Sustentabilidade e preservação ambiental são assuntos cada vez mais recorrentes e que a cada dia demandam mais atenção. As empresas que buscam um caminho de respeito ao meio ambiente e conscientização de práticas sustentáveis procuram criar ou aprimorar o seu Sistema de Gestão Ambiental. Para que esse sistema seja bem sucedido, algumas normas devem ser seguidas. As normas asseguram um padrão de qualidade e segurança a produtos e serviços, trazendo benefícios econômicos, sociais e técnicos.
A ISO 14001 é uma norma destinada a todos os tipos de empresa que demonstram preocupação com o meio ambiente. A ISO 14001 é aceita internacionalmente e especifica os requisitos para um Sistema de Gestão Ambiental nas empresas.
Ela permite gerenciar o uso de recursos de forma eficiente, com redução de resíduos prejudiciais ao meio ambiente, focando nos aspectos ambientais desde o início da produção até o final da vida útil de um produto ou serviço. A certificação da norma é uma maneira de mostrar aos clientes e fornecedores que a implementação foi feita adequadamente pela empresa.
Por que ter o certificado ISO 14001?
As empresas que têm ISO 14001 aliam a atuação ecologicamente correta com a gestão ambiental estratégica, resultando em melhorias no resultado da empresa que, além de diminuir os impactos ambientais, também reduz custos e cria vantagem competitiva.
Segundo a ABNT, a Associação Brasileira de Normas Técnicas, as empresas que possuem a certificação demonstraram uma melhora no comprometimento dos funcionários e mais envolvimento dos líderes. A abordagem estratégica de gestão ambiental também atrai mais confiança das partes interessadas, que são os clientes, fornecedores, parceiros, ou qualquer outra entidade que participa do processo de desenvolvimento ou comercialização dos insumos e serviços, o que contribui para aumentar a visibilidade do empreendimento no mercado.
A certificação ISO 14001 traz vantagens:
- Externas: redução de multas e atendimento de demandas de clientes e mercados exigentes, como por ex. setor de energia elétrica, petróleo, automotivo, alimentício e de comodities agrícolas.
- Internas: redução de custos através da economia de recursos naturais, redução da geração de resíduos e melhoria dos resultados ambientais, atendimento à legislação ambiental.
Quais práticas sustentáveis minha empresa pode realizar?
O Sistema de Gestão Ambiental parte do conceito que devemos controlar os processos que geram impactos ambientais e aumentar a consciência ambiental dos colaboradores da empresa.
O Sistema de Gestão Ambiental tem como consequências:
- Economia de água, energia elétrica, combustíveis, madeira, etc;
- Redução da geração e da periculosidade dos resíduos sólidos;
- Redução das emissões atmosféricas, esgoto e efluentes industriais;
- Utilização de fontes de energia renováveis;
- Uso de matérias primas e insumos menos agressivos ao meio ambiente;
- Estímulo ao desenvolvimento de produtos, pensando na minimização dos impactos ambientais, com o uso de matérias primas de menor impacto ambiental.
A consequência da implementação das práticas ambientais é:
- Atendimento à legislação
- Evitar multas e interdições
- Atender a demanda de clientes locais e estrangeiros
- Obtenção de resultados ambientais satisfatórios,
- Redução de custos para tratamento das emissões e resíduos;
- Redução de custos pela minimização do consumo de recursos naturais;
- Comprometimento e conscientização da equipe;
- Processos mais robustos e melhor organizados.
Como fazer a implementação ISO 14001?
A implementação da norma de sistema de gestão ambiental exige o comprometimento da empresa com práticas sustentáveis. A norma se baseia no modelo PDCA, que é a sigla para Plan (Planejar), Do (Fazer), Check (Analisar) e Act (Agir), muito usado na modelagem de processos de negócio.
O modelo para uma gestão ambiental certificada na ISO 14001 é composto de: elaboração da política ambiental, identificação dos aspectos ambientais, definição e acompanhamento de indicadores ambientais, revisão dos processos, treinamento, auditoria interna. Tudo isso é seguido da certificação realizada por um organismo certificador credenciado.
Segundo Ricardo Hojda, diretor da STANCE, a implementação da ISO 14001 começa com um diagnóstico para avaliação atendimento da legislação ambiental. Neste trabalho, são levantadas as condições ambientais da empresa e são definidas as ações que deverão ser implementadas ao longo de todo o projeto. Segundo Hojda, o diagnóstico ambiental tem uma ótima relação investimento-benefício, pois orienta todo o processo de implantação da ISO 14001.
O passo seguinte é a dos aspectos ambientais. Este processo é fundamental pois busca identificar a relação entre os processos e seus impactos ambientais, reais ou potenciais. A partir disso, são identificados os aspectos ambientais chamados significativos que devem ser controlados pela empresa.
A ISO 14001 também contempla a identificação da legislação ambiental aplicável e a avaliação periódica do seu atendimento. O sistema de requisitos legais permite que a empresa tenha domínio e garanta o atendimento à legislação.Afinal, esta é uma das principais vantagens da certificação ambiental.
O próximo passo é a definição dos objetivos a partir dos aspectos ambientais significativos e da legislação ambiental. É uma maneira de estabelecer um caminho para se atingir as melhorias ambientais.
Com os objetivos definidos, providencie os recursos necessários para atender ao que foi estabelecido. Para a criação de uma atmosfera sustentável, é necessário o engajamento de todos na empresa, desde líderes até o pessoal operacional, com treinamentos e palestras de conscientização.
Mantenha um acompanhamento contínuo para certificar-se que os requisitos da norma estejam sendo seguidos como deveriam ou se existe alguma falha ou algum processo que ainda precisa melhorar. Para tanto, a ISO 14001 determina a realização de auditorias internas e avaliações de conformidade legal.
Para adaptar sua empresa à norma e obter o certificado ISO 14001, uma consultoria com um especialista irá ajudar a adequar os processos da organização de acordo com suas necessidades e seguindo os requisitos da norma. A vantagem da experiência na área torna a consultoria uma opção para se atingir a certificação. Ela permite que a empresa atinja de maneira mais fácil e rápida a ISO 14001.
Tenha a ajuda de um especialista em certificações
A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Atuamos nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social. Possuímos know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial, com mais de 500 empresas atendidas ao longo desses anos e estamos prontos para atender ainda mais clientes que desejam a certificação ISO 14001.
Uma das nossas especialidades é a certificação ISO 14001. Nós possuímos o domínio da legislação e dos equipamentos de controle ambiental . Nossa metodologia é estruturada para a implementação da ISO 14001 de acordo com o cronograma proposto e nossos consultores trabalham de forma ativa, lado a lado com os clientes, fornecendo todo o suporte e treinamento necessários, que dão resultados.
Fique por dentro de todas as atualizações de leis e normas que são requisitos para o cumprimento regular das atividades da sua empresa com nosso software de requisitos legais, que ajuda a melhorar a gestão de obrigações legais de forma facilitada.
Entre em contato com nossa equipe e conheça todas as nossas soluções em treinamento, diagnóstico e consultoria da ISO 14001. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe todas as novidades em nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até a próxima!