locais de coleta e faça a sua destinação de forma apropriada.

Vale lembrar que a logística reversa de resíduos pode ser aplicada a qualquer tipo de resíduos sólidos, porém a legislação brasileira aborda neste momento resíduos prioritários que são:

  • Agrotóxicos: seus resíduos e embalagens;
  • Pilhas e baterias;
  • Produtos comercializados em embalagens plásticas, metálicas ou de vidro;
  • Pneus, lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio de luz mista;
  • Óleos lubrificantes;
  • Produtos eletroeletrônicos e seus componentes, etc.

 

logística-reversa-de-resíduos

 

Vantagens da logística reversa

A logística reversa de resíduos traz vantagens:

  • Agregar valor social ambiental à empresa e aos seus bens produzidos e comercializados, tendo em vista que clientes mais exigentes e conscientes buscam organizações que sigam os mesmos valores que eles;
  • Redução de custos, gerando economia através da reintrodução do resíduo na cadeia de produção;
  • Busca constante por evolução de tecnologias que facilitem a reutilização do resíduo que retorna à empresa, bem como a produção de produtos com embalagens mais fáceis de reciclar.


logística-reversa-de-resíduos

 

Saiba como implementar logística reversa na sua empresa

Comece pelo consumidor, incentivando-o a dar o descarte correto aos resíduos. Seguindo esta linha, estabeleça uma política de troca e devolução, assim como os pontos disponíveis para descarte, assim os consumidores saberão exatamente como proceder nestas situações. Além disso, conte com um serviço de atendimento ao consumidor que seja eficiente e utilize canais de comunicação para mantê-los sempre informados, afinal, a satisfação do cliente é um ponto essencial durante todo o processo.

 

Uma política de logística reversa só trará resultados positivos se houver controle financeiro e de estoque. Sendo assim, leve em consideração trabalhar de forma impecável neste setor para que nenhuma informação seja perdida a ponto de prejudicar os resultados da sua empresa.

 

Por último, mas não menos importante, capacite sua equipe. Um time que sabe como proceder diante de cada situação está apto a disponibilizar ao consumidor o melhor atendimento, destacando a empresa perante a concorrência. Para isso, a Stance conta com profissionais capacitados para garantir que sua empresa esteja 100% preparada para atender o consumidor na logística reversa de resíduos.


PGRS – Plano de Gestão de Resíduos

Para atender a todos os requisitos legais em defesa do meio ambiente, é necessário contar com um Plano de Gestão de Resíduos – PGRS, instrumento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS que tem como objetivo planejar e destinar adequadamente os resíduos sólidos.

Este documento técnico deve ser elaborado obrigatoriamente por empresas que gerem resíduos perigosos, resíduos de serviço de transporte, de atividades agrossilvopastoris, de construção civil, de serviços de saúde, de serviços públicos e saneamento básico, de mineração, bem como geradores de resíduos industriais e que sejam produzidos em quantidade superior ao definido como resíduo domiciliar. A legislação determina que seja desenvolvido e implementado com o auxílio de um Responsável Técnico habilitado pelo órgão de classe.

Vale destacar que o PGRS atende a requisitos da ISO 14001 (6.1.3 Requisito Legal, e 8.1 Controle Operacional). Ele alinha a gestão ambiental à estratégia da empresa.


Garanta todos os benefícios da logística reversa e do PGRS com a Stance

Agora que você conhece mais sobre como fazer logística reversa de resíduos e PGRS, está na hora de escolher a empresa certa para implantá-la em sua organização e a Stance é a melhor opção para isso. Garanta que sua empresa esteja sempre de mãos dadas com o meio ambiente através da implementação da gestão ambiental, tratamento de resíduos, treinamento de legislação ambiental, elaboração de PGRS e outras diversas atividades.


logística-reversa-de-resíduos

 

Além disso, a Stance conta com profissionais qualificados, especialização em consultoria, auditoria e desenvolvimento de treinamentos ministrados através do método de andragogia, que garante maior absorção de conteúdo por parte dos treinandos.

Entre em nosso site e conheça nosso curso focado em gestão de resíduos e logística reversa. Escolha a melhor opção entre treinamento online, EAD e presencial e garanta todo conhecimento necessário aos seus colaboradores.

Para se manter sempre bem informado, acompanhe nosso blog e nossa página no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Até a próxima!

 

 

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?