ANDRAGOGIA COMO METODOLOGIA DE TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO EM SEGURANÇA DO TRABALHO- Robson Cupertino de Lima

Andragogia
RESUMO

Dentro do ambiente corporativo, cada vez mais competitivo, o desenvolvimento dos profissionais no local de trabalho deve ser contínuo, sendo assim, é fundamental que colaboradores sejam treinados através de práticas de ensino andragógicas, ou seja em um modelo de ensino de adultos, onde a educação é de responsabilidade compartilhada entre professor e aluno. Em se tratando dos treinamentos em Segurança do Trabalho, este modelo torna-se relavante, tendo em vista que a não efetividade do aprendizado pode representar riscos à vida e ao patrimônio. Nesse sentido, surge, então a problemática do presente estudo: Em que nível a atuação dos instrutores em Segurança do Trabalho se aproximam ou se distanciam em relação às práticas Andragógicas. Os objetivos do presente estudo são: identificar o nível de aproximação/distanciamento que a atuação dos instrutores em Segurança do Trabalho está com relação à perspectiva andragógica; verificar como os instrutores utilizam a metodologia andragógica; analisar a utilização de técnicas e métodos no processo de ensino aprendizagem a partir da visão andragógica; e apresentar vantagens quanto ao uso adequado e estruturado da metodologia andragógica nos treinamentos e capacitações dentro das empresas. A pesquisa se desenvolveu, através de questionário, tendo como sujeitos de pesquisa 10 instrutores de Segurança do Trabalho atuantes em empresas de grande porte da indústria. O estudo concluiu que os instrutores precisam acrescentar técnicas andragógicas às suas atividades e precisam entender melhor como funciona o aprendizado de adultos.

Palavras-chave: Andragogia. Segurança do Trabalho. Educação de Adultos.

A Stance desenvolve seus treinamentos de através da técnica da Andragogia. Seguimos a metodologia descrita neste artigo, pois, com certeza é uma técnica eficaz que permite aos treinandos maior nível de absorção. Para conhecer os treinamentos da Stance.

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Em função do porte da análise e estudo, iremos dividir este artigo em 2 partes.

Parte 1:

  1. INTRODUÇÃO

A Andragogia é um modelo de educação de adultos, onde as experiências de vida dos alunos são utilizadas como meio para a aprendizagem do conteúdo ensinado. É diferente da pedagogia, onde o professor se posiciona como aquele que distribui conhecimento a partir da sua própria análise, sem utilizar como meio de ensino as experiências de vida dos alunos, já que esses estão em processo de formação, por serem crianças.

Os adultos carregam consigo experiências de vida e aprendem com os próprios erros, e isto não deve ser desprezado no processo de ensino-aprendizagem, pelo contrário, deve ser um dos pilares. É a partir dessa premissa que surge a Andragogia, onde a educação é vista como responsabilidade compartilhada entre professor e aluno.

A educação de adultos está em diversos espaços, formais e informais. Dentre elas estão as formações continuadas dentro das organizações. Algumas empresas chegam até a manter uma universidade corporativa incentivando estudos autônomos e/ou compartilhados, presenciais e/ou à distância, de modo a contribuir com a motivação dos trabalhadores, mas, sobretudo, pela expectativa de melhoramento das práticas.

Na Segurança do Trabalho é fundamental que os cursos profissionais sejam ministrados mediante técnicas andragógicas, já que o ambiente organizacional está cada vez mais complexo e focado na produtividade, exigindo que todos estejam bem treinados para executar suas atividades de forma eficiente. Em outras palavras, o fato de que as aprendizagens esperadas nos treinamentos em Segurança do Trabalho objetivam a proteção dos indivíduos dentro das empresas/indústrias, exige que as metodologias e ferramentas utilizadas pelo instrutor sejam eficientes.

Portanto, cabe o seguinte problema de pesquisa: Em que nível a atuação dos instrutores em Segurança do Trabalho se aproximam ou se distanciam em relação às práticas Andragógicas?

O objetivo geral do presente estudo é identificar o nível de aproximação/distanciamento que a atuação dos instrutores em Segurança do Trabalho está com relação à perspectiva andragógica.

Os objetivos específicos do trabalho são: verificar como os instrutores utilizam a metodologia andragógica; analisar a utilização de técnicas e métodos no processo de ensino aprendizagem a partir da visão andragógica; e apresentar vantagens quanto ao uso adequado e estruturado da metodologia andragógica nos treinamentos e capacitações dentro das empresas.

Tal estudo possui relevância social, acadêmica e pessoal. Sua importância no nível social está atrelado ao fato, já citado anteriormente, de que se a perspectiva andragógica for utilizada nos treinamentos em Segurança do Trabalho, é possível ser mais eficiente no alcance dos objetivos, e isto reverberará em práticas, dentro das organizações, que podem evitar situações que colocariam vidas em risco. Assim como tornar os momentos de formação mais prazerosos, e participativos, tendo em vista que os estudantes adultos são convidados a trazer à aula suas experiências de vida.

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No nível acadêmico, observamos que ainda são poucos os estudos científicos, pelo menos no Brasil, que abordam a Andragogia. E se tivermos tratando da relação Andragogia-Segurança do Trabalho, a carência apresenta-se ainda mais notória. É preciso, portanto, incentivar mais estudos que tratem desta temática, de modo a contribuir com o melhoramento nos processos de ensino que envolvam adultos, em suas mais diferentes localidades e objetivos. Um breve estudo como este, pode sugerir outros estudos, pode apresentar a temática àqueles que a desconhecem, assim como pode indicar possíveis referências a outros pesquisadores.

Este estudo, se torna justificável também, devido à minha relação profissional com a temática, pois sem ela não teria conhecido a Andragogia, não perceberia a sua importância, e nem me sentiria instigado a estudá-la. Minha relação com a área de Segurança do Trabalho, mais especificamente no ramo de Segurança Comportamental, data de 2007. E foi, somente após um treinamento, em que o instrutor falou dos princípios andragógicos que, pela primeira vez, ouvi falar da temática, e seus princípios.

Desde então comecei a pesquisar, estudar e utilizar os conceitos andragógicos nos meus treinamentos e processos de aprendizagem. Ao utilizar estes conceitos percebia que os treinamentos se tornavam mais interessantes e os aprendizes em geral demonstravam maior interesse. Entretanto, conhecia as minhas limitações; e, consciente delas, matriculei-me no curso de especialização em Andragogia e formação de adultos, pela Faculdade Adventista da Bahia, de modo a me aprofundar nos conceitos, técnicas e ferramentas andragógicas.

O conhecimento desta metodologia fortaleceu as minhas convicções de que o modelo de educação que eu usava e que muitos instrutores utilizam, não proporciona e nem incentiva aos alunos na busca pelo autoconhecimento, de forma que se possa relacionar a teoria com as vivências e experiência pessoais e profissionais dos aprendizes, daí surgiu meu interesse pela problemática deste estudo.

E para alcançar os objetivos propostos nesta pesquisa, optou-se pela abordagem mista. É uma pesquisa de caráter exploratória, cuja técnica de coleta de dados primários foi o questionário direcionado a instrutores de Segurança do Trabalho.

O trabalho está dividido do seguinte modo: após esta introdução, há uma breve discussão teórica sobre a Andragogia, seus princípios e desdobramentos; posteriormente, as explicações do percurso metodológico; as análises dos resultados; e, por fim as considerações finais.

Continua na Parte 2

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A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

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