Quem acompanha o Blog da Stance, sem dúvidas já leu muito sobre ESG, afinal, trata-se de um assunto importantíssimo e que já está no radar de grandes empresas há algum tempo. No caso de empresas menos experientes, o assunto pode gerar algumas dúvidas. Mas fique tranquilo, traremos todos os detalhes sobre como implementar os requisitos ESG e se tornar uma empresa sustentável.
O que é ESG e qual sua relevância para as empresas?
Com o objetivo de desenvolver diretrizes e recomendações que incluíssem questões ambientais, sociais e de governança, 20 instituições financeiras distribuídas por 9 países (incluindo o Brasil), se juntaram. A sigla em inglês: Environmental, Social and Governance, tem em sua tradução para o português os três termos que citamos anteriormente (ambiental, social e de governança).
A iniciativa liderada pela ONU resultou em um relatório chamado de “Who Cares Wins” (em português, “Ganha quem se importa”), e com isso, as práticas ESG se tornam de extrema importância para as empresas.
A Empresa ESG conta com uma série de benefícios, que levam ao sucesso e a obtenção de um grande diferencial perante a concorrência. Sendo assim, é possível destacar a redução do desperdício, o compliance (atendimento legal), o fortalecimento das relações com clientes, colaboradores e vizinhança e a redução dos impactos ambientais.
É justamente por isso que a implementação dos requisitos ESG se faz importante, afinal, é através disso que sua empresa estará cumprindo com a política, práticas ESG e todos os critérios que envolvem as ações, visando sempre um bom desempenho.
Vamos entender mais a fundo a política ESG
Compreendendo a sigla:
E – Environmental: Ambiental
Essa questão diz respeito ao compromisso da empresa com a preservação ambiental e dos recursos naturais. Sendo assim, para que tudo aconteça dentro dos conformes, é necessário atuar nos processos da empresa visando a redução da geração de resíduos, efluentes, emissão de gases (incluindo os gases de efeito estufa), desmatamento, consumo de combustíveis fósseis, entre outros.
S: Social
Tudo que envolve ações de determinada empresa com colaboradores, comunidade, fornecedores e clientes. Aqui, são abordadas questões como segurança do trabalho, assédio, diversidade, respeito às legislações trabalhistas, privacidade, proteção de dados, direitos e satisfação dos colaboradores, entre outros.
G – Governance: Governança
Aqui tratamos das questões relativas à administração das empresas, onde se destacam critérios como a conduta corporativa, composição dos conselhos, remuneração, relação com órgãos governamentais, compliance, transparência, prestação de contas, entre outros.
Tornando-se uma empresa ESG
É importante destacar que a implementação das práticas, para que a sua empresa se torne uma organização ESG, precisa vir da alta direção, com o desmembramento dos valores da empresa. A partir disso, a organização precisará estabelecer os indicadores, objetivos e metas vinculados aos conceitos da sigla ESG, assim como definir planos de ação com responsabilidade e recursos e começar a implementá-los. Além disso, é preciso que a empresa avalie mensalmente toda evolução dos indicadores.
Vale ressaltar também que a implementação das práticas ESG a nível operacional significa materializar em procedimentos e rotinas e os processos relevantes que afetam os indicadores. Para isso, as normas ISO 14001, ISO 27001, ISO 37001, ISO 37301, ISO 45001, ISO 50001 , SA 8000 e NBR 16001, fornecem uma estrutura completa para que sua empresa atenda a todos os conceitos ESG.
Veja algumas dicas de como implementar o ESG na sua companhia:
- Faça um diagnóstico de GAP para identificar os principais processos, atividades e atitudes que devem ser adequadas aos requisitos ESG.
- Defina sua estratégia ESG: Avalie como sua empresa atualmente lida com questões ambientais, sociais e de governança e determine onde você gostaria de estar no futuro. Desenvolva uma estratégia que identifique objetivos e metas claras e mensuráveis.
