Seja por doenças ou acidentes, no ambiente pessoal ou profissional, estamos sempre sujeitos aos mais variados riscos, que podem estar associados a condições físicas ou psicológicas e que podem causar desvio de comportamento nos indivíduos. Existem duas formas as quais os indivíduos se expõem a esses riscos. A primeira ocorre pela busca por resultados e a segunda é a ausência da percepção de risco.
Ambas as situações revelam conjunturas inadequadas na conscientização das ameaças as quais esses indivíduos estão expostos, seja por más condições, pela falta de conhecimento, preparo e orientação, ou até mesmo por experiências anteriores que foram realizadas sem a segurança adequada, e que, de forma equivocada, ocasionaram excesso de confiança.
Para manter uma boa qualidade de vida é essencial realizar procedimentos que garantam a nossa integridade e das pessoas à nossa volta. Nas empresas, manter um ambiente seguro é parte fundamental para o bem-estar dos colaboradores. Exemplos negativos a serem citados são a utilização de equipamentos sem manutenção e não utilização de EPIs. A atitude, além de descumprir a legislação, demonstra a falta de consciência por parte do representante responsável na empresa e expõe os funcionários a perigos e danos que poderiam ser evitados.
A segurança no trabalho visa diminuir os índices de acidentes no ambiente organizacional, mas a principal transformação está no conceito de comportamento seguro, que exige uma mudança no mindset da organização. A falta de percepção de risco pode ocasionar acidentes trazendo uma imagem negativa e prejuízos financeiros à empresa, incluindo multas e restrições impostas por órgãos públicos.
O que é percepção de risco? A percepção de risco diz respeito à sensibilidade do colaborador na identificação de riscos existentes no ambiente organizacional. Ela é desenvolvida através da conscientização e capacitação da equipe nas situações de risco elevado. É um tema que envolve o comportamento humano e a capacidade de reconhecer situações no entorno. A percepção de riscos dos gestores e colaboradores deve ser “refinada” e “homogeneizada” de forma que toda a equipe fale a mesma língua.
Para desenvolver a percepção de risco e o conceito de segurança comportamental, é preciso identificar e analisar todos os fatores que podem ocasionar acidente ou doença dentro do ambiente organizacional..
Quais são as maneiras de desenvolvermos a percepção de riscos?
- Treinamento em sala, através de técnicas andragógicas para que os participantes se coloquem nas situações de potencial perigo;
- Conversações no ambiente de trabalho, com a avaliação do local e dos comportamentos;
- Execução das Observações Comportamentais, com avaliação da realização da tarefa por colegas ou lideranças.
O comportamento seguro no ambiente organizacional
O comportamento seguro nas empresas determina uma mudança de postura dos gestores e de todos os colaboradores. São valorizadas atitudes positivas em relação à segurança, ajuda mútua na equipe, feedback periódico e mudanças de atitude dos colaboradores.
Para que essa mudança de comportamento seja realmente eficiente, ela deve partir da alta direção, que deve demonstrar comprometimento com o processo. O mais alto nível da empresa deve evidenciar, através de atitudes, que a Organização prioriza a segurança. Neste momento, uma comunicação da alta direção com toda a equipe da empresa é fundamental. O comportamento seguro garante o engajamento de todos para evitar a exposição ao perigo e é conquistado através de treinamentos de conscientização e desenvolvimento da percepção de risco, entre outras. Isto possibilita analisar antecipadamente os fatores pessoais que podem gerar acidentes.
O processo de comportamento seguro irá permitir que os gestores assumam a responsabilidade pela gestão da sua equipe em relação à segurança e que os colaboradores sejam capazes de identificar as condições internas e externas que podem causar acidentes, para desenvolver estratégias que resultem no controle dos riscos. Na STANCE, é possível implementar o comportamento seguro para os colaboradores em sua empresa, clique aqui e conheça todas as vantagens do nosso processo de Comportamento Seguro.
Comportamento seguro em meio a pandemia de coronavírus
A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério de Economia e Ministério da Saúde aprovaram a portaria que define medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 no ambiente de trabalho.
Para enfrentar este momento de cuidados e de prevenção ao contágio do novo coronavírus, estamos tomando medidas seguras contra a Covid-19. Fazemos o desenvolvimento da percepção de risco da doença através de comunicação interna, palestras online e presenciais e intervenções cênicas, além de aplicativo que indica a suspeita da doença nos colaboradores e muito mais. Você pode conferir mais sobre como a STANCE pode ajudar no artigo que preparamos sobre o assunto, clicando aqui.
Experiência em comportamento seguro
A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com mais de 15 de mercado. Atuamos nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, qualidade, responsabilidade social e compliance e possuímos o know-how para levar o processo de Comportamento Seguro até as empresas. Em nossa trajetória já prestamos serviços para mais de 500 empresas.
Nosso Processo de Comportamento Seguro é destinado a todos os tipos de organizações, de qualquer natureza ou porte, que demonstram preocupação com os colaboradores e que desejam reduzir a incidência de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.
Nossos diferenciais:
Temos ferramentas adequadas à realidade das empresas brasileiras e experiência em vários ramos de negócio. Faz parte da nossa metodologia a andragogia, que correlaciona o conteúdo do curso com a realidade do colaborador, garantindo resultados dentro do planejamento proposto, que é acompanhado tanto pela STANCE quanto pelo cliente, assegurando o sucesso do projeto.
Entre em contato conosco, solicite um orçamento, conheça nossa equipe de consultores e todos os benefícios do processo de Comportamento Seguro, além das nossas outras soluções em consultoria. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe todas as novidades em nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até logo!