ISO 45003 – Segurança e Saúde Psicológica no trabalho

iso-45003

Gerir a saúde psicológica de todos os colaboradores de uma empresa é uma atividade de extrema importância, que demanda ações assertivas e conhecimento (não só sobre o tema, mas também a respeito da equipe). Tendo isso em mente, é fundamental reconhecer que essa gestão é um fator valioso para o bem-estar dos colaboradores nos dias atuais e também para contribuir com a produtividade e o sucesso das empresas.

iso-45003

Seguindo através do pensamento dessa temática, a International Organization for Standardization, a ISO, desenvolveu a norma ISO 45003: Saúde Psicológica e Segurança no Trabalho, assunto que abordaremos nos mínimos detalhes neste artigo.

Entendendo mais sobre a ISO 45003 – O que é e do que se trata

Baseada na estrutura de gestão da ISO 45001 (Sistemas de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional), a ISO 45003 agrega um conjunto de orientações que promove um aprofundamento na identificação, controle e eliminação dos fatores de riscos psicossociais nos locais de trabalho.

Suas diretrizes são responsáveis por orientar os gestores a implementar medidas, para reduzir fatores de rotina que possam comprometer a saúde mental da equipe. Além disso, seus princípios são baseados no alinhamento entre a vida pessoal e o trabalho, visando manter a confiança profissional, vida financeira equilibrada, autoestima durante a rotina de trabalho, etc. A ISO 45001 possui estrutura compatível com o Anexo SL da ISO é uma norma orientativa, não tendo o objetivo de certificação. Por outro lado, ela pode ser implementada agregada à ISO 45001:18, aprofundando os conceitos dos riscos psicossociais.

Afinal, o que são riscos psicossociais?

Tratam-se de fatores que podem afetar de alguma forma a saúde psicológica, física e social dos colaboradores, provenientes das condições de trabalho oferecidas e das características organizacionais. Alguns exemplos de riscos psicossociais incluem assédio moral, carga de trabalho excessiva, falta de autonomia, reconhecimento e violência no trabalho.

iso-45003

Nesse sentido, a ISO 45003 ajuda a construir um ambiente de trabalho positivo, o que permite o aumento da resiliência organizacional, assim como o desempenho e a produtividade da equipe. Além disso, seu padrão cobre como reconhecer os riscos psicossociais que podem afetar os trabalhadores e também oferece exemplos de ações eficazes para gerenciar e melhorar o bem-estar dos funcionários.

A implementação da norma é responsável por proporcionar benefícios importantes para a empresa e seus colaboradores

É notável que uma coisa leva à outra: uma empresa que adota a ISO 45003, consequentemente vê melhoria no ambiente de trabalho, afinal, a norma auxilia na identificação e abordagem dos riscos psicossociais, promovendo um ambiente de trabalho saudável e seguro.

Além disso, um dos benefícios que a norma pode trazer ao ambiente é a redução do absenteísmo (que é falta de pontualidade ou falta de assiduidade no cumprimento de atividades e obrigações). Quando a empresa cuida dos seus colaboradores através da saúde psicológica no trabalho, há a redução de problemas como esses.

O aumento na produtividade também é um fator que muda quando a empresa aposta na implementação da ISO 45003. Um ambiente que é assegurado pelas ações propostas pela norma, consequentemente terá funcionários satisfeitos e com isso, a produtividade aumenta.

Outro benefício de extrema relevância é o aumento do engajamento por parte dos colaboradores. Quando há a promoção de saúde psicológica no trabalho, as organizações criam um ambiente que gera envolvimento e satisfação da equipe.

Prevenção de doenças ocupacionais: Se a empresa não se preocupa com o bem-estar do seu colaborador, logo, ele pode vir a sofrer com problemas que podem afetar sua saúde mental e até mesmo física. É por isso que a gestão adequada dos riscos psicossociais é tão importante para prevenir o desenvolvimento de doenças como estresse, burnout, depressão e ansiedade.

Qual é a relação entre a ISO 45003, as políticas contra o assédio e o bullying?

A ISO 45003 sistematiza o processo de identificação dos riscos psicossociais, localizando as áreas e rotinas com maior probabilidade e intensidade de problemas deste naipe. No item 6.1.2.1, a ISO45001 possui tabelas com diversos exemplos de riscos psicossociais que podem ser usados como referência no processo de implantação. Enfim, temas importantes como assédio, bullying, discriminação passam a ser considerados de foma mais objetiva dentro das organizações.

Quer melhorar o ambiente de trabalho da sua empresa? Saiba como implementar a ISO 45003

Um planejamento cuidadoso e com total atenção para a participação de todas as partes interessadas é fundamental para o sucesso das ações.

Os principais passos para a implementação de uma gestão de segurança e saúde ocupacional por meio da ISO 45003 consistem em uma análise inicial, envolvimento da liderança, avaliação de riscos, plano de ação, comunicação e treinamento e monitoramento e revisão. A seguir vamos compreender a fundo cada etapa.

Análise inicial: Aqui o foco é observar quais são os riscos psicossociais presentes na organização, quais são os pontos fortes e quais são as oportunidades de melhoria.

Envolvimento da liderança: Sem o apoio de grandes líderes, não há progresso, portanto, é importante que haja comprometimento com a saúde e segurança dos colaboradores e isso inclui o estabelecimento de políticas e objetivos claros, assim como a alocação dos recursos adequados para a implementação da norma.

iso-45003

Avaliação de riscos: Considere as demandas de trabalho, o controle exercido pelos colaboradores a respeito das atividades, o suporte organizacional disponível e as relações existentes. Ou seja, faça uma análise detalhada de todos os riscos psicossociais presentes.

Plano de ação: Hora de colocar tudo no papel! Desenvolva um plano de ação para, de preferência, eliminar ou mitigar os riscos identificados na avaliação realizada anteriormente. Para isso, defina metas claras, responsabilidades e prazos para a implementação das ações.

Comunicação e treinamento: Seus colaboradores precisam saber sobre todos os caminhos que a empresa estará seguindo. Por isso, comunique os objetivos, políticas e ações relacionadas à saúde e segurança no trabalho para todos. Além disso, forneça treinamentos adequados para que os colaboradores possam identificar e lidar com os riscos psicossociais.

Monitoramento e revisão: Monitorar a eficácia das ações implementadas é fundamental. Para isso, estabeleça indicadores e realize revisões periódicas para garantir que a gestão de segurança e saúde ocupacional no trabalho esteja 100% alinhada com os novos objetivos da organização.

Encontre o sucesso e promova um ambiente de trabalho agradável com a Stance

Tem dúvidas sobre como começar? Então deixa que a Stance descomplica. Somos uma empresa de consultoria que oferece treinamentos voltados para a implementação de normas ISO, incluindo a ISO 45003.

iso-45003

Nossa equipe é formada por profissionais altamente especializados com formação e experiência sólida nos mais diferentes ramos de negócio. Atuamos na mudança do comportamento e focamos no comprometimento das pessoas com os sistemas de gestão.

Estamos no mercado há mais de 15 anos e contamos com toda infraestrutura necessária de uma empresa de auditoria para realização de treinamentos e demais atividades. Entre em contato com a nossa equipe e não deixe de acompanhar todas as novidades através das nossas redes sociais:

Facebook | Instagram | LinkedIn | Blog

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?