Responsabilidades das empresas nas mudanças climáticas

mudanças climáticas

Quem acompanha o blog da Stance, sabe que constantemente trazemos aqui temas relacionados à responsabilidade das empresas diante das mudanças climáticas que vem acontecendo no mundo. O mais recente relatório do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas traça um cenário que mostra que as mudanças climáticas já afetam todas as partes do mundo, o que pode resultar em fortes impactos caso não haja a redução das emissões de gases de efeito estufa. Tivemos a oportunidade de presenciar um exemplo das mudanças climáticas nas chuvas torrenciais, nunca antes observadas, no mês de fevereiro/23 no litoral norte paulista.

Pensando nisso, falaremos hoje a respeito da responsabilidade das empresas nas mudanças climáticas. Portanto, se você tem interesse em saber mais sobre o assunto, continue acompanhando este artigo na íntegra.

mudancas-climaticas

Com o passar dos anos, as empresas vêm adotando práticas para reduzir os impactos ambientais. Contudo, embora mais da metade das companhias tenham se comprometido em diminuir a emissão das emissões de gases de efeito estufa, tal engajamento não representa nem 30% das reduções necessárias.

Para garantir que o desenvolvimento sustentável exista, a mudança dos fundamentos em que se apoiam as ofertas de bens e serviços se torna o maior desafio das empresas neste século. Basicamente, se trata de caminhos ainda desconhecidos para diversos setores, que envolvem ciência, tecnologia, alterações de processos, incentivos e também nos comportamentos sociais.

Tendo em vista a mudança constante no cenário, as empresas estão acreditando cada vez mais que a proteção ambiental e sustentabilidade são necessidades reais que precisam ser vivenciadas e não apenas um diferencial competitivo. 

Todas essas mudanças vem acontecendo não apenas no cenário externo, como também dentro de cada setor empresarial, ou seja, as organizações precisam fazer alterações efetivas em seus processos de desenvolvimento, produção e logística de forma a reduzirem os impactos ambientais gerados internamente e no uso dos seus produtos e serviços pelos clientes.

mudancas-climaticas

É a partir deste momento que entram os princípios do ESG (sigla para Governança Social e Ambiental), desta forma, todos os princípios precisam ser seguidos à risca e caso isso não aconteça, as práticas de Greenwashing, ou seja, conhecidas como “discursos verdes”, que são ações que não estão sendo colocadas em prática ou aquelas que são “maquiadas” para parecerem sustentáveis, acabam colocando em risco uma grande cadeia produtiva, que trata a questão com total seriedade e de forma sustentável.

Tal prática resultou em um encolhimento de mais de 2 trilhões de euros entre 2018 e 2020 após a introdução das regras contra o Greenwashing. Sendo assim, é possível destacar que quando uma empresa não abraça de forma verdadeira as ações sustentáveis, quem está sendo prejudicado não é a empresa ou seus consumidores e sim todo o planeta.

É justamente por isso que a aplicação dos critérios ESG se torna super importante para as empresas de diversos setores, desde o agronegócio até a área de saúde. Sendo assim, o ESG é uma jornada que transforma os negócios e envolve a construção de um mundo empresarial inclusivo, ético e ambientalmente sustentável.

Tendo em vista todas as questões referentes a um mundo sustentável, a preocupação das empresas se torna uma obrigatoriedade

O ESG tem um forte impacto para as companhias e investidores, isso porque não se trata apenas de uma estrutura que as instituições financeiras e investidores devem relatar, ele está no radar da organização como um todo, abrangendo a equipe de colaboradores, órgãos reguladores e todos aqueles que se encontram envolvidos no ecossistema.

Sendo assim, o ESG assume um papel importantíssimo em relação aos eventos recentes envolvendo as mudanças climáticas. Ou seja, as empresas têm total responsabilidade no cenário de gestão ambiental e recursos para executar ações climáticas positivas, fato que futuramente irá resultar na construção de um futuro mais sustentável e resiliente.

O que as empresas podem fazer para evitar as mudanças climáticas?

Como destacamos anteriormente, não é de hoje que a preocupação das empresas com a sustentabilidade e a responsabilidade climática se tornaram demandas da sociedade, mas observamos grande dificuldade de implementá-las na prática. Há várias justificativas para isso, entre elas, julgamos que investimentos em melhoria do desempenho ambiental tem retorno financeiro de longo prazo, e algumas vezes, não tem retorno econômico, o que desincentiva as lideranças a irem neste caminho. É necessário que os temas associados às mudanças climáticas, as emissões de gases de efeito estufa e redução dos impactos ambientais se tornem assuntos tratados a nível estratégico, incluindo estes assuntos nos  valores corporativos, nos indicadores e objetivos organizacionais.

Seguem abaixo algumas dicas que irão ajudar a melhoria do desempenho ambiental:

  • Identificar os produtos, serviços e processos que são grandes geradores de impactos ambientais e elaborar planos e melhoria para reduzi-los;
  • Revisão dos processos que consomem combustíveis não renováveis, reduzindo ou substituindo as fontes de energia;
  • Melhoria da eficiência energética utilizando a ISO 50001, fazendo com que a empresa consuma energia de forma mais eficiente;
  • Aquisição de energia limpa;
  • Implementação da ISO 14001 – Sistema de Gestão Ambiental;
  • Implementação da economia circular;
  • Implementação dos 4Rs

A Stance pode te ajudar a se tornar uma empresa amiga do meio ambiente

A Stance é uma empresa especialista em assessoria e treinamentos em gestão ambiental e conta com uma equipe especializada, pronta para oferecer a você e sua empresa as melhores ferramentas e capacitações, garantindo que sua equipe esteja sempre atualizada e pronta para agir da melhor maneira possível.

mudancas-climaticas

Portanto, se você gostou de saber mais a respeito das responsabilidades das empresas nas mudanças climáticas, continue acompanhando a Stance nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn sempre trazendo as maiores novidades do cenário para que você e sua empresa estejam sempre por dentro do que há de novo.

Siga a gente nas redes sociais e também não deixe de acompanhar o Blog da Stance, sempre trazemos grandes assuntos e pautas que podem ser do seu interesse, sempre visando garantir mais conhecimento a você e toda sua equipe.

Nos vemos em breve!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?