Os números estão presentes em qualquer processo de decisão. Os executivos pautam suas decisões através de informações e dados e calculam os riscos do seu sucesso ou falha. Para tanto, utilizam informações objetivas. A fim de obter maior vantagem competitiva no agronegócio, a acuracidade das informações é imprescindível.
Na área ambiental, tal situação nem sempre é uma realidade. Muitas empresas possuem informações obscuras sobre sua relação com o meio ambiente e não têm consciência das suas dificuldades, o que pode levar à perda de diversas oportunidades de negócio.
Como o autoconhecimento ambiental pode ajudar a encontrar oportunidades de negócio?
Ao aplicarmos a ferramenta SWOT às questões ambientais (identificação das forças, fraquezas, oportunidades e ameaças da empresa), algumas vezes verificamos que a empresa possui fragilidades a serem eliminadas e oportunidades que devem ser aproveitadas a fim de obter vantagem competitiva no agronegócio.
Como oportunidades de negócio, são identificadas a antecipação das necessidades da comunidade e do mercado. Como ponto fraco a ser eliminado, identificamos dificuldades no controle das emissões da empresa e o desconhecimento da legislação ambiental aplicável. Muitas empresas identificam como fragilidade as suas dificuldades de relacionamento com a comunidade e com o Órgão de Controle Ambiental.
A componente ambiental, que até pouco tempo era considerada marginal, tem-se imposto como variável importante nas relações cliente-fornecedor. Seja na aquisição de matéria-prima em indústrias do setor automotivo, em uma licitação pública para construção de uma usina hidroelétrica ou na prestação de serviços de limpeza em uma grande fábrica, o atendimento legal ambiental é requisito mínimo a ser atendido pelos fornecedores.
A importância do autoconhecimento ambiental para a obtenção de vantagem competitiva no agronegócio
O primeiro passo de fundamental importância para qualquer organização é o conhecimento das regras ambientais que ela deve atender. Isto não representa somente a obtenção dos licenciamentos ambientais (Licença Prévia, de Instalação e Operação) e o levantamento de um conjunto de leis federais, estaduais e municipais que a empresa está submetida. Estamos falando do domínio do conteúdo das leis e da sua aplicação nos processos empresariais.
Diversos setores industriais têm se esforçado no sentido de conhecer e atender às legislações ambientais vigentes. E sua iniciativa tem apresentado resultados bastante positivos. Alguns deles são:
– Redução do risco de exposição negativa da imagem da empresa;
– Minimização do risco de multas e processos na justiça;
– Obtenção de financiamentos em bancos com taxas mais competitivas;
– Redução de prêmios de seguros;
– Atendimento às necessidades da comunidade vizinha;
– Eliminação da possibilidade da interdição da empresa por descumprimento às legislações ambientais;
– Diminuição do desgaste com órgãos públicos.
O conhecimento da legislação ambiental aplicável à empresa e o monitoramento dos processos com grandes interações com o meio ambiente representam o passo inicial no sentido da construção de um Sistema de Gestão Ambiental de acordo com a ISO 14001. Segundo ela, a empresa precisa estar comprometida com o atendimento legal.
O domínio das interações da empresa com o meio ambiente é uma vantagem competitiva da empresa em mercados cada vez mais exigentes, especialmente quando se trata do agronegócio cujos mercados têm exigido, cada vez mais, o compliance ambiental.
Diagnóstico Ambiental STANCE: Caminho para a Sustentabilidade
O conhecimento das interações da empresa com o meio ambiente pode ser obtido através da realização de um Diagnóstico Ambiental de acordo com a NBR ISO 14015. Neste serviço, a STANCE identifica a real situação da sua organização em relação ao meio ambiente, mostrando de forma objetiva os problemas e sugerindo de maneira detalhada possíveis ações de correção. O Diagnóstico Ambiental STANCE tem ótima relação investimento-benefício pois disponibiliza toda a experiência dos consultores STANCE na elaboração de plano de ação para ajuste dos problemas identificados.
A partir do Plano de Melhoria Ambiental elaborado pela STANCE, o Cliente terá condições de contabilizar os investimentos requeridos que poderão ser planejados em função da disponibilidade da empresa.
A implementação do Plano de Melhoria Ambiental elaborado pela STANCE trará a regularidade ambiental para a empresa, aumentando sua competitividade.
Na área sucroalcooleira, por exemplo, o Diagnóstico Ambiental STANCE abrange:
Consumo de recursos:
Água;
Energia elétrica;
Madeira;
Combustíveis;
Vapor;
Óleo.
Geração e disposição dos efluentes líquidos:
Vinhaça;
Águas residuárias;
Esgoto sanitário;
Reutilização da água residuária;
Reuso da água de chuva.
Resíduos sólidos
Bagaço;
Torta;
Resíduos de açúcar;
Embalagens de produtos químicos e defensivos;
Resíduos de manutenção.
Emissões Atmosféricas:
Gases que geram aquecimento global;
Caldeiras;
Processo industrial;
Veículos.
Agrícola:
Áreas de preservação permanente;
Áreas de reserva legal;
Aplicação de fertilizantes e defensivos;
Corte manual e mecanizado;
Degradação e recomposição da fauna e flora.
Ruído
Emergências:
Incêndio;
Vazamentos de produtos químicos;
Deriva de defensivos;
Extravasamento de barragens.
Quando se trata de obter vantagem competitiva no agronegócio, é essencial contar com uma empresa especializada em consultoria de qualidade. Sendo assim, para garantir o sucesso da sua empresa, ainda mais em um setor tão competitivo quanto o agronegócio, é essencial que você conte com uma empresa especializada no assunto e nisso, a Stance pode te ajudar.
Somos uma empresa especializada na implementação da gestão ambiental e nas normas ISO 14001 e ISO 50001 no agronegócio, com diversas experiências no setor sucroalcooleiro e soja. Por isso, se você quer garantir que sua empresa conte com uma gestão voltada para o bem-estar do meio ambiente e da sociedade, conte com a Stance.
Entre em contato conosco para saber mais a respeito dos nossos treinamentos e também acompanhe o Blog da Stance e nossas redes sociais (Facebook, Instagram e LinkedIn) para se manter sempre muito bem informado.
Até a próxima!