Vantagem Competitiva no Agronegócio: Autoconhecimento Ambiental

Vantagem-competitiva-A-importância-do-Autoconhecimento-Ambienta

Os números estão presentes em qualquer processo de decisão. Os executivos pautam suas decisões através de informações e dados e calculam os riscos do seu sucesso ou falha. Para tanto, utilizam informações objetivas. A fim de obter maior vantagem competitiva no agronegócio, a acuracidade das informações é imprescindível.

vantagem-competitiva-no-agronegocio

Na área ambiental, tal situação nem sempre é uma realidade. Muitas empresas possuem informações obscuras sobre sua relação com o meio ambiente e não têm consciência das suas dificuldades, o que pode levar à perda de diversas oportunidades de negócio.

Como o autoconhecimento ambiental pode ajudar a encontrar oportunidades de negócio?

vantagem-competitiva-no-agronegocio

Ao aplicarmos a ferramenta SWOT às questões ambientais (identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa), algumas vezes verificamos que a empresa possui fragilidades a serem eliminadas e oportunidades que devem ser aproveitadas a fim de obter vantagem competitiva no agronegócio.

Como oportunidades de negócio, são identificadas a antecipação das necessidades da comunidade e do mercado. Como ponto fraco a ser eliminado, identificamos dificuldades no controle das emissões da empresa e o desconhecimento da legislação ambiental aplicável. Muitas empresas identificam como fragilidade as suas dificuldades de relacionamento com a comunidade e com o Órgão de Controle Ambiental.

A componente ambiental, que até pouco tempo era considerada marginal, tem-se imposto como variável importante nas relações cliente-fornecedor. Seja na aquisição de matéria-prima em indústrias do setor automotivo, em uma licitação pública para construção de uma usina hidroelétrica ou na prestação de serviços de limpeza em uma grande fábrica, o atendimento legal ambiental é requisito mínimo a ser atendido pelos fornecedores.

A importância do autoconhecimento ambiental para a obtenção de vantagem competitiva no agronegócio

vantagem-competitiva-no-agronegocio

O primeiro passo de fundamental importância para qualquer organização é o conhecimento das regras ambientais que ela deve atender. Isto não representa somente a obtenção dos licenciamentos ambientais (Licença Prévia, de Instalação e Operação) e o levantamento de um conjunto de leis federais, estaduais e municipais que a empresa está submetida. Estamos falando do domínio do conteúdo das leis e da sua aplicação nos processos empresariais.

Diversos setores industriais têm se esforçado no sentido de conhecer e atender às legislações ambientais vigentes. E sua iniciativa tem apresentado resultados bastante positivos. Alguns deles são:

– Redução do risco de exposição negativa da imagem da empresa;

– Minimização do risco de multas e processos na justiça;

– Obtenção de financiamentos em bancos com taxas mais competitivas;

– Redução de prêmios de seguros;

– Atendimento às necessidades da comunidade vizinha;

– Eliminação da possibilidade da interdição da empresa por descumprimento às legislações ambientais;

– Diminuição do desgaste com órgãos públicos.

O conhecimento da legislação ambiental aplicável à empresa e o monitoramento dos processos com grandes interações com o meio ambiente representam o passo inicial no sentido da construção de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001. Segundo ela, a empresa precisa estar comprometida com o atendimento legal.

O domínio das interações da empresa com o meio ambiente é uma vantagem competitiva da empresa em mercados cada vez mais exigentes, especialmente quando se trata do agronegócio cujos mercados têm exigido, cada vez mais, o compliance ambiental.

Diagnóstico Ambiental STANCE: Caminho para a Sustentabilidade

vantagem-competitiva-no-agronegocio

O conhecimento das interações da empresa com o meio ambiente pode ser obtido através da realização de um Diagnóstico Ambiental de acordo com a NBR ISO 14015. Neste serviço, a STANCE identifica a real situação da sua organização em relação ao meio ambiente, mostrando de forma objetiva os problemas e sugerindo de maneira detalhada possíveis ações de correção. O Diagnóstico Ambiental STANCE tem ótima relação investimento-benefício pois disponibiliza toda a experiência dos consultores STANCE na elaboração de plano de ação para ajuste dos problemas identificados.

A partir do Plano de Melhoria Ambiental elaborado pela STANCE, o Cliente terá condições de contabilizar os investimentos requeridos que poderão ser planejados em função da disponibilidade da empresa.

A implementação do Plano de Melhoria Ambiental elaborado pela STANCE trará a regularidade ambiental para a empresa, aumentando sua competitividade.

Na área sucroalcooleira, por exemplo, o Diagnóstico Ambiental STANCE abrange:

Consumo de recursos:

Água;

Energia elétrica;

Madeira;

Combustíveis;

Vapor;

Óleo.

Geração e disposição dos efluentes líquidos:

Vinhaça;

Águas residuárias;

Esgoto sanitário;

Reutilização da água residuária;

Reuso da água de chuva.

Resíduos sólidos

Bagaço;

Torta;

Resíduos de açúcar;

Embalagens de produtos químicos e defensivos;

Resíduos de manutenção.

Emissões Atmosféricas:

Gases que geram aquecimento global;

Caldeiras;

Processo industrial;

Veículos.

Agrícola:

Áreas de preservação permanente;

Áreas de reserva legal;

Aplicação de fertilizantes e defensivos;

Corte manual e mecanizado;

Degradação e recomposição da fauna e flora.

Ruído

Emergências:

Incêndio;

Vazamentos de produtos químicos;

Deriva de defensivos;

Extravasamento de barragens.

vantagem-competitiva-no-agronegocio

Quando se trata de obter vantagem competitiva no agronegócio, é essencial contar com uma empresa especializada em consultoria de qualidade. Sendo assim, para garantir o sucesso da sua empresa, ainda mais em um setor tão competitivo quanto o agronegócio, é essencial que você conte com uma empresa especializada no assunto e nisso, a Stance pode te ajudar.

Somos uma empresa especializada na implementação da gestão ambiental e nas normas ISO 14001 e ISO 50001 no agronegócio, com diversas experiências no setor sucroalcooleiro e soja. Por isso, se você quer garantir que sua empresa conte com uma gestão voltada para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade, conte com a Stance.

Entre em contato conosco para saber mais a respeito dos nossos treinamentos e também acompanhe o Blog da Stance e nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para se manter sempre muito bem informado.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?