Plano de Atendimento a Emergências – como implementar?

plano de atendimento a emergências

Foco e planejamento são essenciais para qualquer atividade do nosso dia a dia no trabalho. Porém, em situações de emergência, estes dois termos se tornam ainda mais importantes e é exatamente por este motivo que existe o PAE, também conhecido como Plano de Atendimento a Emergências. O nome já fala por si, mas a seguir iremos explicar detalhadamente a respeito do assunto.

  

O que é o PAE?

Trata-se de um documento que define informações, responsabilidades e diretrizes para atendimento de possíveis situações emergenciais. São procedimentos técnicos e administrativos que tem a finalidade de garantir respostas rápidas e extremamente eficientes no combate a emergências. Ou seja, diante de casos de vazamentos, explosões, incêndios e até mesmo desastres naturais como tempestades, inundações e terremotos, este Plano de Atendimento de Emergências determinará as ações de resposta do gestor ou autoridade pública.

  

plano-de-atendimento-a-emergencia

Este documento tem como principal objetivo orientar, treinar, agilizar e facilitar todas estas ações, com intuito de minimizar possíveis perdas e desta forma, proteger seus funcionários, clientes, comunidades vizinhas, o meio ambiente e patrimônios da empresa.

 

Um aspecto fundamental do Plano de Atendimento a Emergências está relacionado à sua implementação nas empresas, bem como sua manutenção e integração com outros sistemas de respostas em casos emergenciais (por ex. através do PAM-Plano de Auxílio Mútuo da região). Sendo assim, é imprescindível um programa de treinamento e simulações, com exercícios teóricos e práticos, com o objetivo de atualização permanente, revisão periódica do plano e qualificação da equipe.

 

Sua empresa precisa cumprir com todas as normas necessárias

Além de cumprir com a NR23 que se refere especificamente à proteção contra incêndios, é de extrema importância que as empresas planejem ações de resposta a outros tipos de emergência, como por exemplo, vazamentos de produtos químicos perigosos, de inflamáveis e combustíveis, resgate de acidentados, acidentes com produtos químicos em vias públicas, etc. É fundamental que as empresas cumpram as legislações federais, do estado e município para o combate e prevenção a emergências. Estas legislações vão de leis a decretos, bem como normas e instruções técnicas elaboradas pelo Corpo de Bombeiros.

  

Dentre as instruções técnicas do Estado de São Paulo, encontramos a IT17, cujo objetivo é estabelecer as condições mínimas para a formação, implantação, treinamento e reciclagem da brigada de emergência, para que possam atuar em edificações e áreas de risco. Uma norma ABNT que trata do tema e tem a abrangência federal é a NBR 14.276/20 – Brigada de Incêndio e Emergência – Requisitos e Procedimentos, que foi recentemente revisada. O combate aos princípios das emergências é primordial pois protege a vida, o patrimônio e reduz danos ao meio ambiente.

 

Como elaborar e implementar o PAE?

Responsáveis pelo setor de saúde, segurança do trabalho e meio ambiente serão as peças fundamentais para a elaboração do Plano de Atendimento a Emergências. Para a elaboração deste documento, é importante partir do conhecimento das vulnerabilidades da empresa, ou seja, onde podem estar localizadas as possíveis emergências? Dessa forma, o próximo passo é fazer um levantamento a respeito dos perigos internos e externos. Para cada uma dessas vulnerabilidades, deve haver uma medida necessária para seu controle.

 

A ISO 14001 e a ISO 45001 estabelecem que deve-se identificar os aspectos ambientais e perigos, respectivamente. Dentre eles, deve-se buscar também as potenciais emergências que possam gerar impactos ao meio ambiente e danos ao colaborador. Elas devem ser analisadas e, segundo estas normas, a empresa deve planejar, disponibilizar infraestrutura, treinar suas equipes e fazer simulações para realizar o combate aos princípios da emergência.

  

Vale destacar que as ações que foram citadas anteriormente irão nortear a definição dos recursos que serão necessários para a implementação (EPIs, EPCs, dispositivos de contenção de vazamentos e ferramentas a serem utilizadas devem ser levados em consideração). É importante deixar explícito no documento onde se encontram os recursos e se há disponibilidade de acioná-los a qualquer momento. 

plano-de-atendimento-a-emergencia

Além disso, os locais mais suscetíveis e as saídas de emergência devem ser apontados em uma planta baixa da organização. Todas as localizações reconhecidas como rotas de fuga e pontos de encontro devem estar indicados no PAE e nos locais, através de placas sinalizadoras..

 

Para implementar o plano de atendimento a emergências em sua empresa, alguns requisitos precisam ser levados em consideração:

 

Seleção e Treinamento da Brigada de Emergência:

A primeira etapa a ser realizada é definir o número dos brigadistas. O cálculo depende do risco e da compartimentação da sua empresa. Este cálculo é feito a partir da instrução do Corpo de Bombeiros do seu estado e da NBR 14.276/20 – Brigada de Incêndio e Emergência – Requisitos e Procedimentos.

