Como funcionam os treinamentos corporativos baseados em Andragogia?

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A terminação pode até ser igual, mas o significado que “andragogia” e “pedagogia” carregam é muito diferente e compreender o primeiro termo é fundamental para as empresas que tem como objetivo aprimorar seus treinamentos corporativos, focando sempre no aprendizado de seus colaboradores e na melhora dos resultados.

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Partindo do princípio, é preciso compreender as diferenças existentes entre ambos os métodos de ensino, levando em conta que a pedagogia é focada no fornecimento de conhecimento a nível fundamental. Já no nível de educação para adultos, é utilizado o método de andragogia, afinal, o conteúdo apresentado pode já ser de conhecimento do profissional e nesse caso é apenas necessário saber como aplicá-lo na prática.

Parece complexo, mas fique tranquilo! Nesse artigo vamos compreender tudo o que diz respeito a esse método de educação corporativa. Ficou interessado? Então segue o fio.

Entendendo o conceito de andragogia

A proposta da andragogia é um processo de aprendizagem mais prático, focado nas experiências e vivência do aluno, propondo tarefas que remetem ao cotidiano e que auxiliam a resolver questões do dia a dia. Sendo assim, um dos principais objetivos desse método é tornar o aluno o principal agente do processo de aprendizagem.

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Esse método de desenvolvimento de pessoas está ligado à alguns princípios básicos que garantem a obtenção de melhores resultados, como:

Autonomia: Se refere à capacidade do colaborador em fazer suas próprias escolhas, ou seja, é ele quem determina quando, como e o que estudar, o que torna o processo de aprendizagem mais sólido.

Necessidade de saber: Relacionar atividades do dia a dia com a aprendizagem através do método de andragogia é uma dos principais pilares, pois aproxima o aluno e garante mais facilidade no aprendizado. Afinal, quando é possível trazer exemplos práticos e aplicáveis de um conhecimento (unindo teoria e prática), a execução fica muito mais fácil.

Prontidão para aprender: A necessidade de busca por conhecimento é uma reação que parte pela vontade em se adequar a uma realidade ou cumprir determinadas atividades. Por isso, é preciso que haja ajustes nas ações de educação corporativa aos problemas e objetivos dos profissionais, para que haja essa prontidão na aprendizagem. 

Quando falamos do ambiente de trabalho em si, o ideal é que as organizações adotem uma postura em que possam proporcionar aberturas para sugestões sobre os assuntos que desejam ter mais conhecimento. Dessa forma, a empresa passa a ter mais bagagem para pesquisar e criar os melhores conteúdos voltados para os temas sugeridos e totalmente personalizados à realidade da equipe e de seus colaboradores.

Experiências prévias: Cada pessoa conta com uma bagagem de experiências que devem ser usadas como fundamento de aprendizado. É por isso que a aplicação dos conteúdos precisa estimular a participação de todos, para que consigam identificar cenários e compartilhar experiências com os demais, colaborando para a compreensão de todos.

Orientação para aprendizagem: Fica fácil passar pelo processo de conhecimento quando se está em uma situação aplicável, podendo mensurar resultados e direcionar as teorias para aplicação na prática. Por isso é importantíssimo que a aprendizagem focada na capacitação de colaboradores englobe elos para resolução dos cenários existentes na rotina de trabalho.

Evitar que o conteúdo “fique apenas na teoria” é fundamental para a fixação do assunto e para que seja aplicado com o intuito de obter resultados cada vez mais positivos.

Aplicação em treinamentos corporativos

O foco dos treinamentos corporativos é contar com um profissional disponível para orientar o aprendizado, mostrar caminhos e trocar experiências e para isso, existe o “Método 70, 20, 10”, onde os colaboradores aprendem pela experiência, troca de ideias e educação corporativa formal, sendo dividido em:

  • 70% de aprendizado prático, dinâmico e criativo, onde o foco é enfrentar desafios experimentando novas soluções, repetindo vivências e assumindo responsabilidades;
  • 20% de aprendizado através de trocas de relatos de vivências, ideias, conhecimentos e situações profissionais (sendo possível a observação e a inspiração em outros profissionais);
  • 10% de aprendizado formal, que nesse caso são cursos, seminários, palestras, workshops e realizando estudo de outros materiais.

Dessa forma, podemos destacar que a andragogia pode atuar no treinamento de equipes ajudando os colaboradores a aprenderem de forma prática, aumentando a possibilidade de troca de informação, melhorando a absorção de conteúdo e desenvolvendo autonomia para que os profissionais futuramente possam se tornar grandes líderes.

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Além disso, também existem outros benefícios quando o assunto são os treinamentos corporativos através da andragogia:

  • Experiência mais participativa, diferenciada e construtiva nos treinamentos;
  • Foco total nas reais necessidades dos colaboradores;
  • Possibilidade dos profissionais colocarem seus raciocínios lógicos em prática;
  • Estímulo à formação de opinião, ideias e sugestões aos contextos que integram os processos da empresa;
  • Agrega valor ao desempenho do profissional.

Para que sua empresa dê início a esse tipo de processo, é preciso avaliar quais são as principais lacunas referentes ao aprendizado dos funcionários e qual é o objetivo desejado com a adoção da prática. Com isso, fica mais fácil para a empresa promover uma cultura de aprendizado contínuo, mirando sempre em obter os melhores resultados possíveis, assim como motivar o desenvolvimento pessoal dos colaboradores e disponibilizar os treinamentos corporativos para fortalecer a mentalidade de aperfeiçoamento do time.

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Com o objetivo de somar ao desenvolvimento da sua equipe, a Stance oferece treinamentos presenciais e remotos desenvolvidos com técnicas de adragogia, para garantir aos seus colaboradores todos os benefícios que o método proporciona.

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