Como os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU influenciam as empresas ESG?

objetivos de desenvolvimento sustentável

Sustentabilidade é uma questão que segue em alta no setor empresarial e com o passar do tempo, tem sido cada vez mais comum ver governos e empresas do mundo inteiro caminhando para a mesma direção, que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, conhecidos pela sigla ODS, da ONU.

objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Tendo em vista a urgência existente em relação às condições climáticas, tem sido cada vez mais comum a cobrança da sociedade por uma atuação socioambiental responsável por parte do setor privado. E é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje, entenderemos tudo a respeito dos ODS, seu objetivo, a relação existente entre tais objetivos e a prática ESG, ISO 14001 e as demais normas ISO, além de entender como as empresas podem contribuir de forma individual para os ODS e a importância de incorporar os ODS à gestão de uma empresa sustentável.

Portanto, se você quer saber mais a respeito do assunto e ficar por dentro das melhores dicas para sistematizar na empresa as rotinas para atendimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, continue acompanhando este artigo na íntegra.

Vamos entender o que são os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Antes de tudo, precisamos entender que os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos em 2015, pela ONU, na Cúpula das Nações Unidas com o objetivo de garantir o Desenvolvimento Sustentável. Os 17 objetivos fazem parte da Agenda 2030, que conta com 169 metas que precisam ser cumpridas pelos países membros entre o período de definição dos tais objetivos e sua data máxima (neste caso, 2030).

Os objetivos abrangem cinco áreas, sendo eles: pessoas, planeta, prosperidade, paz e parceria. Tendo em vista a alta capacidade dos ODS em transformar a sociedade, pensando principalmente pela perspectiva do viés econômico, as empresas são consideradas peça-chave na transformação de tais objetivos em práticas que garantam o impulsionamento do desenvolvimento dos países, equilibrando a capacidade de suporte do planeta e o bem-estar social como um todo.

Mas o que isso tem a ver com ESG?

Tendo em vista que as corporações precisam atender as estratégias ESG, sigla para ambiental, social e governança, o melhor caminho é integrar os ODS aos objetivos corporativos, estabelecendo indicadores de desempenho, metas, planos para revisão de processos e relatórios anuais de performance, de forma a evidenciar à sociedade o esforço da empresa em prol da sustentabilidade.

Essa é uma questão que anima muito os acionistas e investidores, tendo em vista que o bom desempenho nos parâmetros das empresas ESG tem relação com a excelente performance de crescimento e lucratividade das empresas.

objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Dessa forma, a comunicação destes resultados permite que a longo prazo, haja maior geração de valor para a empresa, afinal, será possível ver progressivamente a busca dos consumidores por empresas que contam com soluções alinhadas com o enfrentamento dos desafios sociais e ambientais, sempre pensando no bem-estar, no meio ambiente e na sustentabilidade. Tais objetivos também se relacionam com a ISO 14001, ISO 37301 e ISO 45001, que se referem a todas as questões que permeiam o bom desenvolvimento e evolução das empresas.

Como as empresas podem contribuir individualmente para os ODS?

Para contribuir com os ODS, as empresas podem atuar na implementação de ações voltadas a atender a Agenda 2030, de forma a reduzir os impactos ambientais de seus produtos, serviços e promover a justiça social. Os princípios e as metas estabelecidas também podem ser incorporados à Política Ambiental da empresa, o que constitui um norteador da atuação na sociedade.

Tendo isso em mente, podemos destacar que é de extrema importância que as empresas passem a aderir aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), isso porque existe uma série de vantagens e oportunidades que podem alavancar sua empresa e garantir seu sucesso.

Uma dessas vantagens é a atração de investidores, afinal, grandes fundos de investimento estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade e desenvolvimento através de uma gestão sustentável.

Além disso, é possível garantir o acesso a novos mercados, pois a partir do momento que a empresa sustentável firma um compromisso de incluir os ODS à sua estratégia, novos caminhos se abrem e dessa forma acaba se tornando possível a atuação em novos mercados. Sendo assim, as organizações conseguem atender aos anseios de clientes por diversos produtos e serviços alinhados aos princípios da sustentabilidade.

Outra questão de extrema importância é a melhor comunicação dos impactos positivos da organização junto aos stakeholders. Invariavelmente, muitos deles associam uma empresa aos impactos negativos gerados por ela, o que gera questionamentos que influenciam na imagem da empresa. Quando a organização usa os ODS de forma positiva e assertiva, a empresa sustentável passa a comunicar suas ações e impactos de forma estruturada, alinhada com seus temas e contextualizada perante as demandas globais, mostrando as partes interessadas suas ações em prol de uma sociedade melhor.

Como incorporar os ODS à sua empresa?

Atualmente, podemos identificar diversas iniciativas das empresas privadas, públicas e governo alinhadas às ODS.

Um exemplo é o estabelecimento da Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, que é totalmente voltada para o desenvolvimento e busca uma gestão sustentável dos resíduos que são gerados no país, adotando assim os melhores meios para evitar o descarte dos mesmos sem tratamento e de forma a preservar o meio ambiente.

Os projetos voltados à redução das emissões de carbono de forma a controlar as mudanças climáticas representam exemplo do alinhamento das empresas com os ODS e atendimento aos requisitos ESG. Além disso, ações de responsabilidade social que visam a qualificação de mão de obra e a redução das disparidades sociais também são iniciativas que atendem aos ODS.

Diversas empresas já estão atuando na aplicação destes objetivos e muitas estão se tornando signatárias do Pacto Global, tal iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas que são comprometidas e inovadoras. Alguns exemplos são o setor sucroalcooleiro e de hospitalar.

objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel

Quando a empresa se junta ao Pacto Global, a empresa assume o compromisso de alinhar sua estratégia de desenvolvimento aos ODS que são mais relevantes para suas atividades. Sendo assim, para garantir o sucesso da sua empresa, é essencial que você conte com uma empresa especializada no assunto e nisso, a Stance pode te ajudar.

Somos uma empresa especializada na implementação dos requisitos ESG e das normas ISO voltadas para a sustentabilidade. Por isso, se você quer garantir que sua empresa conte com uma gestão sustentável, voltada para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade, conte com a Stance.

Entre em contato conosco para saber mais a respeito dos nossos treinamentos e também acompanhe o Blog da Stance e nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para se manter sempre muito bem informado.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?