Saúde mental nas empresas: situação atual e dicas para a empresa e o colaborador

saude-mental-nas-empresas

Com a pandemia do Coronavírus e a constante necessidade de busca por apoio emocional, o tema “saúde mental” vem se tornando cada vez mais debatido tanto no Brasil quanto no mundo todo e tendo em vista que não são situações isoladas, podemos destacar que acontecem em todos os lugares, em casa, na família, entre amigos e também no ambiente de trabalho.

saude-mental-nas-empresas

E é exatamente sobre isso que falaremos hoje: a saúde mental nas empresas. Muitas questões permeiam esse assunto e com certeza você já deve estar imaginando uma série delas como a síndrome de burnout, assunto que está em alta nos dias de hoje e que precisa ser combatido.

Sendo assim, se você quer saber mais sobre saúde mental no trabalho e como promover a saúde mental na cultura organizacional da sua empresa, acompanhe este artigo na íntegra.

Entendendo mais sobre saúde mental e qual a situação do Brasil quando se trata do assunto

De forma geral, saúde mental é entendida como a qualidade de vida em relação à cognição e também ao equilíbrio emocional. Sendo assim, podemos dizer que saúde mental nas empresas significa estar bem com os outros e consigo mesmo, sabendo dessa forma lidar e administrar uma série de situações, emoções e adversidades que podem ser sentidas durante a caminhada.

É justamente por isso que o bem-estar no ambiente de trabalho é algo fundamental e muito importante. Afinal, no regime normal de trabalho (fora da pandemia), as pessoas costumam ficar mais tempo dentro das suas empresas do que em suas próprias casas. Dessa forma, um ambiente com uma cultura organizacional saudável promove a identificação do colaborador com a empresa e existe companheirismo e confiança entre colegas de equipe e até mesmo a alta diretoria.

Mesmo parecendo algo simples, o Brasil é o país com o maior número de pessoas ansiosas, hoje chegando na casa dos 9,3% da população, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Além disso, mais de 85% dos brasileiros sofrem com algum tipo de transtorno mental como a depressão e a ansiedade.

Outro dado importante e extremamente relevante para a análise do assunto, é que um levantamento realizado por uma plataforma online voltada para a saúde mental, chamada Vittude, encontrou um resultado que apontou para o estresse severo da população, chegando a 37%, enquanto cerca de 59% se encontra em estado máximo da depressão e 63% é fortemente atingido pela ansiedade.

Dados coletados por uma empresa de recrutamento, mostraram que quase 50% dos trabalhadores no Brasil já tiveram crise de ansiedade e 44% já sofreram com o esgotamento mental gerado pelo estresse profissional, conhecido como síndrome de burnout.

Tais dados referentes à saúde mental nas empresas são extremamente preocupantes e que precisam, sem dúvidas, de uma solução.

De que forma a empresa pode colaborar com a situação?

Agora que já entendemos mais sobre a saúde mental nas empresas e a síndrome de burnout, vamos compreender como promover a saúde mental no ambiente de trabalho.

Existem empresas que adotam programas de saúde que são inteiramente voltados à saúde física do colaborador e podemos citar como exemplo a ginástica laboral, massagens antiestresse e outras atividades. Além disso, o atendimento psicológico dentro ou fora da própria organização também pode ser uma forma de preservar a saúde mental no ambiente de trabalho.

saude-mental-nas-empresas

Outra atividade que pode gerar resultados positivos são as palestras motivacionais voltadas à melhoria do clima da organização, promovendo dessa forma dinâmicas em grupo, coffee breaks e confraternizações Além disso, a flexibilização da jornada de trabalho, assim como feedbacks positivos e o desenvolvimento de uma boa comunicação com a equipe também podem garantir a saúde do colaborador.

Para isso, é essencial contar com líderes eficientes, profissionais que apoiam, confiam, valorizam e que criam oportunidades de crescimento do seu time, garantindo um ambiente positivo de trabalho.

Mas afinal, quais são as principais causas dos problemas de saúde mental nos trabalhadores?

Diversas situações acabam influenciando na saúde mental das pessoas, como exemplo, um parente próximo doente, podendo acabar desestabilizando uma família por completo, isso porque as situações do dia a dia também tem total influência na saúde mental.

Pensando por esse lado, podemos destacar algumas condições de trabalho enumeradas pela Agência Europeia para a Segurança e Saúde no Trabalho que podem acabar conduzindo a riscos psicossociais e também afetar a saúde mental nas empresas.

  • Limitações temporais excessivas e alto volume de trabalho;
  • Exigências contraditórias;
  • Falta de clareza no que diz respeito ao papel do trabalhador;
  • Falta ou deficiência na comunicação;
  • Mudanças organizacionais mal geridas;
  • Insegurança laboral;
  • Intimidação ou assédio.

Dessa forma, podemos destacar que mesmo sendo uma questão muito importante, cerca de quatro em cada 10 trabalhadores informam que o estresse não é devidamente abordado no local de trabalho. É essencial ressaltar que o ambiente organizacional deve ser um dos principais pontos observados para garantir que a individualidade dos colaboradores seja considerada pelas lideranças da organização. Durante a pandemia da COVID-19, esta situação piorou bastante, pois com o home office, os colaboradores deixaram de respeitar seus horários de trabalho e ficam em infindáveis reuniões durante o dia, sempre pela tela do computador e com fone de ouvido.

Uma equipe insatisfeita e com a saúde mental no ambiente do trabalho totalmente comprometida pode acabar levando a apresentar um comportamento dispersivo e totalmente desengajado, o que pode resultar na queda dos resultados da empresa. Por isso é essencial investir e se preocupar com a saúde mental nas empresas, no ambiente de trabalho, sempre pensando em como proporcionar uma rotina de trabalho saudável aos colaboradores.

Dicas para melhoria da saúde mental

Seguem algumas melhorias que podemos fazer na empresa para garantir um ambiente saudável e a saúde mental:

Como os clientes e investidores vêem a saúde mental

Nos últimos tempos, os clientes e investidores vem acompanhando as empresas em relação a valorização dos colaboradores e tem acompanhado as iniciativas voltada a saúde mental. Empresas preocupadas em atender o ESG sabem que o ambiente de trabalho e a saúde do colaborador são requisitos fundamentais para uma governança eficaz. Por outro lado, os bancos de desenvolvimento possuem critérios de valorização da saúde mental e das relações positivas de trabalho. Já as normas de sistema de gestão tem trabalho no tema da responsabilidade social, e a NBR16001 e a SA8000 atuam fortemente neste assunto.

Aposte na Stance para ajudar a sua empresa a garantir um ambiente de trabalho saudável aos seus colaboradores

saude-mental-nas-empresas

Somos uma empresa especialista em treinamentos, consultoria e auditoria, garantindo a capacidade de assessorar o desenvolvimento de políticas empresariais totalmente favoráveis à saúde mental dos seus colaboradores, sempre ajudando os gestores a formular e implementar os melhores procedimentos e medidas capazes de evitar esse tipo de problema, garantindo que a empresa evite danos ao time e prejuízos decorrentes do descuido com a saúde mental de sua equipe.

Gostou de saber mais a respeito da saúde mental nas empresas e tudo que permeia o assunto? Então continue acompanhando a Stance no Facebook, Instagram, LinkedIn e também em nosso blog.

Nos vemos em breve!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?