Percepção de risco e comportamento seguro na empresa.

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
percepção de riscos

Seja por doenças ou acidentes, no ambiente pessoal ou profissional, estamos sempre sujeitos aos mais variados riscos, que podem estar associados a condições físicas ou psicológicas e que podem causar desvio de comportamento nos indivíduos. Existem duas formas as quais os indivíduos se expõem a esses riscos. A primeira ocorre pela busca por resultados e a segunda é a ausência da percepção de risco.

Ambas as situações revelam conjunturas inadequadas na conscientização das ameaças as quais esses indivíduos estão expostos, seja por más condições, pela falta de conhecimento, preparo e orientação, ou até mesmo por experiências anteriores que foram realizadas sem a segurança adequada, e que, de forma equivocada, ocasionaram excesso de confiança.

Para manter uma boa qualidade de vida é essencial realizar procedimentos que garantam a nossa integridade e das pessoas à nossa volta. Nas empresas, manter um ambiente seguro é parte fundamental para o bem-estar dos colaboradores. Exemplos negativos a serem citados são a utilização de equipamentos sem manutenção e não utilização de EPIs. A atitude, além de descumprir a legislação, demonstra a falta de consciência por parte do representante responsável na empresa e expõe os funcionários a perigos e danos que poderiam ser evitados.

percepcao-de-risco

A segurança no trabalho visa diminuir os índices de acidentes no ambiente organizacional, mas a principal transformação está no conceito de comportamento seguro, que exige uma mudança no mindset da organização. A falta de percepção de risco pode ocasionar acidentes trazendo uma imagem negativa e prejuízos financeiros à empresa, incluindo multas e restrições impostas por órgãos públicos.

O que é percepção de risco? A percepção de risco diz respeito à sensibilidade do colaborador na identificação de riscos existentes no ambiente organizacional. Ela é desenvolvida através da conscientização e capacitação da equipe nas situações de risco elevado. É um tema que envolve o comportamento humano e a capacidade de reconhecer situações no entorno. A percepção de riscos dos gestores e colaboradores deve ser “refinada” e “homogeneizada” de forma que toda a equipe fale a mesma língua.

Para desenvolver a percepção de risco e o conceito de segurança comportamental, é preciso identificar e analisar todos os fatores que podem ocasionar acidente ou doença dentro do ambiente organizacional..

Quais são as maneiras de desenvolvermos a percepção de riscos?

  • Treinamento em sala, através de técnicas andragógicas para que os participantes se coloquem nas situações de potencial perigo;
  • Conversações no ambiente de trabalho, com a avaliação do local e dos comportamentos;
  • Execução das Observações Comportamentais, com avaliação da realização da tarefa por colegas ou lideranças.

O comportamento seguro no ambiente organizacional

percepcao-de-risco

O comportamento seguro nas empresas determina uma mudança de postura dos gestores e de todos os colaboradores. São valorizadas atitudes positivas em relação à segurança, ajuda mútua na equipe, feedback periódico e mudanças de atitude dos colaboradores.

Para que essa mudança de comportamento seja realmente eficiente, ela deve partir da alta direção, que deve demonstrar comprometimento com o processo. O mais alto nível da empresa deve evidenciar, através de atitudes, que a Organização prioriza a segurança. Neste momento, uma comunicação da alta direção com toda a equipe da empresa é fundamental. O comportamento seguro garante o engajamento de todos para evitar a exposição ao perigo e é conquistado através de treinamentos de conscientização e desenvolvimento da percepção de risco, entre outras. Isto possibilita analisar antecipadamente os fatores pessoais que podem gerar acidentes.

O processo de comportamento seguro irá permitir que os gestores assumam a responsabilidade pela gestão da sua equipe em relação à segurança e que os colaboradores sejam capazes de identificar as condições internas e externas que podem causar acidentes, para desenvolver estratégias que resultem no controle dos riscos. Na STANCE, é possível implementar o comportamento seguro para os colaboradores em sua empresa, clique aqui e conheça todas as vantagens do nosso processo de Comportamento Seguro.

percepcao-de-risco

Comportamento seguro em meio a pandemia de coronavírus

A Secretaria Especial de Previdência e Trabalho (SEPRT) do Ministério de Economia e Ministério da Saúde aprovaram a portaria que define medidas de prevenção, controle e mitigação dos riscos de transmissão da Covid-19 no ambiente de trabalho.

Para enfrentar este momento de cuidados e de prevenção ao contágio do novo coronavírus, estamos tomando medidas seguras contra a Covid-19. Fazemos o desenvolvimento da percepção de risco da doença através de comunicação interna, palestras online e presenciais e intervenções cênicas, além de aplicativo que indica a suspeita da doença nos colaboradores e muito mais. Você pode conferir mais sobre como a STANCE pode ajudar no artigo que preparamos sobre o assunto, clicando aqui.

Experiência em comportamento seguro

percepcao-de-risco

A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com mais de 15 de mercado. Atuamos nas áreas de segurança, saúde, meio ambiente, qualidade, responsabilidade social e compliance e possuímos o know-how para levar o processo de Comportamento Seguro até as empresas. Em nossa trajetória já prestamos serviços para mais de 500 empresas.

Nosso Processo de Comportamento Seguro é destinado a todos os tipos de organizações, de qualquer natureza ou porte, que demonstram preocupação com os colaboradores e que desejam reduzir a incidência de acidentes e doenças no ambiente de trabalho.

Nossos diferenciais:

Temos ferramentas adequadas à realidade das empresas brasileiras e experiência em vários ramos de negócio. Faz parte da nossa metodologia a andragogia, que correlaciona o conteúdo do curso com a realidade do colaborador, garantindo resultados dentro do planejamento proposto, que é acompanhado tanto pela STANCE quanto pelo cliente, assegurando o sucesso do projeto.

Entre em contato conosco, solicite um orçamento, conheça nossa equipe de consultores e todos os benefícios do processo de Comportamento Seguro, além das nossas outras soluções em consultoria. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe todas as novidades em nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até logo!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?