A importância da valorização ao comportamento seguro por parte dos líderes

Se você acompanha o Blog da Stance, com certeza já deve ter aprendido muito sobre comportamento seguro, atitudes seguras no trabalho e tudo que permeia o assunto. Mas no artigo de hoje, vamos destacar que tão importante quanto a prática de atitudes seguras no trabalho pela equipe de colaboradores é a sua valorização por parte dos líderes da empresa.

Um líder que valoriza a cultura de segurança do trabalho, garante que a equipe como um todo esteja sempre engajada neste sentido e incentiva que os colaboradores sempre promovam essa cultura de comportamento seguro no trabalho.

comportamento-seguro

Ficou interessado? Então continue acompanhando este texto na íntegra para saber exatamente como um líder deve agir para garantir a valorização do comportamento seguro, realizando uma gestão de riscos eficiente e prevenindo os acidentes no trabalho.

Partindo do princípio: Como um líder em segurança deve agir?

Antes de qualquer coisa, precisamos destacar que um líder engajado com a segurança, está preocupado, não apenas com produtividade, mas também com pessoas. Sendo assim, quando o colaborador sente que o líder está presente, incentivando atitudes seguras, existe a redução de desvios de comportamento e de acidentes de trabalho, aumentando a produtividade da equipe como um todo.

Mas afinal, quais características um líder deve ter para exaltar sua preocupação com sua equipe?

Talento precisa ser aperfeiçoado, sendo assim, uma pessoa com capacidade natural para liderança, precisa evoluir e garantir que não haverá rigidez por falta de novos conhecimentos. Um bom líder, na maioria das vezes conta com uma série de características, como:

Influência: Com base em relações de confiança, um bom líder influencia as pessoas ao seu redor, sem precisar aplicar punições e gerar medo em sua equipe. O líder eficiente valoriza de forma clara e para toda a equipe as atitudes seguras dos colaboradores, acolhendo as manifestações e opiniões sobre segurança.

Exemplo: O líder engajado em segurança dá o exemplo para o time, garantindo o atendimento aos procedimentos e não cometendo desvios. Lembre-se: o exemplo do líder é demonstrado em atitudes e não em palavras vazias.

Suporte e orientação em segurança: O líder dá suporte e feedback para realização de atitudes seguras. Ele valoriza os comportamentos seguros e se posiciona claramente contra as atitudes de desvio de colegas e da equipe, garantindo o comprometimento das partes envolvidas com segurança.

Prevenção: Antes da realização de atividades de risco elevado, o líder conversa com a equipe identificando os riscos e as atitudes a serem tomadas para evitar acidentes.

Capacidade de comunicação: Quesito diretamente ligado à influência, afinal, quem se comunica bem, logo, tem a capacidade de influenciar grandes públicos. Quando não existe essa comunicação (que é essencial), existe o desempenho de funções às cegas e ao enfrentar incertezas, podem surgir desconfiança, desorientação e desmotivação.

comportamento-seguro

Reconhecer e influenciar bons desempenhos em segurança: Elogiar publicamente o trabalho seguro e a percepção de risco de um colaborador é muito importante para alcançar uma cultura sólida de segurança.

Disponibilidade e estar presente: Nada de ser o famoso “intocável”. Um bom líder não se esconde atrás de seu cargo, autoridade ou excesso de afazeres. Ele deve ser presente para a equipe, andando e acompanhando os processos, realizando observações comportamentais, participando de reuniões sobre segurança e orientando o time em comportamentos seguros.

Ser profissional e objetivo: O verdadeiro líder sabe motivar e orientar o seu time, mas também toma atitudes que demonstram seu compromisso com segurança, por isso, deve, quando necessário, dar advertência, suspender e dispensar trabalhadores que demonstram falta de compromisso com a segurança. É isso aí! Cabe ao líder tomar atitudes duras, quando se faz necessário!

Ser um líder e agir como um, pode trazer grandes resultados a equipe como um todo. Sendo assim, será possível ver gradativamente o aumento da produtividade, o prazer em fazer parte da empresa, a confiança dos colaboradores em seus superiores e o engajamento da equipe de forma geral.

Como criar uma cultura de segurança na empresa

Através do direcionamento do líder, é possível criar uma cultura de segurança na empresa para que todos estejam sempre agindo através de comportamento seguro, reduzindo riscos e prevenindo acidentes..

Sendo assim, atitudes, tomadas de decisão, valorização da equipe e dentre outras diversas questões podem garantir a criação de uma cultura de segurança na empresa. Líderes precisam estar sempre em alta, portanto:

Para se tornar um líder, siga outros líderes: Aquele que quer aprender sobre liderança precisa se inspirar em alguém, por isso, admiração, respeito e dedicação são essenciais.

Um líder completo é aquele que consegue dar os melhores resultados em diversas áreas, como produtividade, qualidade, segurança e meio ambiente.

Desenvolva sua capacidade de percepção de riscos, entenda melhor os requisitos das NRs – Normas Regulamentadoras e faça um curso de desenvolvimento pessoal: Treinamento, cursos e todo tipo de conhecimento é sempre bem vindo, portanto, invista em você e na sua capacidade de liderar com segurança.

De que forma o líder pode apoiar de forma ativa os comportamentos seguros no trabalho?

Monte um cronograma de DDS: Organize todas as suas ideias e utilize os Diálogo Diário de Segurança (DDS) como momento para conversar sobre segurança com a equipe. Não se esqueça que é preciso constância, preparação e determinação para que seja possível passar confiança através das palavras. Depois de estruturar os DDS, incentive os colaboradores a puxarem as reuniões!

Participe das Observações Comportamentais e Inspeções de Segurança: Através delas, o líder aprende sobre comportamento seguro e demonstra para o time seu engajamento no tema.

Apresente seus indicadores de segurança para seus superiores e equipe: Isto mostra o quanto o líder assume a responsabilidade pela segurança da equipe. Jamais justifique resultados ruins! Em vez disso, proponha ações de melhoria!

Participe do Comitê de Segurança e da CIPA: Um líder que inspira é aquele que sempre está presente em ações de segurança.

comportamento-seguro

Conheça os riscos da sua operação: Tendo domínio das atividades e de seus riscos, o líder passa a conseguir conversar com a equipe sobre a percepção de riscos e a prevenção de acidentes.

Dê feedback: Os desvios somente são eliminados quando são tratados abertamente. Converse individualmente sobre os problemas de segurança do colaborador e alerte sobre os riscos que ele está correndo.

Distribuição de material informativo é essencial: Cartilhas, folders e todo tipo de material informativo é sempre muito bem vindo. Atitudes como essa aumentam a presença do líder e favorecem a cultura de segurança, pois dessa forma é possível ver os colaboradores engajados nas ações da empresa.

Treinamentos voltados para a segurança no trabalho são muito importantes no processo de liderança

Para que você se torne um líder, é preciso ter conhecimento. Por isso, invista em uma empresa que esteja atualizada e que conte com o que há de melhor em conteúdos para que você possa se atualizar e garantir mais ensinamentos a respeito de comportamento seguro.

Para isso, aposte na Stance. Somos uma empresa de consultoria na área de segurança do trabalho, comportamento seguro e ISO 45001. Realizamos diagnósticos, pesquisas de clima de segurança e projetos de implementação de comportamento seguro. Além disso, promovemos treinamentos para NRs. Entre em contato com a nossa equipe e tenha em mãos todo conhecimento que você necessita,

Gostou de saber mais sobre o assunto? Então continue acompanhando a Stance nas redes sociais. Instagram | Facebook | LinkedIn | Blog da Stance

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?