Greenwashing: o que é e por que evitar essa prática?

É notável a popularidade de temas como ESG e sustentabilidade no mundo dos negócios. Isso porque conforme o consumidor evolui e as empresas adquirem uma consciência sustentável, existe o interesse e a necessidade das organizações em associar a sua marca a valores ambientais e sociais. Estes temas se tornaram tão importantes que hoje são critérios para compras, principalmente quando tratamos da relação com públicos mais exigentes.

Ou seja, nos mercados mais evoluídos, grande parte dos consumidores tendem a comprar produtos e serviços de uma marca se ela for sustentável. Outra questão importante também, é que os investidores e stakeholders hoje passam a buscar por empresas que cumpram com iniciativas sustentáveis.

Greenwashing

E é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Você já ouviu falar sobre greenwashing? Sabe o que significa? Inicialmente parece um termo amigável, mas a seguir descobriremos que não é bem sobre isso que se trata. Portanto, se você ficou interessado em saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este texto na íntegra.

Greenwashing: Conheça o tema

Ao pé da letra, o termo significa “lavagem verde” e foi criado em meados dos anos 1980 e na prática, greenwashing é um conceito que nomeia a prática enganosa de vestir uma embalagem sustentável em práticas empresariais que são totalmente o contrário disso. 

Basicamente podemos definir o termo que diz respeito a discursos, anúncios, propagandas e campanhas publicitárias de empresas e produtos com características ecológicas e que prezam pela sustentabilidade, mas que na verdade, eles não compactuam com estes valores. 

No mercado, o termo se mostra justamente através de ações de marketing que pregam por uma imagem ‘eco-friendly’, mas que na realidade se trata de uma mensagem enganosa. Ou seja, existe a transmissão de uma mensagem ecologicamente correta, mas sem ações efetivas sendo tomadas nesse sentido.

Um exemplo clássico de greenwashing é o caso da Volkswagen, que em 1970, admitiu ter trapaceado ao equipar veículos com um dispositivo que não detectava o aumento nos níveis de emissão de gases poluidores. Isso aconteceu justamente quando governos de diversos países começaram a regular esse setor e consequentemente, a empresa se vendia como ecológica e sustentável para seus clientes, sendo que na verdade, algumas linhas de automóveis chegavam a emitir gases até 40% acima do permitido na época.

Resultado disso foi um escândalo global, que obrigou a empresa a realizar recall, se desculpar publicamente e arcar com multas em diversos países.

Empresas que acreditam que a prática do greenwashing seja inofensiva, podem sofrer diversas consequências. Ela pode afetar consumidores, stakeholders e até mesmo a sociedade como um todo, além de causar prejuízos significativos à imagem da marca, afetando diretamente a credibilidade da empresa.

Fugir de práticas greenwashing é essencial: entenda o motivo

Até aqui já entendemos que fugir de práticas de greenwashing é essencial para não prejudicar a imagem da sua empresa, portanto, mostraremos a seguir alguns pontos de atenção para que as ações da sua organização sejam sempre realizadas com ética e transparência em relação a às políticas ESG, requisitos do Sistema de Gestão Ambiental (SGA) e da ISO 14001.

Greenwashing

Exija prova de práticas verdes em toda cadeia: Para alcançar o status de uma empresa que caminha ao lado da sustentabilidade, é preciso realizar auditoria em toda cadeia de produção, incluindo fornecedores de insumos e serviços. Pensando nisso, é fundamental planejar auditorias in loco e exigir que os parceiros fundamentem suas afirmações ecológicas por meio da apresentação de licenças, como por ex. auto de vistoria do corpo de bombeiros, licença de operação ambiental, CAR para áreas agrícolas, etc.

Rompa relações com empresas desonestas: Caminhar ao lado de parceiros que praticam ou já praticaram greenwashing? Péssima ideia! Escolha parceiros que estejam dentro das normas e atuem de forma correta.

Implemente melhorias e pleiteie certificações e selos: Mais do que comunicar, provar é fundamental, portanto implemente adequações como a ISO 14001, obtenha e insira selos e logomarcas em embalagens, assim como em peças publicitárias e de marketing exaltando as práticas sustentáveis da empresa.

Se algum processo ainda não for verde, admita! E na dúvida, não declare que a empresa é ecológica: Pode ser o menor processo possível, se ele ainda não é verde e não cumpre com ESG, SGA ou PGRS (programa de gerenciamento de resíduos sólidos) e entre outros, seja transparente. 

Quando isso acontecer, utilize afirmações como “nos comprometemos a”, “estamos construindo” para mostrar que a empresa está caminhando para o sucesso nesse quesito e sempre buscando melhorar todos os processos. Portanto, lembre-se! Se ainda não é possível afirmar categoricamente que seu produto ou serviço é 100% verde, não afirme, seja sempre transparente e aja com ética.

Com a Stance sua empresa poderá atingir o sucesso e se destacar no mercado

A Stance é uma empresa de consultoria que pode auxiliar na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental , ISO 14001 e políticas ESG para garantir que sua empresa seja verdadeiramente sustentável. 

Greenwashing

Tendo em vista nossa atuação também como uma empresa de auditoria, contamos com uma equipe especialista para avaliação de fornecedores e prestadores de serviço. Por ser totalmente especializada em certificações e normas ISO, como a ISO 14001, a Stance pode te ajudar na qualificação da sua equipe em gestão ambiental e nas práticas ESG.

Portanto, se você busca se destacar, garantir que sua empresa atue de forma transparente e promova ações sustentáveis, entre em contato com a Stance e destaque-se no mercado.

Gostou de saber mais a respeito do Greenwashing? Então continue acompanhando o Blog da Stance para não perder nenhuma novidade. Além disso, você também pode nos seguir nas redes sociais para se manter sempre muito bem informado:

Facebook | Instagram | LinkedIn

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?