Inclusão de comportamentos de redução da infecção de COVID-19 ao Sistema de Comportamento Seguro
14 de abril de 2020
Tradução : Ricardo Hojda – Stance
Durante a pandemia do COVID-19, o Dr. Anthony Fauci e a Dra. Deborah Birx, da Força-Tarefa de Coronavírus da Casa Branca, têm defendido repetidamente a mudança de comportamento como forma de mitigar a taxa de infecções na população. “Não há bala mágica. Não há vacina mágica ou terapia. São apenas comportamentos.” – Dr. Deborah Birx, Conferência de Imprensa da Casa Branca, em 31/3/20.
Nessas coletivas de imprensa, percebemos que, mesmo para pessoas envolvidas, é difícil mudar o comportamento em relação a hábitos estabelecidos, como o aperto de mão e ficar lado a lado com outras pessoas. As reportagens também relataram muitos casos de pessoas que não mantêm o distanciamento social, aglomerando-se em praias, parques e mercados. Talvez algumas pessoas não vejam o valor de mudar seu comportamento ou pensem: “Isso não vai acontecer comigo”. Todas essas “verdades” sobre as mudança de comportamento evidenciam que as organizações devem pensar nos próximos meses, quando mais pessoas retornarem ao trabalho.
É provável que as pessoas retornem ao trabalho antes da disponibilidade de novas vacinas em todo o mundo (que irá encerrar completamente esta pandemia). Isso significa que a mitigação da infecção ainda será essencial.
Para a segurança dos seus colaboradores, deve-se considerar a implementação de alguns dos comportamentos orientados pelos Centros de Controle de Doenças. Os comportamentos requeridos para a saúde e a segurança dos colaboradores dependem da natureza do seu local de trabalho, bem como do grau de transmissibilidade do vírus naquele momento.
Os comportamentos incluem:
- Manter distância social (separação de 2 metros) em estações de trabalho, passarelas, restaurante, reuniões, etc.
- Lavar as mãos adequada e frequentemente
- Usar EPIs para proteção facial
- Evitar tocar seu rosto
- Tossir / espirrar no cotovelo
Estes comportamentos irão ocorrem na qualidade e frequências corretas no local de trabalho de forma natural? Provavelmente não. Muitos desses comportamentos eram hábitos raros na população antes da pandemia.
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Durante a pandemia, muitos colaboradores estão em casa, em relativo isolamento, onde se dispensa o distanciamento social e os procedimentos de lavagem das mãos podem ser diferentes daqueles estabelecidos no trabalho. Quando as pessoas retornam ao local de trabalho, os velhos padrões de comportamento podem continuar ou ressurgir. Se o coronavirus continuar ativo, a implementação das boas práticas descritas acima na rotina de comportamento seguro irá beneficiar toda a organização.
A sistemática de comportamento seguro, incluindo as Observações Comportamentais podem fornecer reforços adicionais para fortalecer esses comportamentos. Veja novamente a pequena lista de comportamentos acima. Muitos desses comportamentos também podem prevenir ou reduzir os resfriados ou gripe. A temporada de gripes e resfriados é anual e dura muitos meses, afetando substancialmente a saúde e a produtividade dos trabalhadores, mesmo sem os estragos desse novo coronavírus. Dr. Fauci pontuou exatamente isso na entrevista de 8 de abril ao Wall Street Journal, quando disse que outra mudança de comportamento – o fim do aperto de mão -ajudaria a reduzir as transmissões futuras do novo coronavírus e também reduziria o número de casos de gripe.
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Observação Comportamental para a Redução dos Riscos da Covid-19
Comportamento da liderança na pandemia de COVID-19
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Há uma lição dessa pandemia: Os comportamentos de controle de infecções devem ocupar um lugar mais proeminente na definição de comportamentos críticos para a segurança do local de trabalho e devem ser incluídos nos sistemas de comportamento seguro. Se você já possui um sistema de comportamento seguro, inclua esses comportamentos; se você não possui esse sistema, é hora de investir em um processo como este!