Em um cenário de constantes mudanças, quando falamos do mercado de trabalho, a especialização e atualização é fundamental para assegurar um lugar de destaque, importante tanto para o funcionário, quanto para a empresa que o contrata, que conta com mão de obra qualificada e passa a ter vantagens perante os concorrentes. Neste contexto, surge o conceito de andragogia.
Diferentemente da educação para crianças, a educação de adultos contempla métodos e ferramentas que permeiam a realidade dos participantes do treinamento para abordar conteúdos relevantes. Isto permite maior absorção do conteúdo programático e resultados de aprendizado mais eficazes.
Nesse sentido, a andragogia é o nome dado à educação para adultos e é aplicada em diversos contextos, seja na educação formal, profissional eou empresarial, por meio de reuniões, palestras, cursos e treinamentos. O termo nasceu na década de 70 e define uma metodologia baseada na motivação e autoconhecimento do aluno, cuja experiência de vida é levada em consideração.
O método andragógico trabalha a partir de situações comuns do dia-a-dia, com soluções para problemas reais, proporcionando conhecimento que agrega valor de uso, já que os adultos são indivíduos que já carregam uma bagagem de conhecimento de experiências anteriores.
A pedagogia, no entanto, é comumente aplicada na educação de crianças, já que pode ser utilizada como um ponto de partida na busca do conhecimento. Nela, o professor é a figura central na experiência de aprendizagem, onde é priorizada a transferência do conhecimento e não a discussão sobre sua aplicabilidade, colocando a experiência de vida como fator pouco relevante para a aprendizagem.
Diferenças entre o método andragógico e pedagógico
A principal diferença entre andragogia e pedagogia está no público que se deseja atingir. A pedagogia é um método melhor aplicado em crianças e adolescentes e acontece através de uma comunicação vertical, de professor para o aluno, com o objetivo de promover desenvolvimento adequado para a formação de indivíduos por meio de um conteúdo programado. A andragogia prevê a comunicação horizontal, recíproca entre aluno e professor, que é tido como facilitador. O método considera que os alunos possuem experiências que devem ser aplicadas durante o treinamento. Visa a auto realização do indivíduo em um ambiente de aprendizagem dinâmico.
Confira 5 vantagens do treinamento com andragogia:
- Treinamentos desenvolvidos para as demandas da empresa e do profissional
- Autonomia para o profissional
- Participação ativa dos profissionais, com estímulo à inovação
- Otimização do conteúdo com aplicação prática
- Associa as experiências existentes com o novo conteúdo.
O que é heutagogia e como ela se diferencia dos outros métodos?
A heutagogia é um modelo de ensino ano qual o aluno é responsável pela busca do conhecimento, sendo ele o agente principal de seu próprio aprendizado. Esse método é definido como aprendizagem autodeterminada e está relacionado à evolução da tecnologia, que permitiu que o aluno utilize as ferramentas digitais para promover a autoaprendizagem.
Ao comparar a heutagogia com os outros métodos de construção do conhecimento, é considerado que no método pedagógico o ensino é centralizado e conduzido pela figura do professor. Já no método andragógico, o aluno desempenha um papel mais ativo, que demanda de maior compreensão de suas necessidades por parte do professor antes de iniciar o aprendizado. E por fim, na heutagogia, o aluno é quem ensina e aprende, assumindo uma posição totalmente ativa, e o professor é acionado somente quando solicitado pelo aluno.
Andragogia no treinamento empresarial
A andragogia no treinamento empresarial fornece ferramentas de ensino adequadas à realidade do colaborador dentro da empresa, com o desenvolvimento de habilidades e competências que agregam em sua vida profissional. A troca de conhecimento ocorre em via dupla entre professor e aluno e traz resultados mais significativos, com uma abordagem específica para adultos, que considera suas necessidades e vivências. Na andragogia é fundamental conhecer os treinandos para oferecer uma experiência mais engajadora e eficiente. A metodologia da andragogia pode ser aplicada tanto em cursos presenciais como em cursos EAD de acordo com as particularidades dos alunos.
Por que utilizar esse método na capacitação de funcionários?
No mercado corporativo, o treinamento aplicado com o método da andragogia é realizado com base na vivência empresarial, permitindo que o aluno resgate experiências de sua área de trabalho e elimine dificuldades ou dúvidas que ficaram para trás, o que torna mais fácil absorver o conteúdo de novos treinamentos.
Onde encontrar treinamentos com o método andragógico?
A STANCE é uma empresa de assessoria e treinamento com 15 anos de história. Entre as nossas especialidades estão as consultorias e treinamentos em certificações ISO, Compliance, LGPD e Normas Regulamentadoras (NR).
A STANCE realiza treinamentos presencialis e online. Também fornece cursos EAD que fornecem a facilidade de obter a capacitação no local e horário adequados a cada participante e de acordo com as recomendações da empresa.
Os cursos STANCE são ministrados por profissionais qualificados, com a utilização da metodologia da andragogia, que garante a eficácia dos treinamentos com um maior nível de absorção do conteúdo pelos treinandos.
Atuamos nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde, comportamento seguro, responsabilidade social, LGPD e compliance com know-how para entregar diversas soluções em treinamentos e consultoria empresarial. Nós já atendemos mais de 500 empresas ao longo desses anos em todo o Brasil e possuímos metodologia estruturada para atender ainda mais clientes que desejam obter suas certificações e capacitar seus funcionários para um ambiente de trabalho mais satisfatório.
A STANCE domina os requisitos legais para atendimento à legislação e normas regulamentadoras. Disponibilizamos o sistema de requisitos legais REMINDER, que garante o conhecimento e gestão da legislação aplicável a seu negócio.
Contamos também com o curso de multiplicadores, que orienta a formação de novos instrutores, destinado a capacitar líderes e equipes de facilitadores.
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