Saiba, porque a andragogia é a melhor metodologia para treinamento de segurança do trabalho e qualidade.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
andragogia

A andragogia é uma metodologia de educação para adultos que é desenvolvida a partir do compartilhamento de experiências entre aluno e professor. Diferentemente da pedagogia, onde há apenas a distribuição de conhecimento em via única, de professor para aluno, no método andragógico também são levadas em consideração as experiências de vida dos alunos como ferramenta de aprendizagem.

Conceito e características

A andragogia foi definida no século XX por Malcolm Knowles e parte da premissa que os adultos têm mais facilidade de aprendizagem em ambientes informais. Uma das características mais relevantes da técnica é que ela foi desenvolvida especificamente para a educação de adultos, demonstrando como aplicar os conhecimentos desses alunos em sua realidade pessoal ou profissional.

De forma diferente das crianças, os adultos possuem expectativas e dificuldades próprias nos treinamentos:

  • Buscam a inserção de suas experiências de vida no ensino e o alinhamento do seu papel profissional com os objetivos da organização;
  • Participam do processo de aprendizado, orientando o instrutor no que deve ser trabalhado;
  • Possuem diversas preocupações que acabam interferindo negativamente no treinamento;
  • São atraídos pelas ferramentas digitais, como por ex. redes sociais e aplicativos de mensagem, podendo rapidamente perder a atenção no conteúdo do curso.

Quando adultos, atribuímos mais responsabilidades em nossas atitudes, e no método andragógico, parte da responsabilidade do ensino é transmitida para o aluno, com o instrutor assumindo o papel de apoiador e facilitador.

Os 6 princípios da andragogia

andragogia

Autoconceito: Por ser detentor de suas próprias responsabilidades, os adultos têm dificuldades em aceitar imposições de outras pessoas.

Experiência: Os adultos carregam uma carga de experiências acumuladas ao longo da vida e sentem vontade de aplicá-las no ambiente de ensino, fazendo delas uma base para o aprendizado.

Prontidão: Os adultos têm prontidão para aprender tudo que é necessário saber para alguma situação que precisam realizar.

Orientação: O aprendizado é voltado para o desenvolvimento de habilidades necessárias dentro do cotidiano dos adultos.

Necessidade de conhecimento: Os adultos têm necessidade de saber o motivo de um novo aprendizado e perceber que ele será significativo na prática.

Motivação: Os adultos são movidos à motivação interna (autoestima, mais satisfação no trabalho, qualidade de vida) mais do que à motivação externa (melhores empregos, melhores salários).

andragogia

O perfil e o papel do andragogo

O andragogo é o educador que utiliza os conceitos e princípios da andragogia para o desenvolvimento de suas atividades. O andragogo desenvolve técnicas para colocar o aluno no centro do ensino, como parte importante para o conhecimento. O profissional deve conhecer seus alunos, tanto suas características quanto suas necessidades e demonstrar respeito e interesse por suas vivências para poder desenvolver uma experiência positiva a todos.

Como a andragogia funciona

O método andragógico nos treinamentos e capacitações em empresas faz com que o aluno vincule suas experiências de vida ao aprendizado, o que faz com que ele relacione a importância do conteúdo estudado com a sua realidade.

A avaliação não se refere à aplicação de notas mas sim ao progresso. A andragogia utiliza como grande ferramenta a aplicação de cenários que vinculam o conteúdo à realidade do aluno. Ao final de cada experiência, eles podem refletir sobre o desenvolvimento de competências a partir dos conhecimentos que tinham antes e depois da experiência.

Andragogia x métodos convencionais

andragogia

A andragogia se diferencia dos métodos convencionais de ensino pelo fato de colocar os alunos como parte relevante no ensino, capazes de se autodirigir. No método andragógico, o instrutor não atua como autoridade no ensino, como ocorre nos outros métodos, mas sim como um facilitador do ensino, tornando o processo de aprendizagem mais participativo.

Vantagens do método andragógico

  • Treinamento em consonância com a realidade da organização e do profissional;
  • Participação ativa de todos os envolvidos;
  • Mais autonomia para os colaboradores;
  • Está relacionada a auto realização;
  • Aplicação prática do conteúdo.

Vantagens do método convencional

  • Aprendizagem a partir de novas descobertas;
  • Igualdade no ensino;
  • Conteúdos pré-estabelecidos;
  • Transmissão de conteúdo;
  • Desenvolvimento social e educativo.

Andragogia na segurança do trabalho e qualidade

andragogia

O mercado corporativo exige o desenvolvimento contínuo e o método andragógico é válido nesse sentido. Para o treinamento em segurança do trabalho e em ISO, a andragogia passa a ser mais do que uma técnica de aprendizagem e torna-se também uma ferramenta motivadora, já que os conteúdos dos treinamentos possuem aplicação na vivência empresarial. Além disso, como os treinamentos de NRs são periódicos (a cada ano ou a cada 2 anos), a andragogia permite que o aluno possa resgatar dificuldades e experiências do passado para facilitar o aprendizado e evitar que elas se repitam.

No processo de capacitação na área de segurança do trabalho e ISO, a andragogia aproxima a vivência do colaborador ao conhecimento adequado na área, permitindo maior conscientização e aplicação do aprendizado à realidade dos participantes.

Treinamentos STANCE

andragogia

A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Somos especialistas em treinamentos, certificações e comportamento seguro. Todos os nossos treinamentos são desenvolvidos através da técnica de andragogia, pois como vimos no artigo de hoje, é uma técnica que permite aos treinandos um ótimo nível de absorção do conteúdo estudado.

Nós atuamos nas áreas de qualidade, segurança, saúde, meio ambiente, compliance, responsabilidade social e comportamento seguro com know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial. Nós já atendemos mais de 700 empresas ao longo desses anos em todo o Brasil e possuímos metodologia estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter suas certificações.

Todos os nossos treinamentos da ISO são desenvolvidos com ferramentas da andragogia. Além disso, trabalhamos fortemente com as Normas Regulamentadoras. A STANCE possui o domínio dos requisitos legais para o atendimento à legislação, com conhecimento sobre as determinações para a prevenção de acidentes e qualificação dos profissionais em tarefas de alto risco. Além da consultoria e treinamento, a STANCE disponibiliza o sistema de requisitos legais REMINDER, que garante o conhecimento e gestão da legislação aplicável a seu negócio.

A STANCE utiliza o método andragógico nos cursos, enfatizando o processo de vivência de situações e relacionamento do conteúdo à realidade do aluno. Ele propicia:

  • Treinamento focado nas necessidades do aluno;
  • Ambiente que induz a correlação do tema tratado com o dia-a-dia na empresa;
  • Treinamento planejado e desenvolvido previamente para atender a necessidade de cada empresa e público-alvo;
  • Instrutor como indutor de experiências e não como transmissor de conhecimentos.

Os treinamentos da STANCE são ajustados à realidade dos clientes. Por meio de cenários, os alunos trocam experiências e desenvolvem práticas que serão utilizadas na sua organização.

Curso de multiplicadores

Além do treinamento para obtenção da ISO e das NRs, a STANCE também promove o curso de multiplicadores para a formação de novos instrutores. Em nosso curso, capacitamos líderes com o uso de diversas metodologias, inclusive a educação para adultos com a técnica de andragogia. O curso de multiplicadores é voltado para gerentes, coordenadores, chefes, supervisores, líderes e técnicos de segurança. Conheça mais sobre o curso clicando neste link.

Entre em contato com nossa equipe, solicite um orçamento e conheça todas as nossas soluções em consultoria empresarial. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe mais artigos no blog e não perca nenhuma novidade. Até logo!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?