Cursos EAD de NR: Tudo que você precisa saber.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Treinamento NR EAD

Em meio ao isolamento social ocasionado pela pandemia do coronavírus, os cursos realizados à distância tornaram-se uma solução bem-vinda não só na educação de jovens e universitários, mas também no desenvolvimento profissional, por meio de treinamentos online e EAD. Identificamos na internet o oferecimento de treinamentos em diversos temas, desde a área financeira até a autoajuda. Quando focamos nos cursos corporativos, verificamos que os treinamentos das Normas Regulamentadoras de Segurança do Trabalho (NRs) passaram a ser ministrados à distância e de modo semipresencial (complementados com conteúdos práticos na empresa).

As Normas Regulamentadoras (NRs) estabelecem regras para as atividades perigosas da empresa, visando à redução dos riscos ao trabalhador. Elas têm o objetivo de minimizar acidentes, doenças e custos de remediação. As NRs devem ser aplicadas por todas as organizações, sejam elas de grande ou pequeno porte, públicas ou privadas, e fazem parte da legislação brasileira. O atendimento das NRs é fiscalizado pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT), do Ministério da Economia.

As NRs determinam a estrutura de Segurança no Trabalho que a empresa precisa ter (CIPA, Brigada de Emergência, Profissionais da Segurança e da Medicina do Trabalho) e também definem as competências dos trabalhadores em segurança. As NRs estabelecem cargas horárias e frequência dos treinamentos obrigatórios.

Os cursos de NRs – Normas Regulamentadoras

Os cursos de NRs – Normas Regulamentadoras têm como objetivo enquadrar as operações da empresa de acordo com a legislação vigente, avaliar e reduzir os riscos na empresa. O treinamento objetiva também minimizar os prejuízos decorrentes de acidentes de trabalho, como a perda da motivação da equipe, processos judiciais, custos com contratação de funcionários temporários, tratamento e aposentadoria do acidentado.

Considerando o cenário atual da pandemia e a importância de seguir a legislação, os cursos de NRs no formato EAD e semipresenciais são ótimos métodos que possibilitam a capacitação dos trabalhadores. A STANCE oferece os cursos de NR através de EAD! Confira tudo no artigo de hoje!

Regulamentação do treinamento EAD e semipresencial

nr-ead

Em 13 de março de 2018 foi emitida a Norma Técnica Nº 54/2018/CGNOR/DSST/SIT do Departamento de Segurança e Saúde no Trabalho – Secretaria de Inspeção do Trabalho/MTb, que permitiu a realização dos treinamentos de NR por meio da metodologia EAD e semipresencial. A NT revoga, ainda, as notas anteriores que proibiam os treinamentos de NRs de forma remota. O curso de NR em EAD também é embasado judicialmente pela nova NR-1 que entrará em vigor a partir de 2021 (vide Anexo II da nova redação da NR-1).

EAD x Presencial

nr-ead

No ambiente de aprendizagem virtual, os treinandos têm fácil acesso ao conteúdo de SST. O curso EAD permite consultar o material de estudo a qualquer momento, com mais facilidade para conciliar horários entre trabalho e estudo, o que nem sempre é possível no curso presencial.

Outro ponto a se considerar é que a plataforma EAD é uma opção mais barata em relação ao curso presencial. Com o EAD, a otimização de custos é aliada à otimização de tempo, já que não há necessidade de deslocamento até o local de treinamento.

Pontos positivos do EAD:

  • Acesso fácil ao conteúdo;
  • Alta disponibilidade;
  • Aprendizagem facilitada;
  • Otimização de tempo;
  • Redução de investimento;
  • Tutor para suporte durante o treinamento;
  • Acompanhamento da evolução do curso pelo gestor.

Em contrapartida, o EAD é um modelo inserido em plataforma virtual, em que não há contato físico, podendo gerar dificuldades para os treinandos.

Pontos negativos do EAD:

  • Falta do contato pessoal;
  • Dificuldade em adequar o curso à realidade de cada empresa;
  • Dificuldade em usar as ferramentas tecnológicas;
  • Falta de equipamentos adequados e acesso lento à internet;
  • Dificuldade do trabalhador em gerenciar o próprio tempo e priorizar o treinamento em detrimento de outras atividades;
  • Falta parte prática.

Treinamentos permitidos pela portaria

nr-ead

Segundo a NT Nº 54, os cursos que exigem treinamentos práticos não poderão ser ministrados de forma 100% online, devendo ser feitos de maneira presencial ao menos parcialmente. Confira alguns cursos NR EAD permitidos:

NR-10 EAD – Segurança em Inst. e Serviços em EletricidadeFormação e Reciclagem

NR-12 EAD – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.

