Engajamento das pessoas em qualidade: veja como conseguir com a NBR ISO 10018

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Qualidade: uma cultura essencial para se ter sucesso. Se você trabalha em uma organização, sabe que contar com um sistema de gestão de qualidade, é extremamente importante, tendo em vista que a qualidade do produto ou do serviço é um pilar que deve estar sempre firme na empresa.

São várias as vantagens existentes em uma empresa que valoriza a qualidade, dentre elas, a satisfação do cliente, a eliminação de custos de garantia e de retrabalhos, o cumprimento de prazos, aumento na produtividade da equipe e inclusive o aumento da motivação dos colaboradores. E é exatamente sobre isso que iremos falar no artigo de hoje: como o engajamento com a qualidade de toda a equipe torna a empresa mais eficiente e como se atingir este objetivo. Vamos entender também de que forma a nova NBR ISO 10018:22 aborda este tema tão desafiador no ambiente organizacional..

Entendendo o conceito de engajamento

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Um dos maiores desafios para os profissionais que atuam na área da qualidade é conseguir incentivar o time da sua empresa a se envolver com a sistemática que garanta a qualidade do produto/serviço, tendo em vista os diversos contextos culturais, de valores, percepções e práticas.

O engajamento das pessoas pode ser definido como um compromisso emocional que a equipe tem tanto com a organização quanto com seus objetivos. Tal comprometimento demonstra total preocupação dos colaboradores com o trabalho e sua organização, ou seja, a equipe não trabalha apenas em prol de uma promoção ou aumento de salário, sendo assim, podemos destacar que quando consideramos tal engajamento com a qualidade, existe uma extensão desse compromisso emocional, o que faz com que a empresa alavanque seus resultados.

Neste contexto, podemos exaltar que o engajamento de cada colaborador da empresa à gestão da qualidade é o caminho para que todos estejam em sintonia, se comprometendo com o sucesso dos processos da empresa. O engajamento do time permite que a organização atinja os benefícios do sistema de gestão da qualidade, de acordo com a ISO 9001, IATF16949, BPF, FSSC22000 e outras..

NBR ISO 10018:22, o que é?

A NBR ISO 10018:22 é a norma que orienta para o engajamento de pessoas, conforme citamos acima. Sendo assim, esta ISO fornece diretrizes para engajar todos os colaboradores no sistema de gestão da qualidade da empresa e além disso, também garante o aprimoramento desse comprometimento ao longo do tempo.

Esta norma, que foi revisada recentemente, é aplicável a qualquer empresa, independentemente de seu segmento ou tamanho. As diretrizes da norma NBR ISO 10018 abordam questões como o contexto da organização e da cultura de qualidade, liderança, planejamento e estratégia, conhecimento e conscientização, competência e melhoria.

É importante destacar que a NBR ISO 10018 objetiva eliminar um gap entre o Sistema de Gestão desejado e aquele existente nas empresas, já que atua diretamente na maior “dor” da gestão da qualidade que é a falta de comprometimento das pessoas com as rotinas estabelecidas.

As etapas de ação para o engajamento

É muito comum falar em engajamento de pessoas, porém a primeira dúvida que surge é: como é possível fazer isso? É por isso que a NBR ISO 10018:22 proporciona à organização orientações para ajudar a melhorar essa situação. Chamamos este processo de desenvolvimento da Cultura da Qualidade.

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São diversos métodos que utilizam o engajamento de pessoas para desenvolver e gerenciar a estratégia na NBR ISO 10018. Dentre eles podemos citar:

  • A determinação dos resultados esperados;
  • Envolvimento das partes interessadas e definição de contribuições;
  • Esclarecimento em relação à compreensão dos papéis individuais no momento da implementação da estratégia;
  • Melhoria na competência dos colaboradores que estão alinhados à tal estratégia;
  • Compreensão dos efeitos do não desenvolvimento da qualidade tanto para a organização interna quanto para as partes interessadas pertinentes;

Além disso, através do PDCA, que já conhecemos e já citamos por diversas vezes em nossos artigos, fica ainda mais fácil implementar o engajamento das pessoas.