 

Após o cálculo do número de Brigadistas, deve-se selecionar a sua equipe. Sugerimos que os critérios sejam a habilidade em lidar com situações extremas e pesadas, além do turno dos colaboradores. Lembre-se que sua Brigada de Emergência deve contar com pessoas em todos os turnos e galpões da empresa.

 

Definidos os nomes da equipe da Brigada, o próximo passo é qualificá-los como brigadistas (treinamento teórico e prático). Lembre-se que eles precisam ser treinados conforme a IT do seu estado ou a NBR 14.276/20. Os Brigadistas precisam ter treinamento de reciclagem a cada ano!

 

Algo que deve ser lembrado: Para manterem a sua qualificação, os brigadistas precisam se reunir mensalmente. Uma dica é fazer simulações nestes encontros: assim, você atende a IT e também a ISO 14001 e ISO 45001!

 

Conscientização:

O processo de conscientização conta com palestra didática sobre a rotina que os colaboradores da empresa irão realizar no caso de emergência. O objetivo é que conheçam os procedimentos que serão executados em situações emergenciais e os tipos de toques do sistema de alarme. Em destaque, é importante conter representações gráficas de rotas de fuga e saídas de emergência e é importante ter estas representações fixadas na entrada principal e pontos estratégicos da empresa para facilitar a visualização.

 

Infraestrutura:

Elabore e adquira os equipamentos que serão usados durante o combate! Através das identificações dos aspectos ambientais da ISO 14001 e dos perigos da ISO 45001, é possível identificar as situações de emergência e os produtos químicos armazenados na empresa. A partir daí, crie uma lista com os equipamentos necessários. Através das FISPQs dos produtos químicos, você consegue saber os EPIs que precisa em cada local da empresa. Não esqueça dos equipamentos de comunicação, pois são fundamentais para o processo de combate!

 

Algumas opções de materiais para controle da emergência são:

– Panos

– Luva PVC

– Roupas adequadas

– Óculos de Proteção

– Pá

– Enxada

– Máscara Vapores Orgânicos

– Máscara Vapores Ácidos

– Máscara de ar mandado

– Botas de PVC

– Sinalizações de “PERIGO – AFASTE-SE”

– Cones de PVC

– Fita Zebrada

– Martelo Comum de Madeira

– Batoques de Madeira

– Almofada Impermeável de Neoprene

– Tirante para Amarrar Almofada

– Lona impermeável

– Areia

– Serragem

– Absorventes industriais

– Barreiras de contenção

– Bloqueio de ralo e bueiro

– Macas

– Kit de primeiros socorros

– Rádio

 

 

A infraestrutura também inclui os hidrantes, mangueiras, extintores de incêndio, sistema de alarme, luzes de emergência, bombas, gerador de energia, etc. Eles devem sempre estar em perfeitas condições. Para isso, é importante que a Brigada faça inspeções periódicas nestes equipamentos e que reporte e cobre dos responsáveis as ações relacionadas a quaisquer problemas identificados. Sugerimos que estes equipamentos sejam incluídos no plano de manutenção preventiva da sua empresa.

  

Exercícios simulados:

 

Com a finalidade de capacitar a evacuação dos presentes em situações de emergência, devem ser realizados exercícios simulados.

 

Para garantir a prevenção de riscos e segurança de seus colaboradores, é importante apostar em uma consultoria de gestão de qualidade para que o Plano de Atendimento a Emergências seja implantado de forma eficaz e com total proteção aos seus colaboradores, patrimônios e meio ambiente.

 

Todo simulado deve ser seguido por uma análise crítica dos resultados. Identifique o que deu certo, quais são os problemas e elabore planos de ação sobre eles. Dica: garanta que os planos de ação sejam realizados no prazo acordado.

A Stance garante a qualidade que sua empresa precisa

Temos como principal foco a consultoria, auditoria e implementação de normas regulamentadoras. Além disso, somos especialistas em treinamentos e cursos para que sua empresa garanta total cumprimento das normas propostas.

 

Contamos com uma equipe de profissionais qualificados e que utilizam da metodologia de andragogia para garantir um alto nível de absorção dos conteúdos repassados durante os treinamentos. Portanto, se você busca o sucesso para a sua empresa, assim como seu destaque perante a concorrência, conte com a Stance.

  

plano-de-atendimento-a-emergencia

No atendimento a emergências, a STANCE realiza:

  • Assessoria na elaboração do PAE – Plano de Atendimento a Emergências

Cursos:

Em nosso site você encontra cursos presenciais e à distância para que você garanta o melhor para sua organização como um todo. Se você gostou de saber mais a respeito do Plano de Atendimento a Emergências e não quer perder nenhuma novidade a respeito deste e de outros assuntos, continue acompanhando nosso blog, contamos com atualizações constantes para lhe manter bem informado. Além disso, nosso site e redes sociais (Facebook/Instagram/LinkedIn) estão à disposição para que você esteja sempre perto de nós.

 

Nos vemos em breve!

 

 

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?