As normas são formas de padronizar processos com o objetivo de garantir mais qualidade e sucesso nas atividades realizadas pelas empresas. A ISO 9001, por exemplo, estabelece o Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ) de uma organização.
A ISO 9001 é uma das normas da família ISO 9000 e é composta por um conjunto de orientações que devem ser adotadas pelas empresas na produção e entrega de produtos e serviços aos clientes. Ela determina os requisitos, os procedimentos e as rotinas para o Sistema de Gestão da Qualidade.
A ISO 9001 garante processos operacionais padronizados, mais qualidade nos serviços e produtos, resultando na satisfação dos clientes.
A norma é aceita internacionalmente e a sua implementação é voluntária. Ela é aplicável a empresas de qualquer porte, setor ou segmento.
Para demonstrar o atendimento à ISO 9001, a empresa contrata um Organismo de Certificação, que, com base em auditorias, atesta que o Sistema de Gestão da Qualidade atende aos requisitos da norma. Nesse caso, emite um certificado de conformidade com a ISO 9001 que é aceito pelos clientes no Brasil e no exterior.
5 benefícios da ISO 9001
A certificação ISO 9001 traz uma série de benefícios para as organizações que a possuem. Confira 5 benefícios que uma empresa com ISO 9001 adquire ao conquistar o selo:
- As empresas certificadas possuem mais credibilidade no mercado. Com a certificação, a organização mostra a clientes e fornecedores que a sua implementação do SGQ cumpre os requisitos da norma. Com o certificado, a empresa ganha reconhecimento de valores como qualidade e eficiência, gerando credibilidade e confiança no mercado.
- A satisfação do cliente é um dos grandes benefícios da ISO 9001. Um dos objetivos da norma é entender e atender às necessidades do cliente, por meio do aperfeiçoamento dos processos que envolvem a venda, operação e entrega de produtos e serviços. Com resultados de qualidade, decorrentes de processos eficientes, o cliente recebe produtos e serviços satisfatórios e a empresa tem maior aproximação com seu consumidor, estimulando-o a querer fazer negócio novamente, ou seja, fidelizá-los.
- Com a implementação da ISO 9001, a empresa precisa avaliar seus processos, identificando riscos. Por meio da revisão de processos, a organização estabelece controles e elimina vulnerabilidades. Assim, são obtidos ganhos de qualidade e organização interna. Com todos os processos bem definidos, os riscos são controlados e o padrão de qualidade é mantido continuamente.
- A ISO 9001 determina que toda a força de trabalho seja capacitada nas suas atividades, visando garantir a qualidade do produto ou serviço. Também estabelece que todo o pessoal seja conscientizado da sua contribuição para o Sistema da Qualidade e para o desempenho da empresa. Portanto, a ISO não fala mais nada do que o óbvio: o colaborador precisa ser treinado e consciente da realização das suas tarefas.
- A melhoria contínua é mais uma das vantagens em tirar a ISO 9001. A manutenção do Sistema da Qualidade exige avaliação periódica das atividades da empresa. Com isso, a qualidade é constantemente assegurada e os resultados da empresa, melhorados.
Uma empresa com ISO 9001 evolui na gestão e no planejamento da organização. Assim, as empresas certificadas conquistam aumento nos níveis de qualidade, menores perdas, menores índices de reclamação e promovem mais satisfação para o cliente.
O foco em qualidade é resultado de esforços de toda a organização, que deve manter uma comunicação interna ativa entre todas as pessoas e departamentos, com a participação dos líderes como parte essencial do sucesso do SGQ.
Por que certificar minha empresa?
Existem vários motivos para uma empresa se certificar na ISO 9001. Além dos benefícios que vimos acima, implementar os requisitos da norma e obter a certificação é um investimento na expansão organizacional e uma forma importante de adquirir vantagem competitiva no mercado.
Muitas empresas escolhem fazer negócios somente com fornecedores certificados e exigem a certificação em contrato, portanto, o selo abre caminho para as empresas fecharem mais negócios, com a garantia de qualidade em seus procedimentos. Em um cenário competitivo, o cliente exige desempenhos cada vez melhores na hora de adquirir um produto ou serviço, tornando a qualidade um ponto fundamental para as empresas, e não mais um diferencial.
A importância da ISO 9001 está atrelada ao sucesso da organização, que, com a ajuda da norma, desenvolve processos eficientes em torno dos princípios do SGQ: foco no cliente, liderança, engajamento de pessoas, abordagem de processo, melhoria contínua, tomada de decisão baseada em evidências e gestão de relacionamento.
Para adquirir a certificação, as organizações devem cumprir com todos os requisitos previstos pela norma, realizar treinamentos e passar por auditorias que comprovem o cumprimento da norma.
10 dicas para implementar a ISO 9001!
Seguem 10 dicas importantes para que seu projeto dê certo:
- Realize um diagnóstico prévio para identificar como está sua organização. Verifique o nível de satisfação dos clientes, os indicadores dos processos, como está o controle dos processos e as inspeções dos produtos/serviços. A partir daí, monte um plano de trabalho.
- Converse e entenda as necessidades da alta direção. A implementação bem feita depende do comprometimento da direção da empresa. Ela deve deixar claro que a ISO é importante para o negócio.
- Crie indicadores e defina objetivos e metas. Para melhorar, sempre precisamos medir e definir onde queremos chegar.
- Identifique os processos e os controles existentes.
- Identifique os riscos do negócio e dos processos. Elabore um plano para minimização de riscos. Lembre-se: isso deve ser feito com a diretoria e gerências.
- Elabore procedimentos (documentados ou não) para os processos comercial, operacional e de entrega. Eles irão te ajudar na padronização das atividades. Esta etapa deve ter a contribuição das supervisões e colaboradores.
- Treine! Treine e treine! Elabore um plano de treinamento factível.
- Crie rotinas para registro de não conformidades, tomada de ações corretivas e de melhoria. Eles fazem parte da inteligência do sistema. Lembre-se: temos sempre que aprender com nossas falhas para que elas não se repitam.
- Qualifique auditores internos e garanta uma boa auditoria. Esta é a maneira que você tem de ajustar e melhorar o sistema de gestão da qualidade.
- Analise periodicamente os resultados do sistema de gestão e revise seu planejamento.
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