PDCA, sigla para “plan, do, check, act” é uma ferramenta que tem como principal objetivo melhorar os processos e situações em geral de forma contínua dentro de uma organização. Sendo assim, pensando na lógica proposta pelo PDCA, que em português significa “planejar, fazer, checar, agir”, podemos desenvolver etapas para a ação de engajamento e desenvolvimento da Cultura da Qualidade, que iremos conferir a seguir:

  • Realizar pesquisa de clima e da cultura da qualidade na empresa: desta forma são identificados os valores da organização, as crenças das pessoas e a forma como a liderança pensa em relação à Qualidade. A partir desse diagnóstico, é conhecido o real valor dado à qualidade na empresa e é possível planejar as demais etapas do processo!
  • Incorporar qualidade em uma declaração de valor por escrito e alinhar tal comportamento da alta direção para seu apoio: Este documento se tornará a diretriz do sistema. Pode ser a Política da Qualidade da ISO 9001, mas deve deixar claro a conduta dos colaboradores que é esperada e os desvios que não são aceitos pela empresa. Pode também ser um código de conduta ou regras de outro da qualidade;
  • Manter uma estrutura organizacional totalmente clara e muito bem definida, que permita uma cascata de valores por toda organização. Refere-se ao organograma, as descrições de cargo e a determinação dos papéis dos colaboradores, chefias e lideranças. Visa garantir que as pessoas saibam o que devem fazer e o que a liderança espera delas!
  • Ter um sistema de apoio eficaz, como por exemplo o processo de registro de desvios, ações corretivas robustas, entre outros. Devemos criar grupos de análise e discussão da Qualidade para a alta liderança, média gerência e colaboradores operacionais. Com isso, o tema passa a ser avaliado continuamente em todos os níveis!
  • Desenvolver KPIs (key performance indicators, ou seja, indicadores-chave de desempenho) e objetivos da qualidade por processo – os indicadores irão permitir o monitoramento da qualidade em cada processo e a definição de objetivos coerentes!
  • Desenvolver um processo de comunicação eficaz através de ferramentas estruturadas: para ocorrer o engajamento, precisamos nos comunicar de forma eficiente através de banners, quadros de aviso, redes sociais corporativas, etc. O valor Qualidade deve sempre estar na cabeça das pessoas!
  • Desenvolver processos de capacitação e conscientização contínuos dos colaboradores e da equipe no geral: A empresa precisa realizar treinamentos de integração e de conscientização, visando desenvolver a percepção do time em relação a desvios e problemas de qualidade. 
  • Incluir conceitos da qualidade na avaliação de desempenho tanto individual quanto da equipe. Fazendo isso, vinculamos os resultados individuais e do grupo com o desempenho do processo e do produto/serviço!
  • Valorizar cases positivos através das ferramentas de comunicação: Sempre usar exemplos que valorizam o desempenho e o comportamento adequado do colaborador com relação a qualidade. Desta forma, o líder explicita a toda a equipe que este é um assunto importante e que valoriza quem está alinhado a ele!
  • Medir a evolução da cultura de qualidade: Para fechar o PDCA, devemos medir periodicamente o clima da empresa com relação à Qualidade e planejar novas ações. 

Não se cria a Cultura da Qualidade de uma hora para outra. É um processo contínuo que evolui a cada ciclo, sendo que a equipe se motiva e se engaja com os resultados que sempre são muito promissores.

A STANCE te ajuda na implementação da Cultura da Qualidade

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A Stance é uma empresa que conta com profissionais qualificados e total experiência no desenvolvimento da cultura corporativa, incluindo a da qualidade e comportamento seguro, tendo realizado diversos projetos dentro do segmento. Para conhecer mais sobre como desenvolver a Cultura da Qualidade, peça uma apresentação para os consultores STANCE que terão muito prazer em atendê-lo.

Ficou interessado em implementar a Cultura da Qualidade e a NBR ISO 10018 em sua empresa para garantir resultados expressivos, consistentes e positivos? Então entre em contato com nossa equipe, acompanhe o nosso blog e nossas atualizações no Facebook, Instagram e LinkedIn.

Até a próxima!

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Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

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