Dicas práticas para realizar seu levantamento de perigos da ISO 45001

ISO 45001

Desenvolvida com o objetivo de fornecer estrutura para o gerenciamento de riscos e oportunidades presentes na empresa, a ISO 45001 tem como foco prevenir possíveis lesões, problemas de saúde ocupacional e também proporcionar aos funcionários um ambiente de trabalho mais seguro.

ISO-45001

Ou seja, é uma norma internacional que estabelece o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional e pode ser implementada em todo e qualquer tipo de organização, independente de seu tamanho ou setor. Ela substituiu a OHSAS 18001.

A ISO 45001 utiliza a mesma estrutura das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 27001, ISO 37001 e segue a lógica do PDCA – Plan-Do-Check-Act. Também chamado Ciclo de Shewhart, o PDCA é uma ferramenta de gestão que tem como objetivo promover a melhoria contínua dos processos por meio de um circuito de quatro ações: planejar (plan), fazer (do), checar (check) e agir (act).

 

Compreendendo e identificando os perigos e riscos para a sua empresa

ISO-45001

 

É muito comum termos dificuldade em identificar os perigos dentro da empresa. De forma breve, podemos caracterizar como perigo toda e qualquer situação que tem potencial para causar lesões e problemas de saúde. Pense em uma situação cotidiana: um operador de empilhadeira não habilitado para realizar tal tarefa, sendo o responsável por esta atividade. Trata-se de um perigo para a empresa, pois o mesmo pode acabar causando um acidente com grande potencial de danos.

Para definirmos risco, é importante destacar que trata-se de uma situação atrelada ao perigo e é o efeito de um desvio inesperado. O risco é frequentemente expresso em termos de uma combinação das consequências de um evento, incluindo mudanças nas circunstâncias e da “probabilidade” associada. Desta forma, podemos compreender que o risco só existe após o indivíduo ser apresentado ao perigo e isso pode ocorrer em diversas situações, como por ex.:

  • operações financeiras: onde o investidor corre mais risco com o objetivo de obter mais lucro.
  • dirigindo um veículo: Quando aumenta a velocidade do veículo para chegar mais rápido, o motorista está exposto a maior risco.
  • pedestre atravessando uma avenida: por reduzir seu esforço de caminhar até a faixa de pedestres, o indivíduo está exposto a um risco maior de ser atropelado.

Geralmente o risco pode ser traduzido por um número que é calculado a partir da probabilidade do dano vir acontecer e da severidade do dano. Portanto, para reduzir o risco, precisamos melhorar a percepção dos perigos dos colaboradores e evitar que os desvios aconteçam.

 

A importância de identificar perigos e avaliar riscos

ISO-45001

 

Na ISO 45001, o requisito 6.1.2 determina que a empresa identifique os perigos e avalie os riscos dos processos. O objetivo é garantir que os riscos sejam eliminados ou, pelo menos, reduzidos. Tem como principal intuito que as atividades atinjam riscos em níveis aceitáveis. Dessa forma é possível garantir a segurança e saúde ocupacional.

Além disso, é importante estar atento às novas normas regulamentadoras. A nova NR 1 determina metodologia semelhante à ISO 45001 para identificação de perigos e avaliação de riscos. A nova NR 9 determina padrões para monitoramento e medição do ambiente de trabalho, visando a avaliação das exposições ocupacionais a agentes físicos, químicos e biológicos e subsidiá-los em questões de prevenção para estes riscos.

 

Promovendo a análise de perigos e avaliação de riscos na empresa

 

Identificando perigos e riscos

A primeira ação consiste em avaliar o cenário da empresa de um âmbito macro. Identifique os processos, observe e pontue todos os perigos que as atividades podem gerar. Nesse caso é importante avaliar tanto a atividade, o ambiente de trabalho e perigos existentes nas redondezas.

 

Histórico de Acidentes

É nesta etapa que você irá avaliar casos passados e fazer a análise da possibilidade de acidentes semelhantes acontecerem novamente. Deve-se analisar os colaboradores envolvidos e novos setores que surgem na empresa. A ISO 45001 determina que o levantamento de perigos deve ser atualizado sempre que ocorram “incidentes anteriores relevantes, internos ou externos à organização, incluindo as emergências”.

