Os acidentes no ambiente de trabalho estão associados a dois fatores principais: as condições da infraestrutura e a exposição do colaborador ao risco. Quando existe a ausência de percepção de risco, de medidas de prevenção de acidentes ou da promoção do conhecimento de riscos, há o que chamamos de comportamento de risco.
O comportamento de risco é definido como atitudes cotidianas dos colaboradores que podem desencadear situações de risco e causar acidentes no ambiente de trabalho. A mudança do comportamento para reduzir acidentes e, dessa forma, manter a integridade física e mental de todos os colaboradores, é fundamental em todas as organizações e exige a participação de todos na empresa.
Como reduzir acidentes nas empresas
Para promover a conscientização sobre os perigos, avaliar riscos, reduzir acidentes e proporcionar um ambiente mais seguro para todos, é preciso haver uma mudança de comportamento na equipe. Essa atitude, além de promover mais segurança, melhora o ambiente e a qualidade no trabalho, preserva a saúde física e mental de todos os funcionários e evita prejuízos para a organização.
As medidas de prevenção de acidentes são indispensáveis em todas as organizações. Elas acontecem com a identificação dos perigos, avaliação de riscos e controle operacional de todas as atividades realizadas pela empresa. Estão incluídas aí a revisão dos processos internos, a elaboração e utilização de procedimentos de trabalho, a sinalização de áreas de risco e o uso correto de EPIs.
No lado comportamental, a redução de acidentes acontece com responsabilização das lideranças pela segurança do trabalho, o feedback das lideranças, a valorização dos trabalhos dentro dos padrões (sem desvios) e a oferta de cursos e treinamentos para capacitar e conscientizar todos os funcionários sobre os perigos das atividades e as boas práticas de segurança.
Confira abaixo quais são treinamentos indicados para promover um ambiente de trabalho mais seguro:
- Sensibilização das Lideranças em Segurança;
- Sensibilização dos Colaboradores em Segurança;
- Observação Comportamental;
- Investigação de Acidentes
Treinamentos de NRs presenciais, remotos e EAD:
- NR-5 – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) –
- NR-6 – Equipamentos de Proteção Individual (EPI);
- NR-10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade;
- NR-12 – Máquinas e Equipamentos;
- NR-17 – Ergonomia;
- NR 23 – Proteção Contra Incêndios;
Entre outras Normas Regulamentadoras que tratam da segurança e saúde em diferentes ambientes.
11 práticas para prevenção do comportamento de risco
- Manter o ambiente de trabalho limpo e organizado.
Um ambiente limpo e organizado, além de evitar riscos, promove mais produtividade para as equipes.
- Manter atenção e foco no trabalho.
O trabalho realizado com foco e atenção minimiza riscos causados por distrações que podem representar uma ameaça para os funcionários e as pessoas ao redor. O colaborador deve evitar trabalhar de forma mecânica. Deve atuar de maneira equilibrada, mantendo sempre a distância segura de máquinas e equipamentos.
- Desenvolver a percepção dos riscos.
O desenvolvimento da percepção dos riscos ocorre por meio da realização de Observações Comportamentais, aplicação de ferramentas de revisão de processo, palestras e programas de comunicação corporativa. A percepção dos riscos é o primeiro passo para que o colaborador tenha consciência dos perigos existentes no seu ambiente de trabalho!
- Ter cuidado com todos.
Com o cuidado coletivo, os colaboradores contribuem para um ambiente seguro ao acompanhar e orientar os colegas, fortalecendo a cultura de comportamento seguro.
- Não deixar de comunicar incidentes.
Ao notar qualquer problema, a primeira medida a ser tomada é informar aos envolvidos e, se necessário, aos superiores. Com essa atitude, a colaboração de todos se faz muito importante para prevenir acidentes.
- Não cometer desvios
O funcionário deve evitar fazer atividades que não são de sua responsabilidade ou aquelas que não são previstas no seu processo! Também não deve acessar áreas restritas. Grande parte dos acidentes acontece quando o colaborador comete desvios!
- Não utilizar ferramentas e equipamentos em más condições.
O material de trabalho deve ser periodicamente revisado e trocado sempre que necessário para evitar panes ou qualquer problema que afete a integridade física ou mental dos trabalhadores.
- Não desempenhar atividades sem o devido treinamento.
Muitas atividades exigem treinamento específico para serem realizadas, portanto, devem ser feitas apenas por pessoas habilitadas. Esse comportamento previne acidentes e possíveis penalidades para a empresa.
- Participar do processo de melhoria
O colaborador deve sempre contribuir com as melhorias dos processos onde atuam. Por ser especialista na sua atividade, o trabalhador tem condições de sugerir adequações que aumentam a produtividade, garantem a qualidade e previnem acidentes.
- Promover capacitação.
Os cursos e treinamentos são fundamentais para promover o comportamento seguro. Por meio da capacitação, o funcionário aprende boas práticas nas atividades e o manuseio correto dos equipamentos.
O treinamento para reduzir acidentes também é fundamental na promoção e conscientização do comportamento adequado no ambiente de trabalho para evitar e/ou controlar situações de risco que podem gerar acidentes e doenças ocupacionais. Confira aqui os treinamentos de segurança.
- Utilizar EPIs.
O fornecimento de EPIs (equipamentos de proteção individual) é obrigatório nas empresas, assim como seu uso correto por parte dos funcionários ao realizar as atividades.
Onde fazer treinamentos, cursos e auditoria?
A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Somos especialistas em treinamentos de NRs presenciais e online, treinamentos de segurança em EAD e cursos de ISO e certificação. Existem inúmeras normas fundamentais e obrigatórias ao funcionamento de uma organização e nós realizamos treinamentos, assessoria e auditorias para atender a esses requisitos, para adequação das empresas às normas e leis que são aplicáveis ao seu negócio.
Atuamos nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde, comportamento seguro, responsabilidade social, LGPD e compliance com know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial. Nós já atendemos mais de 500 empresas ao longo desses anos em todo o Brasil e possuímos metodologia estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter as certificações e atender às NRs.
A STANCE conta com profissionais qualificados para a realização de cursos presenciais e online com a metodologia da andragogia, garantindo eficácia dos treinamentos. Também disponibilizamos treinamentos EAD, gerando a facilidade de obter capacitação no local e horário adequados a cada participante. Nosso curso de multiplicadores orienta a formação de novos instrutores, destinado a capacitar líderes e equipes de facilitadores.
A STANCE domina os requisitos legais para atendimento à legislação e normas regulamentadoras, com conhecimento sobre as determinações para a prevenção de acidentes e qualificação dos profissionais em tarefas de alto risco. Disponibilizamos o sistema de requisitos legais REMINDER, que garante o conhecimento e gestão da legislação aplicável a seu negócio.
Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento. Aproveite e conheça as nossas soluções em consultoria empresarial. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe mais artigos no blog e não perca nossas novidades. Até mais!