A Saúde e Segurança Ocupacional (SSO) envolve um conjunto de regras a serem adotadas pelas organizações com a finalidade de proporcionar um ambiente de trabalho sem lesões e doenças, com boas condições para a saúde física e mental do trabalhador. Independentemente do tipo da empresa, todos os colaboradores estão sujeitos a acidentes e devem adotar medidas seguras, visando à redução dos riscos. A SSO pode ser dividida em dois conceitos:
Saúde Ocupacional: diz respeito à saúde física e mental do trabalhador, e atua na prevenção de doenças ocupacionais, aquelas causadas pela exposição a agentes nocivos, sejam físicos, químicos ou biológicos, e por má condição ergonômica, como tendinite, DORT, estresse, entre outras.
Segurança Ocupacional: diz respeito à segurança no ambiente de trabalho e visa a minimizar acidentes e a manter a integridade física e mental dos trabalhadores.
A norma ISO 45001 determina os requisitos do Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional (SGSSO) para assegurar melhores condições de saúde e diminuir os riscos de acidentes no local de trabalho.
Por que implantar a ISO em sua empresa?
A principal vantagem da ISO 45001 para a empresa é conhecer seus riscos e estabelecer objetivos para minimizá-los, desencadeando uma série de benefícios, tanto para a empresa quanto para os profissionais que fazem parte da organização. Entre esses benefícios, podemos destacar:
- conhecimento dos perigos e riscos relacionados à SSO e estabelecimento de controles operacionais para minimizá-los e eliminá-los;
- melhorias na comunicação interna, levando a conscientização dos riscos de acidentes e doença, estabelecendo uma cultura sólida de SSO;
- melhorias na qualidade de vida e condições de trabalho mais saudáveis, o que irá gerar mais satisfação para os funcionários e, por consequência, melhor desempenho e avanços nas relações interpessoais;
- redução de gastos com doenças de trabalho, de ações trabalhistas e de multas relacionadas à má gestão de SSO;
- mais credibilidade da empresa perante clientes, acionistas e demais partes interessadas, demonstrando comprometimento com a integridade de seus profissionais.
Quais empresas podem tirar essa certificação?
Todos os tipos de empresas podem ter a certificação ISO 45001, não importando seu porte, sua natureza ou seu segmento. O certificado é uma forma de demonstrar que ela atende a todos os requisitos da norma e qualifica seu Sistema de Gestão de Saúde e Segurança.
Migração da certificação OHSAS 18001 para ISO 45001
A OHSAS 18001 está sendo substituída pela norma ISO 45001. A principal mudança desta última é a estrutura padronizada, que facilita a integração dos sistemas de gestão. Ficou muito mais fácil integrar a ISO 45001 com a ISO 9001 e a ISO 14001. Além disso, a ISO 45001 enfatiza a responsabilidade e a participação da alta direção e dos demais colaboradores nas questões de segurança e saúde. A ISO 45001 evoluiu também nos temas ligados à consulta aos trabalhadores.
A importância da migração
A migração para a ISO 45001 é extremamente importante, já que a OHSAS 18001 está desatualizada e está em desuso pelas empresas. As companhias que contam com a OHSAS 18001 terão que fazer a migração para a ISO 45001.
Como conseguir a certificação ISO 45001
1. Empresa que nunca teve a certificação OHSAS 18001 e deseja receber a ISO 45001
Para receber a certificação do ISO, as empresas devem implementar o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança, de acordo com a ISO 45001. No início do processo, é sempre importante fazer um diagnóstico, que é uma fotografia dos pontos positivos e negativos da empresa em relação à saúde e à segurança, O resultado dessa fase é um plano de ação para realização dos ajustes. Depois do diagnóstico, a empresa passa pela definição da Política de SSO, Identificação de Contexto, Partes Interessadas e Riscos. Também identifica os perigos dos seus processos e mantém atualizada a legislação de saúde e segurança. A ISO 45001 também determina o controle dos processos, visando à eliminação dos riscos. É fundamental a capacitação e a conscientização dos colaboradores nos temas de saúde e de segurança. Todo esse caminho deve ser liderado pelo mais alto nível da empresa, que precisa estar engajado com a prevenção dos acidentes e das doenças. No fim da implantação, é fundamental a realização da auditoria interna e da avaliação de conformidade legal. A partir daí, a empresa está apta para se certificar.
2. Empresa que tem a certificação OHSAS e deseja migrar para a ISO
Para migrar da certificação OHSAS 18001 para a ISO 45001, é fundamental fazer um planejamento, a fim de avaliar o atual sistema de gestão e adaptar os processos atuais aos exigidos pela ISO. A migração deve ser feita dentro do prazo estabelecido pelo organismo de certificação.
Para que a gestão de saúde e segurança seja eficiente e a certificação atingida, a consultoria é uma grande aliada nesse processo. Com apoio especializado, a empresa que deseja a certificação recebe todas as orientações e todos os treinamentos para a implementação correta da norma em sua organização.
Consultoria e treinamento profissional para certificações
A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Somos especialistas em certificações, como a ISO 45001. Atuamos nas áreas de segurança, comportamento seguro, meio ambiente, qualidade, compliance e responsabilidade social. Temos know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial, com mais de 500 empresas atendidas ao longo desses anos em todo o Brasil.
Nossa metodologia é estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter a certificação ISO 45001 com nossos serviços de consultoria e treinamento. Entre as nossas especialidades está a consultoria e o treinamento para a certificação ISO 45001. Ela é destinada a empresas de qualquer natureza ou porte para reduzir possíveis acidentes e doenças no trabalho, atendendo à legislação de saúde e segurança e correspondendo com a requisição dos clientes que exigem a certificação.
Nós, da STANCE, temos o domínio dos requisitos legais para a implementação da norma em sua instituição. Nossa metodologia é estruturada com base no cronograma proposto. Nossos treinamentos utilizam a técnica de andragogia, que valoriza a experiência do colaborador. Nossos consultores trabalham de forma ativa, lado a lado com os clientes, fornecendo todo o suporte e o treinamento necessários para alcançar os melhores resultados e o sucesso do projeto.
Confira nossos serviços de consultoria e nosso curso para a ISO 45001 e outras certificações ISO para sua empresa. Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com nossa equipe, solicite um orçamento e conheça o treinamento ISO 45001 e todas as nossas soluções em consultoria empresarial.
Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe todas as novidades em nosso blog e não perca nenhum conteúdo. Até a próxima!