Preciso fazer um Relatório de Sustentabilidade? Conheça os Requisitos do GRI

Sua empresa pensa em sustentabilidade? Com a crescente demanda e preocupação com o ESG, muitas organizações passaram a considerar a sustentabilidade como estratégia e um diferencial competitivo, trazendo à tona a necessidade de contar com um relatório de sustentabilidade.

Isso tem sido pensado principalmente quando o assunto é a conservação do planeta e como isso impacta de forma geral toda a sociedade. Pensando nisso, hoje a Stance traz um conteúdo bem relevante para que a sua empresa repense e analise questões relacionadas ao meio ambiente e a responsabilidade social: a importância de fazer um Relatório de Sustentabilidade.

relatorio-de-sustentabilidade

O que é um Relatório de Sustentabilidade? O que é GRI?

Um relatório de sustentabilidade é um documento que transparece metas e resultados, trazendo informações detalhadas sobre práticas e desempenhos dentro de uma organização, fortalecendo uma relação com a comunidade em geral.

Geralmente o relatório de sustentabilidade aborda uma série de fatores, como aspectos econômicos, ligado ao investimento em sustentabilidade da empresa; aspectos sociais, como práticas, desenvolvimento comunitário e engajamento da sociedade nessas ações; aspectos ambientais, que detalham os esforços da organização para reduzir seu impacto ambiental e indicadores de desempenho, que incluem metas específicas de sustentabilidade que a empresa busca alcançar.

E para que tudo isso ocorra, é importante destacar que isso começou a funcionar, a partir do GRI. A Global Reporting Initiative (GRI) é uma organização internacional, sem fins lucrativos e a primeira a realizar a padronização das informações presentes nesses relatórios. Essa é uma forma de administrar corretamente indicadores ambientais, sociais e econômicos dentro de empresas e instituições. Esses relatórios do GRI impactam diretamente na forma como as empresas se comunicam com a sociedade e como elas se mostram para o mercado.

relatorio-de-sustentabilidade

Vantagens de estar em conformidade com o GRI

Uma empresa sustentável e que se preocupa de fato com o meio ambiente e com a comunidade, entende a importância de publicar o relatório de sustentabilidade de acordo com o GRI. Isso significa estar em conformidade com a diretrizes da Global Reporting Initiative, o que demonstra seu compromisso com a responsabilidade ambiental e social, gerando diversas vantagens, como:

– Credibilidade e transparência: ao aderir a essas diretrizes, as empresas demonstram transparência, o que pode aumentar a credibilidade perante os clientes, investidores e até mesmo, funcionários.

– Comparabilidade: permite que as organizações comparem seus próprios desempenhos com os de outras empresas. Isso permite uma avaliação de como uma empresa se sai em relação a seus setores e assim, incentiva uma melhoria contínua.

– Atendimento às expectativas dos Stakeholders: ao relatar seus impactos ambientais e sociais de maneira estruturada, as organizações podem atender as expectativas, fortalecendo seus relacionamentos com stakeholders e clientes.

– Inovação e eficiência: ao examinar com detalhes as práticas de sustentabilidade, é possível que as organizações encontrem maneiras de inovar e melhorar a eficiência dos processos.

relatorio-de-sustentabilidade

Quais são os requisitos atualizados do relatório do GRI?

Recentemente, o GRI divulgou as suas normas revisadas, com exigência a partir de 01.01.2023, ou seja, o processo relativo ao ano de 2022 que será publicado em 2023.

As mudanças vêm de encontro às demandas dos stakeholders que desejam mais transparência e atendimento às mudanças regulatórias dos países. A revisão endereça questões como as de direitos humanos e como a materialidade é determinada.

Os principais objetivos da revisão foram:

  • Estimular relatos mais relevantes e abrangentes
  • Esclarecer com maior clareza conceitos principais da GRI, os princípios de relato e os conteúdos
  • Melhorar a experiência com o uso das Normas GRI
  • Incluir conteúdos obrigatórios relacionados a direitos humanos
  • Integrar o relato no processo de due diligence

As novas normas e padrões GRI estão alinhadas com o UN Guiding Principles on Business and Human Rights, The OECD Guidelines for multinational enterprises , The OECD Due Diligence Guidance for Responsible Business conduct, and the ICGN Global Governance Principles.

Crie sistemáticas para atender os requisitos do GRI

Criar sistemas para atender aos requisitos do GRI pode trazer diversos benefícios para as organizações, como: transparência e prestação de contas, melhoria de desempenho, acesso a investidores e mercado, gestão de riscos e inovação.

Uma empresa sustentável pensa também na criação de processos para seguir esses requisitos do GRI, afinal, isso pode estimular diversos fatores dentro da organização e, ajudar a levar oportunidades de crescimento e diferenciação no mercado. Dessa forma, é possível alcançar uma abordagem mais holística e responsável para o seu negócio, promovendo o desenvolvimento sustentável a longo prazo.

relatorio-de-sustentabilidade

Faça auditoria antes da publicação do relatório!

A recomendação do GRI é a realização de auditoria antes dos relatórios serem publicados. Isso ajuda a garantir qualidade, integridade e credibilidade nas informações apresentadas no relatório. Para isso, é importante contar com uma empresa que possa realizar um exame de nível de aplicação, para que no final desse processo, a organização receba um relatório e declaração que aponte o seu alinhamento com as diretrizes da iniciativa.

No geral, a auditoria prévia possibilita a transparência, a responsabilidade e a comunicação eficaz das práticas sustentáveis de uma organização. Ela garante que as informações sejam alinhadas com os padrões estabelecidos pelas normas GRI.

Conte com a Stance para auxiliar no relatório de sustentabilidade da sua empresa!

Uma empresa sustentável que se preocupa com seu funcionamento perante o planeta e a sociedade, também se preocupa com treinamentos de seus funcionários e busca sempre estar à frente como um diferencial no mercado. Pensando nisso, a Stance, uma empresa de consultoria, está sempre disposta a ajudar, visando por melhorias e soluções para a sua organização, oferecendo serviços que supram as suas necessidades.

Afinal, somos uma empresa que realiza diagnósticos, consultorias e auditorias nas áreas de ESG, Sustentabilidade, gestão ambiental e responsabilidade social, também somos especialistas em certificações e normas ISO. Então, se você procura soluções para ter uma empresa mais sustentável, que segue as normas GRI, escolha a Stance para estar ao seu lado!

Achou o assunto interessante? Fale com a nossa equipe e busque a solução que a sua empresa precisa! Siga as nossas redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades sobre gestão e treinamento: Facebook, Instagram e LinkedIn. Acompanhe nosso Blog e saiba mais sobre esses temas!

Nos vemos em breve!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?