NR-5 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes

Como os cursos devem ser ministrados?

Os treinamentos em EAD devem seguir algumas regras estabelecidas no Anexo II da NR-1:

  • Projeto Pedagógico: Descrição de objetivos, infraestrutura, recursos tecnológicos, material didático e modelos de avaliação.
  • Duração: A carga horária deve ser igual à do curso presencial.
  • Local e horário: Os treinamentos devem ocorrer em horário de trabalho, em ambiente virtual adequado para viabilizar o curso, com acesso garantido pelo empregador.
  • Interação: Garantia de comunicação entre instrutores e treinandos.
  • Tecnologias: As tecnologias usadas devem ser adequadas à empresa e seus colaboradores.
  • Público alvo: É levado em consideração o público-alvo ao implementar a modalidade.
  • Profissionais: Os profissionais devem ter formação para ministrar os treinamentos de NR e preparação para o ambiente virtual.
  • Sistemas de avaliação: As avaliações devem garantir o desenvolvimento e a absorção do conteúdo pelo treinando.

Todos os cursos de NRs na metodologia EAD devem possuir projeto pedagógico aprovado, conforme determina a NT-54 e a nova NR-1 (vigente a partir de 2021).

Treinamentos EAD fornecido pela STANCE

nr-ead

Assim como nos treinamentos presenciais, o curso de NR à distância exige conhecimento dos requisitos da norma e um ambiente de aprendizagem virtual adequado.

A STANCE fornece cursos EAD e semipresencial de NRs, de acordo com a metodologia da NT-54, utilizando técnicas que permitem aos treinandos um ótimo nível de absorção e eficácia no aprendizado.

Todos os treinamentos EAD e semipresenciais fornecidos pela STANCE possuem projeto pedagógico aprovado. A STANCE também realiza treinamentos online e presenciais.

Como são os cursos semipresenciais da STANCE?

Conforme descrito anteriormente, existem diversos cursos de segurança estabelecidos pelas NRs que necessitam de parte prática. Sendo assim, a STANCE desenvolveu metodologia na qual o aluno, inicialmente, realiza a parte teórica através do curso EAD e complementa a sua formação com treinamento prático. Isso permite associar a flexibilidade do treinamento EAD com as vantagens de um curso presencial e prático, com orientação de instrutores qualificados da STANCE.

Quais são os principais cursos da plataforma EAD da STANCE?

  • NR-5 – CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes
  • NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual
  • NR-10Segurança em Inst. e Serviços em Eletricidade Formação e Reciclagem
  • NR-11 – Empilhadeira Formação e Reciclagem
  • NR-11 – Ponte Rolante – Formação e Reciclagem
  • NR-12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
  • NR-12 – Lockout Tagout
  • NR-12 – PPRPS
  • NR-17 – Ergonomia
  • NR-20 – Inflamáveis e Combustíveis
  • NR-33 – Segurança em Espaço Confinado
  • NR-35 – Segurança no Trabalho em Altura
  • Produtos Químicos – Segurança e Manuseio
  • DDS – Comportamento Seguro, Dependência Química, DST, Higiene Ocupacional, NRs, Proteção das Mãos, Tabagismo
  • Direção Defensiva – Veículos Leves e Pesados

Veja aqui o conteúdo de cada curso e solicite um orçamento para cursos EAD, online, semipresenciais e presenciais.

Formação de novos instrutores

A STANCE possui também o curso de multiplicadores, que orienta a formação de novos instrutores, destinado a capacitar líderes com técnicas para uma comunicação clara, segura e eficaz, utilizando o método da andragogia. Confira mais clicando neste link.

Implemente as NRs em sua empresa com mais segurança

nr-ead

A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Somos especialistas em treinamentos de NRs presenciais e online, treinamentos de segurança em EAD e cursos de ISO e certificação . Atuamos nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde, comportamento seguro, responsabilidade social, LGPD e compliance com know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial. Nós já atendemos mais de 500 empresas ao longo desses anos em todo o Brasil e possuímos metodologia estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter as certificações e atender às NRs.

A STANCE domina os requisitos legais para o atendimento à legislação, com conhecimento sobre as determinações para a prevenção de acidentes e qualificação dos profissionais em tarefas de alto risco.

Além da consultoria e o treinamento para adequação às normas regulamentadoras, a STANCE disponibiliza o sistema de requisitos legais REMINDER, que garante o conhecimento e gestão da legislação aplicável a seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe, solicite um orçamento e conheça todas as nossas soluções em consultoria empresarial. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe mais artigos no blog e não perca nossas novidades. Até breve!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?