ISO 9001: por que ainda muitas empresas precisam se certificar

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As normas são formas de padronizar processos com o objetivo de garantir mais qualidade e sucesso nas atividades realizadas pelas empresas. A ISO 9001, por exemplo, estabelece o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma organização.

A ISO 9001 é uma das normas da família ISO 9000 e é composta por um conjunto de orientações que devem ser adotadas pelas empresas na produção e entrega de produtos e serviços aos clientes. Ela determina os requisitos, os procedimentos e as rotinas para o Sistema de Gestão da Qualidade.

A ISO 9001 garante processos operacionais padronizados, mais qualidade nos serviços e produtos, resultando na satisfação dos clientes.

A norma é aceita internacionalmente e a sua implementação é voluntária. Ela é aplicável a empresas de qualquer porte, setor ou segmento.

Para demonstrar o atendimento à ISO 9001, a empresa contrata um Organismo de Certificação, que, com base em auditorias, atesta que o Sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos da norma. Nesse caso, emite um certificado de conformidade com a ISO 9001 que é aceito pelos clientes no Brasil e no exterior.

5 benefícios da ISO 9001

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A certificação ISO 9001 traz uma série de benefícios para as organizações que a possuem. Confira 5 benefícios que uma empresa com ISO 9001 adquire ao conquistar o selo:

  1. As empresas certificadas possuem mais credibilidade no mercado. Com a certificação, a organização mostra a clientes e fornecedores que a sua implementação do SGQ cumpre os requisitos da norma. Com o certificado, a empresa ganha reconhecimento de valores como qualidade e eficiência, gerando credibilidade e confiança no mercado.
  2. A satisfação do cliente é um dos grandes benefícios da ISO 9001. Um dos objetivos da norma é entender e atender às necessidades do cliente, por meio do aperfeiçoamento dos processos que envolvem a venda, operação e entrega de produtos e serviços. Com resultados de qualidade, decorrentes de processos eficientes, o cliente recebe produtos e serviços satisfatórios e a empresa tem maior aproximação com seu consumidor, estimulando-o a querer fazer negócio novamente, ou seja, fidelizá-los.
  3. Com a implementação da ISO 9001, a empresa precisa avaliar seus processos, identificando riscos. Por meio da revisão de processos, a organização estabelece controles e elimina vulnerabilidades. Assim, são obtidos ganhos de qualidade e organização interna. Com todos os processos bem definidos, os riscos são controlados e o padrão de qualidade é mantido continuamente.
  4. A ISO 9001 determina que toda a força de trabalho seja capacitada nas suas atividades, visando garantir a qualidade do produto ou serviço. Também estabelece que todo o pessoal seja conscientizado da sua contribuição para o Sistema da Qualidade e para o desempenho da empresa. Portanto, a ISO não fala mais nada do que o óbvio: o colaborador precisa ser treinado e consciente da realização das suas tarefas.
  5. A melhoria contínua é mais uma das vantagens em tirar a ISO 9001. A manutenção do Sistema da Qualidade exige avaliação periódica das atividades da empresa. Com isso, a qualidade é constantemente assegurada e os resultados da empresa, melhorados.

Uma empresa com ISO 9001 evolui na gestão e no planejamento da organização. Assim, as empresas certificadas conquistam aumento nos níveis de qualidade, menores perdas, menores índices de reclamação e promovem mais satisfação para o cliente.

O foco em qualidade é resultado de esforços de toda a organização, que deve manter uma comunicação interna ativa entre todas as pessoas e departamentos, com a participação dos líderes como parte essencial do sucesso do SGQ.

Por que certificar minha empresa?

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Existem vários motivos para uma empresa se certificar na ISO 9001. Além dos benefícios que vimos acima, implementar os requisitos da norma e obter a certificação é um investimento na expansão organizacional e uma forma importante de adquirir vantagem competitiva no mercado.

Muitas empresas escolhem fazer negócios somente com fornecedores certificados e exigem a certificação em contrato, portanto, o selo abre caminho para as empresas fecharem mais negócios, com a garantia de qualidade em seus procedimentos. Em um cenário competitivo, o cliente exige desempenhos cada vez melhores na hora de adquirir um produto ou serviço, tornando a qualidade um ponto fundamental para as empresas, e não mais um diferencial.

A importância da ISO 9001 está atrelada ao sucesso da organização, que, com a ajuda da norma, desenvolve processos eficientes em torno dos princípios do SGQ: foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem de processo, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.

Para adquirir a certificação, as organizações devem cumprir com todos os requisitos previstos pela norma, realizar treinamentos e passar por auditorias que comprovem o cumprimento da norma.

10 dicas para implementar a ISO 9001!iso-9001

Seguem 10 dicas importantes para que seu projeto dê certo:

  1. Realize um diagnóstico prévio para identificar como está sua organização. Verifique o nível de satisfação dos clientes, os indicadores dos processos, como está o controle dos processos e as inspeções dos produtos/serviços. A partir daí, monte um plano de trabalho.
  2. Converse e entenda as necessidades da alta direção. A implementação bem feita depende do comprometimento da direção da empresa. Ela deve deixar claro que a ISO é importante para o negócio.
  3. Crie indicadores e defina objetivos e metas. Para melhorar, sempre precisamos medir e definir onde queremos chegar.
  4. Identifique os processos e os controles existentes.
  5. Identifique os riscos do negócio e dos processos. Elabore um plano para minimização de riscos. Lembre-se: isso deve ser feito com a diretoria e gerências.
  6. Elabore procedimentos (documentados ou não) para os processos comercial, operacional e de entrega. Eles irão te ajudar na padronização das atividades. Esta etapa deve ter a contribuição das supervisões e colaboradores.
  7. Treine! Treine e treine! Elabore um plano de treinamento factível.
  8. Crie rotinas para registro de não conformidades, tomada de ações corretivas e de melhoria. Eles fazem parte da inteligência do sistema. Lembre-se: temos sempre que aprender com nossas falhas para que elas não se repitam.
  9. Qualifique auditores internos e garanta uma boa auditoria. Esta é a maneira que você tem de ajustar e melhorar o sistema de gestão da qualidade.
  10. Analise periodicamente os resultados do sistema de gestão e revise seu planejamento.

Consultoria e treinamento com segurança e qualidade para todas as empresas

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A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Entre as nossas especialidades estão a certificação ISO, Compliance, implementação da LGPD e Normas Regulamentadoras (NR). Nós realizamos treinamentos, assessoria e auditorias para a adequação das empresas às normas e leis.

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A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

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