Impacto da vacina da Covid-19 na indústria e nos serviços

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
vacina covid-19

A pandemia de coronavírus trouxe um grande impacto nos principais setores econômicos: da indústria e serviços. O setor da indústria tem um papel fundamental no desenvolvimento do país, representando cerca de 21% do PIB nacional, segundo os últimos dados do Ministério da Economia.

A indústria é o principal gerador do setor produtivo, interferindo incisivamente nos demais segmentos da economia. A retomada dos setores da indústria e de serviços pós-vacina da Covid-19 representa mais geração de emprego e produção de riqueza para a economia. Acompanhe no artigo de hoje quais são as expectativas para os setores da indústria e de serviços no Brasil e no mundo com a chegada da vacina que irá prevenir a Covid-19, quais ações as empresas devem manter até que a vacina chegue e demandas de capacitação na era pós-pandemia.

Como a economia deve reagir com a chegada da vacina?

vacina-covid-19

Segundo dados da análise Visão Geral, divulgada em dezembro do ano passado pela Diretoria de Estudos e Políticas Macroeconômicas do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Dimac/Ipea), espera-se que a retomada econômica com a imunização da população com a vacina da Covid-19 siga em crescimento, acompanhando a subida gradual dos últimos meses de 2020.

O PIB mundial deverá manter, até o final deste ano, crescimento semelhante aos números anteriores à pandemia, segundo a OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico). A elevação econômica deve ocorrer de acordo com o desenvolvimento e a distribuição da vacina da Covid-19, que, combinada ao apoio do governo e do setor da saúde, devem ser os principais responsáveis pela recuperação.

Setores da Indústria e Serviços

vacina-covid-19

O impacto da vacina da Covid-19 na indústria e nos serviços reflete em uma estimativa de aumento no PIB brasileiro e mundial. O Ipea estima que o PIB brasileiro do setor de indústria tenha um crescimento de 5%, e o setor de serviços deverá registrar alta de 3,8% em 2021.

A pandemia ampliou a transformação digital e trouxe o conceito de Indústria 4.0 ainda mais forte. A competitividade industrial exige o avanço tecnológico e a capacitação da mão de obra para atender às exigências de clientes, o que, por consequência, é refletido no setor de serviços também, já que o e-commerce e os sistemas de delivery tiveram um crescimento diante das restrições causadas pela pandemia.

Medicina do trabalho

Durante o cenário pandêmico houve um esforço das empresas para conter a disseminação do vírus no ambiente organizacional e preservar a saúde dos funcionários. Dentre as medidas tomadas estão em destaque o home office e a elaboração de novos protocolos nas instituições que não puderam aderir a modelos de trabalho que não o presencial.

Por outro lado, quadros de ansiedade, estresse e depressão se elevaram durante a pandemia, e mesmo com a vacina da Covid-19 os procedimentos na medicina de trabalho e os cuidados com a saúde do colaborador devem continuar recebendo atenção.

Prevenção da contaminação até a chegada da vacina da Covid-19

Os protocolos adotados para prevenir a contaminação pela Covid-19 se tornaram parte da rotina da maioria das pessoas. Por outro lado, muita gente ainda não aceitou os novos procedimentos. Afinal, qualquer mudança nos tira de nossa zona de conforto e pode ser aceita facilmente por alguns ou sofrer muita resistência por outros.

Neste momento, estamos ainda no processo de adaptação. Há estudos que apontam que 50% das pessoas precisam ser convencidas da importância de adesão a novos comportamentos. Ficam as questões:

A importância do treinamento na retomada do trabalho

vacina-covid-19

A pandemia global e as tensões comerciais exacerbadas estão impactando as cadeias de suprimentos, ficando óbvia a tendência da produção de bens ficar mais próxima de seus mercados geográficos. Uma pesquisa conduzida pelo Institute for Supply Management revelou que quase 75% das empresas americanas sofreram interrupções relacionadas à pandemia na cadeia de suprimentos. Dado o nível contínuo de incerteza em torno da Covid-19, a prevenção de falta de matérias-primas e insumos dos fornecedores aumentará em importância em relação ao custo, e as cadeias de suprimentos se tornarão mais regionais. No Brasil, a pandemia trouxe uma quantidade enorme de mão de obra disponível, mas pouco qualificada.

Nesse contexto, a capacitação dos colaboradores tornou-se chave para o retorno do crescimento industrial e de serviços. Seja por meio de treinamentos técnicos ou de gestão, esta é a hora de investir em novas competências.

Na retomada ao trabalho, os treinamentos de gestão da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança no trabalho, compliance e comportamento seguro permitem que o colaborador obtenha visão mais sistêmica da organização e maior inserção no processo de gestão da empresa. No mundo da pandemia, os treinamentos podem ser feitos de maneira presencial com afastamento, online e também pela ferramenta do EAD.

É importante também que os líderes criem estratégias para melhorar a comunicação interna, com foco na saúde física e mental do trabalhador, abrindo espaço para diálogo e engajamento de forma que o funcionário sinta-se seguro ao retornar para a empresa ou para manter o trabalho remoto. Palestras e treinamentos são imprescindíveis nesse momento e trará mais segurança para ambos os lados.

As certificações mais indicadas para as empresas

vacina-covid-19

Com a retomada econômica, as empresas precisam estar preparadas para inovações e mais competitividade. As certificações em Qualidade (ISO 9001), Segurança dos Alimentos (FSSC 22000), Meio Ambiente (ISO14001), Saúde e Segurança (ISO 45001), Energia (ISO 50001) garantem mais credibilidade, processos com menor impacto ambiental e mais segurança e confiança para funcionários, clientes e parceiros..

Encontre treinamentos, cursos e auditoria na STANCE

vacina-covid-19

A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Entre as nossas especialidades estão a implementação da LGPD, certificações ISO, Compliance e Normas Regulamentadoras (NR). Nós realizamos treinamentos, assessoria e auditorias para a adequação das empresas às normas e leis.

Atuamos nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde, comportamento seguro, responsabilidade social, LGPD e compliance com know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial. Nós já atendemos mais de 500 empresas ao longo desses anos em todo o Brasil e possuímos metodologia estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter suas certificações e moldar seus processos de acordo com a legislação pertinente ao negócio.

A STANCE realiza cursos presenciais e online com a metodologia da andragogia, garantindo eficácia dos treinamentos. Também disponibilizamos treinamentos EAD, gerando a facilidade de obter capacitação no local e horário adequados a cada participante.

Além da consultoria e treinamento, a STANCE disponibiliza o sistema de requisitos legais REMINDER, que garante o conhecimento e gestão da legislação aplicável a seu negócio.

Entre em contato com nossa equipe, esclareça dúvidas e solicite um orçamento. Aproveite e conheça todas as nossas soluções em consultoria empresarial. Aguardamos sua visita também em nossa página no Facebook, LinkedIn e Instagram. Acompanhe mais artigos no blog e não perca nenhuma novidade. Até a próxima!

 

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

pt_BRPortuguese
pt_BRPortuguese
Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?