O que mudou nas normas ISO? O que devemos fazer?

o-que-mudou-nas-normas-iso

Em recente comunicado emitido pelo IAF, em parceria com a ISO, novas diretrizes para a inclusão de considerações a respeito de mudanças climáticas nas normas dos sistemas de gestão foram anunciadas. Claramente uma pauta extremamente importante, tendo em vista as constantes variações climáticas que vem afetando a humanidade há algum tempo.

o-que-mudou-nas-normas-iso

E é exatamente sobre isso que iremos falar no artigo de hoje. O que mudou nas Normas ISO? Vamos entender mais sobre o assunto e compreender todos os detalhes que permeiam o tema. Ficou interessado em saber quais são as mudanças na ISO? Então segue o fio.

Entendendo mais sobre o IAF

Em resumo, o IAF, sigla para International Accreditation Forum, é uma associação global que é composta por organismos de acreditação, e outros interessados na avaliação da conformidade em diversas áreas (como sistemas de gestão, produtos, processos, serviços, programas similares de avaliação da conformidade e entre outros).

Pode até ser que essa seja uma sigla pouco citada por aqui, mas o IAF é extremamente importante para que as empresas e seus clientes reduzam riscos e garantam certificados de acreditação e declarações de validação/verificação confiáveis.

Sua principal função é desenvolver um programa mundial de avaliação de conformidade que seja único, visando reduzir riscos para as empresas e seus clientes, assim como garantir que os certificados emitidos transmitam confiança às partes interessadas..

O que levou às alterações que dizem respeito às mudanças climáticas nas normas?

Mudanças do clima estão sentidas no mundo todo! É um tema de extrema importância e a medida tomada pela ISO, tem como foco responder às necessidades de considerar os impactos das mudanças climáticas na capacidade de alcançar objetivos do sistema de gestão.

Foi por isso que, há alguns meses atrás (em fevereiro de 2024), foi publicado um comunicado conjunto entre o IAF e a ISO, divulgando as novas diretrizes sobre a inclusão de considerações relacionadas ao tema.

o-que-mudou-nas-normas-iso

Tratam-se de mudanças na ISO que inicialmente serão introduzidas como emendas às normas já publicadas. Porém, o novo texto vai ser fundamental para reforçar a importância da adaptação e mitigação das mudanças climáticas no que diz respeito às práticas de gestão empresarial.

O que muda?

Mas afinal, o que mudou nas normas ISO?

A atualização na ISO acontecerá em 31 normas de Sistemas de Gestão, incluindo a ISO 9001, ISO 14001 e a ISO 45001. As alterações foram incorporadas ao novo texto da Estrutura Harmonizada, no Apêndice 2 do Anexo SL nas Diretivas ISO/IEC Parte 1 – Suplemento ISO Consolidado.

Para entender o que mudou nas normas ISO, é importante destacar que a intenção das mudanças é garantir que as questões relativas às mudanças climáticas sejam consideradas pela organização no contexto da eficácia do sistema de gestão para além de todas as demais questões.

4.1 Entendendo a organização e seu contexto

A organização deve determinar questões externas e internas que sejam pertinentes para o seu propósito e que afetem a sua capacidade de alcançar o(s) resultado(s) pretendido(s) de seu sistema de gestão (da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, etc.).

Adicionado: A organização deve determinar se as mudanças climáticas são uma questão relevante.

4.2 Entendendo as necessidades e expectativas de partes interessadas

A organização deve determinar:

  • as partes interessadas que sejam pertinentes para o sistema de gestão (da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, etc.).
  • os requisitos pertinentes dessas partes interessadas.
  • quais desses requisitos serão abordados através do sistema de gestão (da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, etc.).

Adicionado: NOTA: Partes interessadas relevantes podem ter requisitos relacionados às mudanças climáticas.

Tais declarações adicionais garantem que o tema não seja esquecido e mantenha-se sempre em destaque e sendo considerado por todas as organizações na concepção e implementação do sistema de gestão. Além disso, as inclusões garantem que as mudanças climáticas sejam reconhecidas como um fator externo e de importância crítica, exigindo total atenção por parte das organizações.

Qual o impacto para a sua empresa?

Deverão ser atualizadas e verificadas todas as sistemáticas adotadas para o cumprimento dos requisitos 4.1 e 4.2 das normas de Sistema de Gestão ISO, assim como as mudanças climáticas deverão estar claramente determinadas e onde aplicável, devem ser monitoradas e analisadas de forma crítica.

o-que-mudou-nas-normas-iso

Na prática, as empresas precisam incorporar o impacto das mudanças climáticas nas operações, se antecipando e se preparando para lidar da melhor forma com essas mudanças, através de ações efetivas.

Para isso, é fundamental que haja uma análise abrangente do ambiente externo e interno, bem como a respeito das expectativas relativas às partes interessadas, incluindo preocupações climáticas visando garantir uma gestão eficaz e sustentabilidade dos negócios a longo prazo.

Após a identificação do impacto das mudanças climáticas no ambiente de negócios e para as partes interessadas, cabe à empresa revisar sua gestão de riscos e oportunidades.

Com a constante atualização das normas ISO, é fundamental que as empresas busquem suporte para se manter em conformidade

Quando falamos sobre o que mudou nas normas ISO, é importante lembrar que essas mudanças ocorrem com frequência, por isso é essencial que as empresas sempre contem com suporte e apoio adequado para estarem à frente do mercado e em conformidade com as normas.

Para garantir o sucesso da sua empresa, escolha a Stance. Somos uma empresa de assessoria e auditoria que conta com profissionais especializados, com formação e experiência sólida nos mais diferentes ramos de negócio e pronta para oferecer treinamentos voltados para implementação de normas ISO atualizadas.

Nossa empresa de consultoria conta com toda infraestrutura necessária para implementação da ISO e realização de treinamentos para alavancar os resultados da sua equipe. Gostou de saber mais sobre o que mudou nas normas ISO? Então continue acompanhando o Blog da Stance e nossas redes sociais para se manter sempre bem informado: Facebook | Instagram | LinkedIn

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?