ISO 50.001 – Qual é o impacto da gestão da energia na redução de custos?

iso-50001

Sabemos que o consumo de energia representa um dos maiores custos dentro de uma empresa, e seu mau gerenciamento pode fazer com que estes números cresçam cada vez mais, trazendo perda de margem e competitividade. Além disso, uma parte da matriz energética utilizada na empresa vem de fontes não renováveis que causam o efeito estufa e degradam o meio ambiente.

Sabendo que a energia é de uso indispensável para a operação das atividades empresariais, é possível gerenciá-la e minimizá-la de forma responsável, a fim de utilizar os recursos energéticos de forma mais eficiente e correta, garantindo a preservação do meio ambiente e a redução de custos. Isto se torna possível a partir do momento que a empresa implementar a ISO 50001.

 

ISO-50001


Mas afinal, o que é a ISO 50001?

Trata-se de uma norma publicada em 15 de junho de 2011, disponibilizada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT, que especifica todos os requisitos necessários para a implementação, estabelecimento, manutenção e melhoria do sistema de gestão de energia. Este sistema tem como objetivo habilitar uma organização, independente de seu segmento, a seguir uma abordagem sistemática para que haja a redução do consumo total de energia.

É importante destacar que essa norma se aplica a qualquer empresa, porém, é muito comum ver organizações com alto consumo de energia aderindo à sua implementação. Mas não se preocupe, mesmo que sua empresa não se enquadre nesta definição, é possível aderir a esta norma, independente de fatores geográficos, setor de atuação, segmento ou serviços oferecidos.

Esta norma tem uma grande relação com a ISO 14001 que cuida do meio ambiente, já que a gestão de energia tem como consequência direta a redução da exploração dos recursos naturais e da geração de poluição.

Quais são os tipos de energia abordados pela ISO 50001 ?

Como uma norma de gestão de energia, esta norma determina que todos os tipos de energia utilizados na planta devem ser incluídos (dentro da fronteira estabelecida), envolvendo:

  • Energia elétrica;
  • Gás natural;
  • GLP;
  • Vapor;
  • Combustíveis (Diesel, gasolina, etanol, etc.);
  • Madeira;
  • etc.

 

ISO-50001

 

Como funciona a ISO 50001?

A norma foi desenvolvida a partir do PDCA – Plan, Do, Check, Act (em português, Planejar, Fazer, Checar e Agir). Sendo assim, é necessário que a empresa:

  • Desenvolva uma política para uso mais eficiente de energia;
  • Fixe metas e objetivos para atender a esta política;
  • Identifique riscos relacionados ao consumo de energia;
  • Estabeleça planos de ação para revisão ou eliminação dos processos e equipamentos que tenham maiores consumos de energia;
  • Identifique e atenda a legislação aplicável à essa norma e à gestão energética;
  • Elabore procedimentos para controle e manutenção dos processos e equipamentos que consomem muita energia;
  • Capacite e conscientize a sua equipe para a gestão energética eficaz;
  • Desenvolva projetos e compre equipamentos energeticamente adequados;
  • Monitore os processos e acompanhe os indicadores de consumo de energia ao longo do tempo.

Além disso, a empresa deve analisar os dados de monitoramento para melhor compreensão e tomada de decisões a respeito do consumo de energia, revendo seus processos e melhorando continuamente o seu desempenho energético.

 

ISO-50001

 

Quais são as vantagens?

A certificação ISO 50001 garante reconhecimento internacional para sua empresa, evidenciando a integração da eficiência energética às práticas de gestão e manufatura da sua organização. Vale destacar também, que diante de objetivos ambientais a serem cumpridos pelas empresas, esta norma complementa de forma eficiente a ISO 14001. A seguir listaremos as vantagens da implementação da norma ISO 50001 para sua empresa:

ISO-50001

 

Vantagens internas:

  • Redução de custos, tornando a empresa mais competitiva;
  • Redução/diminuição da emissão de gases poluentes – garantindo bem estar ambiental;
  • Melhor aproveitamento da energia, fato que auxilia as empresas a fazerem uso adequado de seus ativos (em linha com a ISO 55001-Gestão de Ativos);
  • Controle dos processos industriais e manutenção (em linha com a ISO 41001-Gestão de Facilities);
  • Melhoria no desenvolvimento/revisão de projetos de produtos e de processos (em linha com a ISO 9001 – requisitos 8.3 e 6.3.
  • Valorização pelos mercados mais exigentes;
  • Maior confiança por parte de clientes e parceiros em potencial;
  • Credibilidade mundial em relação à consciência no uso de energia

Vantagens para o mercado:

O alto índice de utilização de energia e a redução de custos

Tendo em vista que o setor industrial brasileiro é o que mais procura a certificação do Sistema de Gestão de Energia, podemos destacar que a ISO 50001 é essencial para as empresas garantirem uma utilização deste recurso de forma responsável e sustentável.

 

ISO-50001

 

A busca da eficiência industrial tem atraído de forma constante a atenção das empresas na identificação de alternativas para a redução de custos e essa norma é uma resposta direta a esta demanda do mercado.

Portanto, se sua empresa busca as melhores práticas de gestão de energia, então está na hora de implementar a ISO 50001, cujo modelo de gestão é similar a outras normas como a ISO 9001, ISO 14001 e ISO 45001 . Que tal implementar a ISO 50001 de forma integrada a estas normas?

 

Consultoria para a implementação da ISO 50001 é com a Stance!

Para que você conquiste o sucesso da sua empresa, a Stance oferece uma infinidade de diferenciais a fim de garantir que a nossa consultoria ISO 50001 garanta o alcance de todos os seus objetivos. Nossa metodologia estruturada auxilia que a implementação da ISO 50001 seja feita de maneira objetiva e de acordo com o cronograma combinado. Além disso, o consultor Stance participa de forma ativa de todo o processo de implementação, dando suporte completo à sua empresa, através de diagnóstico de GAP, treinamento ISO 50001, elaborando procedimentos, realizando auditorias e cobrando resultados.

ISO-50001

 

Contamos com consultores seniores altamente qualificados, com domínio do seu negócio e das ferramentas da norma ISO 50001. Nossa equipe é qualificada para ministrar treinamentos através da metodologia de andragogia, que une a realidade do colaborador ao conteúdo do curso, sendo um método eficaz de aprendizagem.

 

ISO-50001

 

Temos total compromisso com o resultado e é por conta disso que somos referência em consultorias, auditorias e cursos das NRs e ISO. Para saber mais a respeito de nossos treinamentos presenciais, online e EAD, entre em contato conosco através do nosso site, clicando aqui.

Gostou de saber mais a respeito da ISO 50001? Então continue nos acompanhando em nossa página no Facebook, no Instagram e também no LinkedIn. E também não deixe de visitar o blog Stance, pois semanalmente atualizamos nossa página para te deixar bem informado.

 

Até a próxima!

 

 

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?