- Integre a estratégia ESG nas operações da empresa: Revise seus processos e cultura para que estejam alinhados a estratégia e conceitos ESG.
- Identifique áreas de melhoria: Com base no diagnóstico ESG, identifique as atividades da sua empresa que precisam ter seu desempenho aperfeiçoado e quais ações são necessárias para isso. Por exemplo, você pode implementar práticas de redução e reciclagem de resíduos, redução do consumo de combustíveis fósseis, apoio educacional às comunidades, etc.
- Desenvolva projetos que alinhem o atendimento às necessidades dos clientes às estratégias ESG.
- Comunique sua estratégia ESG: Crie um processo robusto de comunicação interna e externa, visando engajar os seus colaboradores, prestadores de serviço, fornecedores, clientes, investidores e outras partes interessadas. Certifique-se de que sua mensagem seja clara e consistente em todos os canais de comunicação.
- Meça e monitore o progresso: Estabeleça métricas e indicadores para medir o progresso em relação às suas metas ESG e monitore regularmente seu desempenho. Isso ajudará a garantir que você esteja alcançando seus objetivos e identificando áreas que precisam de mais atenção.
- Certificação: Embora não seja necessário, buscar uma certificação ESG pode ajudar a validar seus esforços e aumentar sua credibilidade com investidores, clientes e outras partes interessadas.
Lembre-se: O comprometimento da alta liderança é fundamental para o sucesso de qualquer estratégia ESG. Certifique-se de que a liderança esteja comprometida em apoiar a implementação dos requisitos ESG e em comunicar regularmente o progresso da empresa.
Como a ABNT PR 2030:22 pode ajudar sua empresa a se tornar ESG?
No Brasil, foi desenvolvido pela ABNT, um documento com finalidade orientativa, chamado de ABNT PR 2030:22, que estabelece todos os requisitos para uma empresa ESG e além disso também congrega as melhores práticas descritas nas normas ISO 14001, ISO 37001, ISO 45001, NBR 16001 e conceitos dos relatórios de sustentabilidade de acordo com o GRI.
A ABNT PR 2030:22 está dividida em eixos, dentro deles há temas que possuem diversos critérios. Seguem abaixo os temas para cada eixo:
Eixo Ambiental
· Mudanças climáticas
· Recursos hídricos
· Biodiversidade e serviços ecossistêmicos
· Economia circular e gestão de resíduos
· Gestão ambiental e prevenção da poluição
Eixo Social
· Diálogo social e desenvolvimento territorial
· Direitos humanos
· Diversidade, equidade e inclusão
· Relações e práticas de trabalhos
· Promoção de responsabilidade social na cadeia de valor
Eixo Governança
· Governança corporativa
· Conduta empresarial
· Práticas de controle e gestão
· Transparência na gestão
Conforme destacamos anteriormente, a ABNT PR 2030:22 cria uma estrutura na empresa para implementação do ESG. Para empresas que possuem as certificações ISO, a ABNT PR 2030:22 é um caminho seguro para estabelecer e atender uma política ESG.
Por isso, conte com a Stance
Somos uma empresa especialista em ESG e ISO, que conta com uma equipe preparada para atender você e sua empresa com a assessoria e os treinamentos necessários.
A STANCE oferece os seguintes serviços em ESG:
- Diagnóstico de ESG
- Palestras de conscientização em ESG
- Treinamento dos requisitos de ESG segundo a ABNT PR 2030:22
- Workshop para identificação de estratégias ESG junto às lideranças
- Assessoria para implementação do ESG
- Auditoria Interna conforme a ABNT PR 2030:22
Portanto, se você gostou de saber mais sobre como implantar ESG na empresa e quer investir em cursos e assessoria de ESG, conte com a Stance.
Clique aqui e entre em contato com a gente para garantir o melhor treinamento para seus colaboradores. Além disso, mantenha-se sempre muito bem informado através do Blog da Stance e nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.
Até a próxima!