A ISO 9001 é uma das normas mais utilizadas pelas empresas no mundo. Ela especifica os requisitos de um Sistema de Gestão de Qualidade. Tem como objetivo o atendimento das necessidades dos clientes, das partes interessadas e a melhoria dos processos.
O Sistema de Gestão de Qualidade estabelecido pela ISO 9001 permite que as organizações identifiquem os riscos associados aos seus produtos e serviços, além de mapear e controlar seus processos.
Empresas certificadas em ISO 9001 conquistam maior credibilidade no mercado em todo o mundo, já que o certificado é reconhecido internacionalmente. Ele gera maior segurança e confiança aos clientes. A certificação ISO 9001 é um “passaporte” para que a empresa forneça produtos e serviços ao mercado. Atualmente, ela é uma exigência dos clientes de maior porte.
Os impactos da pandemia
A pandemia do Corona vírus trouxe mudanças significativas para todos os setores. Para cumprir as recomendações de prevenção de Covid-19 indicadas pela OMS, governos estaduais e municipais, as empresas tiveram mudanças na jornada de trabalho e precisaram adaptar suas rotinas à nova realidade, causando a consolidação do home office.
O impacto da Covid-19 na empresa reduziu o ritmo de trabalho e exigiu diversas adaptações. Além disso, as empresas tiveram que afastar as equipes que possuem maior risco de contaminação. Confira neste artigo as orientações da Portaria SEPRT/MS 20/20 que define medidas de prevenção do Covid-19 e veja como a STANCE pode ajudar no desenvolvimento da percepção de risco.
ISO 9001 em época de pandemia
A COVID-19 chegou no Brasil em março de forma abrupta e inesperada! As gerações atuais nunca tinham vivido algo parecido. A pandemia trouxe adaptações nas atividades das empresas e consequentemente para os sistemas de gestão.
No início da pandemia, as empresas criaram comitês de crise e definiram ações para garantir seus negócios, mesmo sem planejamento formal. Entre elas podemos citar:
- Trabalhos em home office;
- Reavaliação da infraestrutura;
- Escalas de trabalho presencial;
- Redução da jornada de trabalho;
- Renegociações com fornecedores e clientes;
- Busca de alternativas para o transporte dos funcionários;
- Monitoramento dos sintomas de COVID-19 de funcionários;
- etc
E como ficou a ISO 9001 na pandemia?
A ISO 9001 foi diretamente impactada pelas decisões de enfrentamento da COVID-19. Diversas ações tomadas no auge da crise precisaram ser formalizadas e monitoradas através de um plano de mudanças após o mês de julho, quando as rotinas começaram a se normalizar.
No momento em que a Europa e os Estados Unidos já vivem uma 2ª. onda da COVID-19, achamos oportuno indicar algumas ações que as organizações precisam implementar, caso a pandemia cresça novamente no Brasil:
Seguem algumas dicas de ajustes no Sistema de Gestão da Qualidade:
Req. ISO 9001: 4.1 Entendendo o contexto da organização
Sugestão de adequação:
Revisar contexto considerando: riscos de epidemias e pandemias, fenômenos climáticos.
Considerar que estes eventos têm como consequências: mudança do mercado, rotatividade da mão de obra, novos requisitos regulamentares
Req. ISO 9001: 6.1 Riscos
Sugestão de adequação: Revisar a identificação de riscos, considerando o novo contexto (positivo e negativo). Com a COVID, vários riscos foram potencializados
Req. ISO 9001: 4.4 Sistema de Gestão
Sugestão de adequação:
- As mudanças de processos precisam ser documentadas (de forma definitiva ou temporária);
- Alterações típicas de processos: mudanças de responsabilidades, alteração dos postos de trabalho, ausência de colaboradores chaves do processo;
- Incluir nas instruções de trabalho as mudanças trazidas pela Portaria Conjunta SEPRT/MS 20/20 e regras de combate a pandemia definidas pela empresa.
Req. ISO 9001: 6.2 Objetivos da Qualidade
Sugestão de adequação:
Ajustar os objetivos e metas à nova realidade do mercado. Justificar o não atendimento aos objetivos originais de 2020 e adequar objetivos e metas para o próximo período, considerando a realidade atual.
Req. ISO 9001: 6.3 Planejamento de Mudanças
Sugestão de adequação: Elaborar plano de ação para adequação do Sistema de Gestão da Qualidade às restrições geradas na pandemia. Incluir no plano de ação as adequações requeridas pela Portaria Conjunta SEPRT/MS 20/20 (veja no blog da STANCE mais informações).
Req. ISO 9001: 8.5.5 Atividades pós entrega
Sugestão de adequação:
- Recebimento e entrega de mercadorias: higienização, evitar contato com motoristas e ajudantes, distanciamento, instalação através de bloqueios físicos;
- Nos trabalhos realizados nas dependências dos cliente, devemos atender as regras do cliente (quarentena, máscaras, higienização, etc).
Req. ISO 9001: 9.2 Auditoria Interna
Sugestão de adequação: Avaliar a viabilidade de realização de auditoria remota. Ela já está incluída na nova ISO 19011:18. Veja algumas vantagens e dificuldades da auditoria remota no blog da STANCE: Os prós e os contras de uma auditoria remota – Quality Progress
Req. ISO 9001: 9.3 Análise Crítica pela Direção
Sugestão de adequação: Incluir o risco da COVID-19 na análise crítica, com todo o seu desmembramento. Não esqueça de fazer referência ao Plano de Ação de Enfrentamento da COVID-19!
Esperamos que a incidência da COVID-19 não volte a crescer por aqui, mas se isso acontecer, não esqueça: Execute o processo de gestão de mudanças e formalize todas as decisões tomadas durante a crise!
Conheça os serviços da STANCE
A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Atuamos nas áreas de qualidade, meio ambiente, segurança, saúde, compliance e responsabilidade social. Possuímos know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial, com mais de 500 empresas atendidas ao longo desses anos em todo o Brasil. Possuímos uma metodologia estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter o certificado 9001 com nossos serviços de consultoria e treinamento.
Consultoria e cursos para as certificações ISO
Entre as nossas especialidades está a certificação ISO 9001. Ela é destinada a empresas de qualquer natureza ou porte e traz benefícios como a estruturação de processos e otimização em atendimento, serviços e produtos, conquistando mais visibilidade entre clientes, fornecedores e demais stakeholders.
Nossa metodologia é estruturada com base no cronograma proposto e nossos consultores seniores trabalham de forma ativa, lado a lado com os clientes, fornecendo todo o suporte e treinamento necessários para alcançar os melhores resultados e o sucesso do projeto.
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Consultoria e cursos para as certificações ISO
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