O que é e qual a importância do SASSMAQ?

sassmaq

As indústrias do setor químico pertencem a um segmento que lida diretamente com insumos e muitas vezes realiza a fabricação de produtos altamente perigosos, que podem gerar uma série de impactos ambientais e que também podem afetar a saúde dos seus colaboradores, assim como de toda a comunidade. Tendo em vista os potenciais impactos da indústria química, foi desenvolvido um programa mundial denominado Atuação Responsável, que visa garantir o compromisso das indústrias químicas com o meio ambiente, a saúde, a segurança do trabalhador e da comunidade. A partir dele, foi criado o SASSMAQ que é uma especificação voltada ao setor logístico e alinhada aos requisitos do Atuação Responsável.

Para que possamos compreender o SASSMAQ (Sistema de Avaliação de Segurança, Saúde, Meio Ambiente e Qualidade), precisamos saber que o Programa Atuação Responsável é a versão brasileira do Responsible Care Program, que foi criado no Canadá e implantado em 1985 em diversos países. Trata-se de um instrumento muito eficaz para garantir o direcionamento do gerenciamento ambiental, considerando a segurança das instalações da empresa, processos, produtos, proteção da integridade física de seus colaboradores, preservação da saúde ocupacional e proteção do meio ambiente.

É um programa que possibilita atender às necessidades de cada empresa e tendo em vista sua efetividade no mundo todo, a ABIQUIM, sigla para Associação Brasileira de Indústria Química, criou a partir do programa de Atuação Responsável, o que conhecemos hoje como SASSMAQ para o setor logístico dos produtos químicos. Se você ficou curioso para saber mais a respeito dessa ferramenta, acompanhe este artigo na íntegra.

Entendendo o SASSMAQ

O SASSMAQ é uma especificação que visa a certificação de sistema de avaliação de saúde, segurança, meio ambiente e qualidade, totalmente voltada para a análise das empresas de logística que prestam serviçso à indústria química. Sua primeira versão foi criada em 2001 e teve como foco principal o transporte rodoviário de cargas.

sassmaq

O sistema é dividido em cinco módulos, são eles: o módulo rodoviário, estação de limpeza, terminais de armazenagem, granéis líquidos, navios e ferroviário. Por mais que não seja um sistema obrigatório, a ABIQUIM sempre deixou muito claro que o sistema é um verdadeiro diferencial para empresas certificadas, afinal, é dessa forma que podem comprovar que oferecem serviços qualificados nas operações de logística.

Vale destacar que o SASSMAQ também é baseado no programa ICE (Intervention in Chemical Transport Emergencies), que é totalmente voltado para a melhoria do desempenho quando se trata da segurança no transporte, armazenagem e manuseio de produtos.

Quais são as vantagens do SASSMAQ na sua empresa?

Dentre os principais benefícios do SASSMAQ para as empresas, tendo em vista que é dedicado exclusivamente para o processo logístico de produtos químicos, estão a comprovação da capacidade de transportar produtos químicos com segurança, diminuir o absenteísmo devido aos cuidados com os motoristas, valorizar a imagem da empresa pelo fato de estar totalmente adequada às exigências legais (compliance), adotar um sistema de gestão focado em indicadores e na melhoria contínua, reduzir o número de acidentes, infrações e penalizações e também qualificar fornecedores para que prestem serviços de total qualidade à indústria química no geral.

Certificação do SASSMAQ

Fonte: http://www.sassmaq.org.br/home

Antes de qualquer coisa, é preciso compreender que para obter a certificação do SASSMAQ, é necessário implementar uma série de requisitos e para isso, as companhias devem desenvolver um sistema de gestão que tem como objetivo controlar os processos logísticos do setor químico, no que se refere ao gerenciamento da qualidade, saúde, segurança e também na questão ambiental. O SASSMAQ tem diversos conceitos e requisitos semelhantes à ISO 14001 e ISO 45001.

