Por que investir na Gestão da Qualidade?

Clientes mais exigentes e seletivos, isso é o que as empresas vêm encontrando com cada vez mais frequência e por conta disso, a gestão de qualidade se tornou um assunto obrigatório em todos os ambientes organizacionais. Afinal, sem um nível de qualidade adequado, ninguém consegue se manter no mercado, se destacar perante a concorrência e o mais importante, a venda se torna algo cada vez mais difícil.

Porém, para garantir uma gestão da qualidade dentro da empresa, é preciso levar uma série de soluções em consideração, pois se não há melhoria, não há avanço! É por isso que empresas que investem em novas técnicas para reduzir riscos e controlar processos diários obtêm melhores resultados. Portanto, se você ainda não sabe qual a importância de investir na qualidade que você oferece aos seus clientes, continue acompanhando este artigo na íntegra.

Entendendo mais sobre gestão de qualidade

Basicamente, trata-se de uma estratégia de busca contínua por elevados padrões de qualidade, sempre com o objetivo de melhorar o desempenho tanto dos colaboradores, quanto dos processos, produtos, assim como do próprio ambiente de trabalho.

Vamos entender algumas definições da ISO9000 (isto mesmo, ISO 9000 que é a norma de vocabulário da família) define:

Qualidade: A qualidade dos produtos e serviços de uma organização é determinada pela capacidade de satisfazer os clientes e pelo impacto pretendido nas partes interessadas pertinentes. Ela inclui não apenas sua função e desempenho pretendidos, mas também seu valor percebido e o benefício para o cliente.

Gestão: Atividades controladas para dirigir e controlar uma organização

Gestão da qualidade: Gestão que diz respeito à qualidade

Sistema de gestão da qualidade: Compreende as atividades pelas quais a organização identifica seus objetivos e determina os processos e recursos necessários para alcançar os resultados desejados.

Atualmente, os principais pilares da gestão de qualidade são: processos sendo realizados conforme critérios definidos, monitoramentos dos processos, produtos e serviços, competência e conscientização dos colaboradores, comunicação e a busca pela melhoria contínua. Para evidenciar ao mercado que uma empresa atua dentro de parâmetros adequados, as organizações buscam certificar seu sistema de gestão de acordo com padrões normativos internacionais, como por exemplo, os da ISO-International Organization for Standardization, que em tradução literal para o português significa Organização Internacional de Normalização. Algumas das normas de Sistema de Gestão da qualidade são a ISO 9001 e a IATF 16949.

A ISO 9001 é a grande precursora das normas de sistemas de gestão, como por ex. ISO 14001, ISO 27001, ISO 37001, ISO 37301, ISO 45001, ISO 50001. Todas elas seguem a mesma estrutura, o que facilita a implementação dos chamados Sistemas Integrados de Gestão.

Através dessas certificações ISO, todos os envolvidos com a empresa, como consumidores, fornecedores e outras partes interessadas, podem estar seguros de que todos os procedimentos realizados estão de acordo com padrões previamente estabelecidos.

Investindo no avanço da empresa

Uma organização que investe no SGQ (Sistema de Gestão de Qualidade), garante uma série de vantagens em diversas áreas e processos.

Melhoria da produtividade dos colaboradores: Com os processos se tornando mais eficientes através do SGQ, sem dúvidas haverá o aumento considerável da produtividade. E nesse caso, é importante destacar que produtividade não significa apenas produzir mais em menos tempo, mas também produzir com qualidade e menor custo para a empresa.

Aumento da satisfação e fidelização de clientes: Satisfação gera fidelização, afinal, se o seu cliente sabe que suas necessidades, desejos e exigências serão devidamente atendidos pelos serviços e produtos oferecidos pela sua empresa, logo, ele torna a comprar novamente e isso chamamos de fidelização.

Redução dos custos em todos os processos de produção: O cálculo para investir em qualidade é uma tarefa simples, mas que demanda responsabilidade e conhecimento, caso contrário, a falta de qualidade irá resultar em custos extras, como é o caso de situações em que há recall, reparo em garantia, retrabalho, descarte de materiais e produtos, tratamento de reclamações dos clientes, gerando danos à marca.

Aumento da competitividade no mercado: A partir do momento que a empresa realiza uma gestão eficiente da qualidade, as necessidades do cliente são melhor atendidas, há padronização dos processos, produtos e serviços, os custos de produção são controlados e isso leva a empresa a ter mais sucesso. Dessa forma, é possível ganhar mais visibilidade, posicionamento e destaque perante concorrentes.

Implementação da gestão de qualidade na empresa: Por onde começar?

Antes de tudo, comece envolvendo todos os profissionais que estão em torno deste processo, afinal, engajamento é a chave para o sucesso. Para isso, comunique com clareza o objetivo da implementação do sistema de gestão de qualidade para que todos possam compreender e apoiar este avanço.

Depois disso, esteja ciente de que será necessário realizar um mapeamento dos processos e identifique riscos e oportunidades. Além disso, estabeleça indicadores de desempenho e acompanhe a evolução de cada um dos processos, este acompanhamento é essencial para que os possíveis problemas sejam apontados e corrigidos da melhor maneira possível e de forma eficaz. Estabeleça planos de ação para redução dos riscos e a melhoria dos resultados dos processos!

Concentrar os esforços na manutenção dos processos definidos e na melhoria contínua deles também faz parte da implementação da gestão de qualidade para sua empresa. Através dessa etapa, vai ser possível obter processos mais eficientes e produtos/serviços de melhor qualidade, o que consequentemente gera atração de novos clientes e fidelização de consumidores, o que também agrega valor à marca.

Atingir mercados mais exigentes

Sem dúvidas, a certificação ISO 9001 é uma das principais referências no que diz respeito à qualidade e atualmente, é um requisito mínimo para fornecimento para outras empresas. Essa é uma excelente alternativa para atingir mercados mais exigentes e estruturar a gestão de qualidade na sua empresa.

Para alcançar esse objetivo, é preciso implementar os requisitos da ISO 9001 e certificar o seu Sistema de Gestão da Qualidade.

Conte com a Stance para garantir o avanço da sua empresa

Em processos como este, contar com uma empresa de consultoria é uma das melhores escolhas que podem ser feitas, afinal, todos os caminhos serão devidamente trilhados e guiados por profissionais qualificados rumo ao sucesso.

Para isso, conte com a Stance. Somos uma empresa de auditoria e consultoria que vai te auxiliar na implementação de SGQ na sua empresa. Nossa equipe é composta por uma equipe pronta para apresentar à você a melhor solução para sua empresa. Portanto, se você gostou de saber mais sobre o assunto e quer implementar SGQ, entre em contato com a gente.

Além disso, você também pode acompanhar todas as novidades através das nossas redes sociais, estamos no Facebook, Instagram, LinkedIn e também contamos com atualizações constantes em nosso blog. E para conhecer mais sobre nossos treinamentos, clique aqui.

Até a próxima!

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Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

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