Gestão hídrica: vantagens da ISO 46001 e NBR 17080

Utilizar recursos para realizar uma determinada atividade na empresa, seja para gerar energia, ser matéria-prima ou para auxiliar em um processo produtivo; isso é algo que a gente sabe que acontece diariamente, porém, um destes recursos é a água, e sabemos que diante das condições atuais, se trata de um recurso escasso, por isso precisa ser gerenciado.

gestao-hidrica

É justamente por conta disso que a gestão hídrica se faz cada vez mais importante nas empresas e é sobre isso que falaremos hoje. Portanto, se você quer saber mais sobre sistema de gestão de eficiência hídrica e como fazer a gestão de recursos hídricos na sua empresa, continue acompanhando este artigo na íntegra.

Entendendo mais sobre Gestão Hídrica

Basicamente, quando falamos sobre gestão hídrica, estamos nos referindo a administração de toda água utilizada em uma empresa. Sendo assim, esse termo inclui diversas medidas que tem como objetivo reduzir e controlar o uso desse recurso, assim como protegê-lo, focando também na diminuição do desperdício.

gestao-hidrica

Com a água se tornando um recurso cada vez mais escasso, é essencial que as empresas tenham consciência e se adequem à legislação vigente (Lei nº 9.433 de janeiro de 1997), conhecida como Lei das Águas, que institui a Política Nacional dos Recursos Hídricos, que por sua vez, define os padrões de uso e preservação do bem.

A ISO 46.001:19 e a gestão de um dos recursos mais preciosos de todos

Com o aumento da pressão populacional e os efeitos das alterações climáticas, a ISO 460001 foi concebida para que as organizações desenvolvam um sistema de gestão para melhorar a eficiência do consumo de água, um dos recursos mais preciosos de todos.

A norma tem como objetivo identificar os requisitos para o WEMS (Water Engineering and Management Services – Serviços de Engenharia e Gerenciamento de Água) e fornecer orientações eficazes e flexíveis sobre como implementar e manter os sistemas de gestão hídrica nas empresas. A seguir conheceremos os principais tópicos da norma.

A ISO 46.001:19 descreve o procedimento de gestão hídrica em sete seções e podem ser compreendidas da seguinte maneira:

  • A seção 4 dá início explicando a importância de alinhar o WEMS com o contexto da empresa, passo que tem grande impacto sobre o WEMS, seu escopo e limitações.

  • Seção 5: Mostra a influência do comportamento de liderança no sistema de gestão, destacando quais as partes interessadas que precisam ser envolvidas e o que deve ser considerado na estratégia WEMS.

  • Seção 6 – Planejamento: Aqui o foco é a identificação dos riscos e oportunidades para que as decisões possam ser tomadas de forma fundamentada.

  • Seção 7: Lista as medidas de apoio necessárias para um WEMS em funcionamento e diz respeito aos investimentos na criação, implementação, manutenção e melhoria contínua. Comunicação e documentação são essenciais nessa etapa.

  • Seção 8: Descreve de que forma os processos e medidas definidos devem ser implementados de acordo com a ISO 46.001.

  • Seção 9 – Avaliação de desempenho: Informações sobre monitoramento, medição, análise e avaliação de dados são fornecidas para que seja possível monitorar em auditorias internas e também pela gerência.

  • Seção 10: Explica como os desvios precisarão ser tratados com o objetivo de obter melhoria contínua do WEMS a partir dos mesmos.

Como se pode perceber, a ISO 46001:19 utiliza a mesma estrutura da ISO 9001 (qualidade), ISO 14001 (meio ambiente), ISO 45001(saúde e segurança do trabalho) e ISO 50001 (gestão de energia).

NBR 17080 – Plano de segurança da água

Com o objetivo de auxiliar tanto o setor público quanto o privado a elaborar, implementar e avaliar os planos de segurança hídrica, a ABNT lançou em março de 2023, visando assegurar o fornecimento de água segura e potável, a norma NBR 17080 – Plano de Segurança da Água.

A norma é aplicável a Sistemas de Abastecimento de Água para Consumo Humano, Sistema Alternativo de Abastecimento de Água para Consumo Humano, operados por prestadores de serviços de águas tanto públicos como privados.

gestao-hidrica

O PSA – Plano de Segurança da Água, é um instrumento que visa auxiliar o prestador de serviço de abastecimento para melhoria da saúde pública. Seus principais objetivos são eliminar e reduzir riscos associados à água para a saúde do consumidor durante as etapas de captação, tratamento, armazenamento e distribuição, garantindo assim uma boa oferta de água potável.

O PSA conta com uma abordagem sistemática e preventiva para a gestão dos riscos, auxiliando assim, na identificação de ameaças, vulnerabilidades e pontos críticos nos sistemas de abastecimento de água. Além disso, também envolve a participação de diferentes partes interessadas (como gestores do sistema, órgãos reguladores, profissionais da saúde e população em geral), o que contribui para uma gestão mais eficaz e abrangente.

Afinal, por que minha empresa precisa fazer a gestão hídrica?

Estar em conformidade com as normas ISO, ABNT, leis e regulamentos existentes é essencial para um bom desempenho da organização. Empresas que não cumprem com suas obrigações legais, podem estar sujeitas a multas e punições.

Além disso, ao investir em um sistema de gestão de eficiência hídrica, sua empresa reduz consumos, desperdícios, diminui custos de produção e melhora a imagem perante o mercado e as partes interessadas. E para que esse processo se torne mais simples, conte com uma empresa de consultoria especializada no assunto.

gestao-hidrica

Com o objetivo de garantir uma consultoria em gestão de meio ambiente e visando garantir pontos positivos para sua empresa, colocando-a em conformidade com as obrigações legais, a Stance é a escolha ideal para este processo.

Contando com consultorias e auditorias de Gestão de Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança, Segurança da Informação e Gestão Energética, a Stance é a melhor opção para que você possa implementar o Sistema de Gestão Hídrica na sua empresa. Com uma equipe formada por profissionais qualificados e prontos para garantir as melhores soluções para sua organização, a Stance é uma empresa de auditoria e consultoria destaque no mercado.

Portanto, escolha a Stance e garanta o sucesso da sua organização. Gostou de saber mais sobre gestão hídrica? Então continue acompanhando o Blog da Stance e não deixe de seguir no Instagram, LinkedIn e também no Facebook para se manter sempre muito bem informado.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?