Vantagens da gestão energética na redução de custos das empresas

gestao energética

Com o avanço tecnológico, grande parte dos processos das empresas precisam de algum tipo de energia e de ferramentas de comunicação para operarem adequadamente. É justamente por conta disso, que podemos destacar que energia é um item estratégico e de necessidade primordial dentro das organizações. Sendo assim, é muito comum que as empresas passem por grandes desafios envolvendo este item, afinal, manter os custos de energia dentro do orçamento anual não é uma tarefa simples como pode parecer inicialmente.

gestao-energetica

É por conta disso que a gestão energética tem se tornado um assunto tão em alta nos últimos tempos, afinal, contar com uma gestão de energia eficaz garante que as empresas economizem e encontrem oportunidades para redução de consumo e de custos, aumentando a competitividade do negócio perante o mercado.

Se hoje você enfrenta este desafio na sua empresa, então continue acompanhando este artigo na íntegra para saber tudo a respeito de gestão energética.

Entendendo sobre o assunto: o que é gestão de energia?

Basicamente, o Sistema de Gestão de Energia, conhecido pela sigla SGE, é um conjunto de procedimentos e atividades que são implementados na rotina da empresa, por qualquer tipo de organização, com o objetivo de tornar o consumo energético mais eficiente, promovendo assim uma redução do consumo total de energia.

Tendo em vista essa busca incessante das empresas pela redução do consumo de energia, existe a ISO 50001, que é uma alternativa muito válida para a implementação de um sistema de gestão energética sustentável, eficaz e o melhor: econômico.

Sendo assim, podemos destacar a ISO 50001 como a norma que estabelece as práticas para a implementação do SGE nas empresas, sendo considerada um dos meios mais seguros para promover a eficiência energética em uma empresa.

Dentre os tipos de energia abordados pela ISO 50001, estão a energia elétrica, gás natural, GLP, vapor, combustíveis (abrangendo o diesel, gasolina, etanol e entre outros), madeira e etc. Tendo em vista a eficácia da norma a partir da sua implementação, existe uma série de impactos positivos quando se trata de uma gestão energética bem feita: são eles os impactos ambientais e de custo.

A seguir falaremos das vantagens que as empresas adeptas da ISO 50001 garantem em sua rotina.

Quais as vantagens?

A redução de custos é um ponto que se encontra em total evidência quando tratamos da implementação da ISO 50001 nas empresas, o que leva a companhia a um novo patamar, tornando-a mais competitiva.

Além disso, podemos citar a melhoria dos processos visando a redução do consumo de energia e busca da eficiência energética. Em muitas indústrias, a reavaliação dos processos permite identificar que o calor gerado em uma etapa da fábrica seja utilizado em outra fase que necessita de aquecimento. O mesmo acontece com o reaproveitamento de vapor e de outros tipos de energia

Um outro fator fundamental é a adequação da empresa ao uso de energias renováveis, como por ex. hidráulica, solar e eólica. Quem comprar energia no mercado livre consegue selecionar o tipo de energia adquirida, sendo que atualmente, existem certificados que evidenciam que a energia provém de fonte renovável.

Apesar do Brasil ter sua matriz energética baseada em energias renováveis, não podemos esquecer que parte da energia elétrica utilizada no país vem de usinas termelétricas, que poluem bastante (as mais antigas usam carvão e óleo diesel) e também contribuem para o aquecimento global. Sendo assim, a busca por energias limpas e eliminação de fontes baseadas em queima de combustíveis fósseis contribuem muito para o meio ambiente.

Não podemos esquecer das vantagens trazidas pela melhoria da imagem da empresa, já que a gestão energética faz parte do arcabouço do ESG, algo que o mercado, investidores e os clientes valorizam bastante! Além disso, os colaboradores têm prazer e orgulho em atuar em uma empresa preocupada com as questões ambientais e energéticas.

Todas as empresas podem se certificar na ISO 50001 e a partir da implementação e da certificação, estarão incluindo os valores da gestão energética no DNA da organização, podendo garantir futuramente mais uma grande vantagem: a partir da substituição da matriz energética e a redução da emissão de carbono, a empresa poderá gerar créditos de carbono, o que acaba se tornando uma nova fonte de renda.

Estratégias de gestão de energia

O primeiro passo para se atingir uma gestão de energia eficaz é sabermos quem são os grandes consumidores de energia na companhia. Este levantamento é realizado a partir de um inventário detalhado dos equipamentos e máquinas utilizados na empresa, os tipos de energia consumidos, potência e frequência de utilização. A partir daí, é possível estabelecermos planos de ação para os grandes consumidores de energia.

Os planos de ação devem contemplar mudanças de processos e de fontes energéticas, visando a redução do consumo e a mudança do tipo de energia, para alguma que tenha menos impactos ambientais, seja mais eficiente e com menores custos. Dentro de uma visão estratégica, é fundamental que os projetos estejam no Budget da empresa e também calcularmos o payback dos projetos para avaliarmos sua viabilidade financeira.

Um fator fundamental para um gestão de energia eficaz é a criação de indicadores, de modo a evidenciar o resultado obtido com as melhorias implementadas. Cabe a alta direção definir metas e acompanhar tais indicadores.

Jamais podemos esquecer dos colaboradores que devem estar engajados neste processo de mudança. Eles devem conhecer a política energética da empresa e estar conscientes do seu papel para que as metas corporativas sejam atingidas. Uma boa dica é a realização de palestras curtas, uso de banners, protetores de tela e treinamentos voltados à conscientização energética. O engajamento do time no processo de eficiência energética traz vantagens para empresa e para toda a comunidade, pois, com certeza, eles se tornam multiplicadores deste tema para a família e amigos.

Podemos citar como estratégias para redução de custos nas empresas, a sazonalização de contratos, o que permite ao consumidor alocar uma grande quantidade de energia em meses de maior consumo, o que evita sua exposição no mercado de curto prazo.

gestao-energetica

Além disso, é possível aportar menos energia em meses em que a carga do sistema e o preço horário são mais baixos, sendo um dos mais fortes indicadores de uma gestão eficiente. As operações estruturadas de energia também são uma estratégia elaborada de forma customizada para atender às necessidades de cada consumidor.

Existe uma série de estratégias para que haja total eficácia na aplicação de um sistema de gestão de energia, por isso a Stance conta com uma equipe totalmente especializada e pronta para melhor atender a você e sua empresa de acordo com suas necessidades.

Escolha a Stance para garantir o sucesso da sua empresa perante o mercado

Somos uma empresa especializada em consultoria e auditoria nas normas ISO, em especial a ISO 50001, contando com treinamentos ideais para que sua equipe esteja sempre por dentro de todas as atualizações e novidades no cenário empresarial.

Portanto, se você chegou até aqui, é porque com certeza tem interesse em garantir uma gestão energética de qualidade para a sua empresa. Por isso a Stance está de portas abertas para oferecer o que há de melhor em implementação de normas e fornecimento de treinamento para sua equipe, garantindo sucesso em todos os processos de implantação.

Gostou de saber mais a respeito do assunto? Então clica aqui para conhecer nossos treinamentos de meio ambiente, segurança do trabalho e gestão de qualidade. Além disso, no Blog da Stance você encontra tudo que você precisa saber para garantir o sucesso da sua empresa.

Acompanhe a gente nas redes sociais para não perder nenhuma novidade. Estamos no Facebook, Instagram e também no LinkedIn.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?