 

ISO-45001

 

Fatores Humanos e Como o Trabalho é Realizado

O comportamento do ser humano influencia muito os riscos dos processos. Colaboradores que realizam atividades com desvios, sob pressão, exaustos ou que precisam desempenhar suas tarefas em um ambiente de trabalho com assédio e bullying estão mais expostos à acidentes. Portanto, o comportamento inadequado e os fatores sociais negativos acabam aumentando o risco. A ISO 45001 determina que identifiquemos comportamentos humanos e fatores sociais e avaliemos sua influência no ambiente de trabalho.

A norma também determina que o levantamento de perigos deve considerar como o trabalho é organizado e realizado. Portanto, devemos considerar na identificação de perigos e avaliação de riscos as questões de ergonomia. Estas informações podem ser obtidas na documentação desenvolvida para atendimento da NR17.

 

Avaliando os riscos

Tenha dados gerais em mãos (obtidos através da análise qualitativa ou quantitativa). Em resumo, a partir da análise dos processos e do comportamento humano, fazemos a avaliação qualitativa dos riscos.

Já a avaliação quantitativa dos riscos avalia os dados reais, obtidos nos monitoramentos do ambiente de trabalho (como iluminação, ruído, agentes químicos, etc). Tendo estas duas análises, é possível criar planos de ação para eliminação ou minimização dos riscos. Ele deve sempre priorizar ações para eliminação das causas dos problemas.

 

Registro e implementação

As ações de melhoria devem ser realizadas pela empresa e deve-se avaliar a sua eficácia que pode ser implementada através do recálculo dos riscos.

 

Controle das medidas implementadas

É nesta fase que o responsável irá controlar o que foi implementado para então certificar se realmente trouxe resultados positivos.

Vale destacar que se você é gestor de uma empresa do setor responsável por lidar com construção, serviços de engenharia, fabricação e montagem de equipamentos e veículos, produtos químicos, entre outros, é importante levar em consideração a adoção da ISO 45001 na sua empresa e as dicas para levantamento de perigos citadas acima serão importantíssimas.

 

A implementação da ISO 45001 para eliminação de riscos

ISO-45001

 

Vale destacar que na nova ISO 45001, devem-se priorizar os controles:

 

  1. Eliminação de riscos
  2. Substituição de fatores perigosos
  3. Controles de engenharia
  4. Controles administrativos
  5. EPI

 

Mas por que eliminar o risco é a melhor alternativa?

Pense em um ciclista. Qual seria o controle prioritário para evitar uma possível colisão com um carro? O primeiro controle deve ser a ELIMINAÇÃO do veículo ou da bicicleta da via. Como isto não é possível, o ideal é a SUBSTITUIÇÃO da via única por caminhos isolados para veículo e ciclista.

A segunda opção também não foi possível? Então pense no CONTROLE DE ENGENHARIA, inserindo sinal de trânsito, por exemplo, para os ciclistas. Ou então o CONTROLE ADMINISTRATIVO, cuja sinalização acontece através de placas. E por fim, em último caso e menos eficiente, o controle pode ser feito pelo uso de EPIs pelo ciclista.

 

Conte com a Stance e garanta melhorias para a sua empresa

ISO-45001

 

Se você entende que a implementação ISO 45001 vai beneficiar sua empresa, então conte conosco. Somos uma empresa focada em consultoria, auditoria, implementação de normas ISO e além disso somos especialistas em treinamentos.

Nossa equipe conta com profissionais qualificados para garantir que sua empresa conquiste as melhorias necessárias e garanta segurança a todos os colaboradores. Seguimos a metodologia de andragogia para ministrar os treinamentos, sendo assim, garantimos maiores níveis de absorção de conteúdo.

Quer saber mais? Acesse o site da Stance! Além disso, você pode acompanhar todas as novidades através de nossas redes sociais: Facebook/Instagram/LinkedIn.

 

 

 

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?