Tudo isso é importante porque as empresas precisam contar com uma gestão de logística de produtos químicos eficaz antes de solicitar a avaliação para o SASSMAQ, além disso, também é preciso estar em operação há mais de 6 meses e conter uma frota de no mínimo 4 veículos e idade média de 7 anos, sejam eles próprios ou alugados e é preciso contar com um motorista para cada veículo.

Além disso, a empresa precisa estar devidamente licenciada com alvará da prefeitura municipal, auto de vistoria do Corpo de Bombeiros, licença de operação e registro na Agência Nacional de Transportes Terrestres como Empresa de Transporte de Cargas ou Cooperativa.

Depois de se enquadrar nos requisitos, a empresa pode solicitar a avaliação do SASSMAQ para um organismo certificador credenciado pela ABIQUIM, que fará a auditoria através do questionário que avalia seis áreas, são elas: gerenciamento, segurança, saúde e ambiente, equipamentos, planejamento das operações, segurança patrimonial e confidencialidade e inspeção do local.

O prazo de validade da certificação SASSMAQ é de 2 anos, contando a partir da data de realização da avaliação. A certificação é divulgada no site da ABIQUIM e por conta disso o prazo acaba sendo dilatado em 30 dias devido às burocracias quanto ao processo de aprovação, emissão e inserção dos dados no sistema.

Como implementar?

Como citado anteriormente, o SASSMAQ é formado por um grande questionário com 6 áreas de avaliação, distribuídas da seguinte forma:

sassmaq
Fonte: http://www.sassmaq.org.br/home

Seguem algumas dicas na implementação do SASSMAQ:

  • O SASSMAQ é formado por questões que são qualificadas em M-Mandatórias (cobrem itens que são obrigatórios por lei ou por particular condição de exigência da indústria. Elas representam exigências básicas que devem ser atendidas por todos os prestadores de serviços de logística), I – Indústria (cobrem itens que a indústria química normalmente exige de seus prestadores de serviços de logística para ter um nível aceitável de controle) e D – Desejável (cobrem itens em que melhorias no sistema de SSMA e Qualidade podem ser feitas). Na implementação do SASSMAQ é necessário priorizar a implementação das questões mandatórias, pois há a exigência de 100% de atendimento. As questões classificadas como Indústria devem ser atendidas em 70% de aprovação (na primeira avaliação) e 85% de aprovação (nas reavaliações);
  • A empresa deve ter um processo de identificação e atualização da legislação aplicável, por isso, deve contratar ou realizar a identificação das mudanças das legislações aplicáveis ao seu negócio;
  • O SASSMAQ determina o desenvolvimento de um conjunto de indicadores robustos, com frequência e métodos definidos que permitem a gestão proativa do processo logístico;
  • É necessário desenvolver um sistema documentado para identificação e avaliação de riscos;
  • Deve ser estabelecido um processo para o planejamento de mudanças;
  • Após a avaliação inicial, a empresa deve tomar muito cuidado para que as rotinas não se percam ao longo do tempo. É necessário realizar auditorias e reuniões de análise dos indicadores para garantir que o Sistema SASSMAQ seja mantido!

Outra questão importante é o foco no comportamento humano, visando garantir a conscientização do time e na gestão de competências, para que posteriormente sejam elaborados planos de treinamento.

Conte com a Stance

Na hora de implementar o SASSMAQ, poder contar com uma empresa de consultoria é essencial para a realização de tudo que foi citado neste artigo com excelência. Por isso, conte com a Stance! Somos uma empresa de auditoria e consultoria dentro da área de gestão e qualidade, meio ambiente, saúde e segurança e especialista na implementação do SASSMAQ.

Entre em contato com a gente e conheça nossos treinamentos e todas as nossas áreas de atuação, que visam sempre garantir a excelência na atuação das empresas no mercado. Gostou de saber mais a respeito do assunto? Então continue acompanhando a gente no blog, Facebook, Instagram e também no LinkedIn.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?