Elevar a segurança, a funcionalidade, otimizar recursos, melhorar a qualidade dos serviços prestados e reduzir falhas operacionais são apenas algumas das vantagens relacionadas aos serviços de facilities quando unidos à norma ISO 41001, que entra como responsável por estabelecer os parâmetros de qualidade para este tipo de serviço, o que se encaixa perfeitamente às operações de shopping centers.
E é exatamente sobre isso que falaremos no artigo de hoje. Vamos entender mais sobre a ISO 41001 para shopping centers, quais são seus diferenciais, entender o que é abordado pela norma, qual sua importância e por que é necessário garantir a certificação ISO.
O que é a ISO 41001 e quais são as disposições da norma?
Antes de tudo, vamos partir do princípio e compreender rapidamente o que são facilities. É bem provável que você já tenha ouvido falar nesse termo alguma vez e em resumo, a palavra significa em sua tradução literal “facilidades” e diz respeito aos serviços de infraestrutura e utilidades como limpeza, segurança e manutenção predial, por exemplo.
Esse termo está diretamente relacionado a uma área maior, chamada de gestão de facilities, também chamada de facility management, é uma área multidisciplinar relacionada a coordenação de espaços, infraestruturas, pessoas e organizações.
Agora que você já sabe do que se trata o termo, vamos compreender mais sobre a ISO 41001 para shopping centers. O objetivo das normas ISO é estabelecer parâmetros de qualidade que devem ser seguidos durante a execução de alguma atividade.
Quando falamos da ISO 41001, estamos tratando da primeira normativa a ser definida especificamente para a gestão de facilities. Foi nessa norma em que foram definidos os requisitos que precisam ser seguidos quando uma empresa precisa comprovar uma entrega efetiva e eficiente de facility management (FM), estando em perfeito acordo com os objetivos de quem solicitou o trabalho.
Uma das principais determinações da norma é o foco direcionado às pessoas, tanto ao profissional de FM quanto ao colaborador de modo geral. Ou seja, garantir o bem-estar dos trabalhadores, usuários e visitantes do ambiente é fundamental.
Outros pontos importantes: graças à ISO 41001 para shopping centers, há a padronização de qualidade na área de utilidades, além disso disso, à medida em que é implementada, garante que a gestão de facilities esteja associada aos propósitos da empresa, o que eleva a eficiência e garante que a mesma alcance seus objetivos. Vale ressaltar que a implementação de normas ISO como a ISO 41001, pode ser feita em qualquer empresa, independente de seu porte ou segmento.
Principais diferenciais da ISO 41001 e qual a importância da norma
Dentre os principais diferenciais da ISO 41001 para shopping centers, podemos citar o monitoramento dos SLAs dos processos internos e de prestadores de serviços, o controle da manutenção da infraestrutura, a abertura e gestão de chamados, entre outros.
Quando falamos na importância do Sistema de Gestão de Facilities, estamos focando na melhora da qualidade dos serviços, resultando na satisfação dos usuários e dos demandantes dos serviços, levando também ao controle e a redução de custos e riscos. Com disso, é possível proporcionar maior controle das atividades, redução dos tempos de atendimento, aumento da segurança para os frequentadores e a otimização de recursos como um todo.
Como a norma segue os mais altos padrões internacionais, também é possível expandir a prestação de serviços de forma padronizada, além de garantir maior consciência do nível de serviço que precisa ser entregue, assim como a identificação de oportunidades de melhoria em todos os âmbitos.
Garantir a certificação faz da empresa um lugar confiável e de alto padrão, como é o caso do Shopping Center Norte, um dos principais shoppings da grande São Paulo, que recentemente se certificou na norma ISO 41001:20 pela Fundação Vanzolini, que é ligada à Engenharia de Produção da POLI-USP.
O Shopping Center Norte foi assessorado pela Stance para a implementação da ISO 41001:20 e já obteve diversos resultados positivos, como por ex. maior controle dos SLAs dos processos internos, fornecedores e prestadores de serviço, valorização da gestão de riscos e oportunidades, novos indicadores voltados à eficiência operacional, maior formalização das rotinas gerenciais e operacionais, revisão dos processos que garantem a segurança dos colaboradores, entre outros.
Assim como citamos anteriormente, empresas e instituições de qualquer segmento, independente de ser grande ou pequena, podem garantir a certificação ISO 41001:20 para alcançar padrões de serviço cada vez melhores, como é o caso de hospitais, data centers, escolas, hotéis e muitos outros.
Garanta qualidade em todos os aspectos da sua empresa com a Stance
Agora que você sabe mais sobre a ISO 41001 para shopping centers e diversos detalhes acerca do assunto, é hora de escolher uma empresa de consultoria em normas ISO para garantir a implementação da gestão de facilities no seu cenário empresarial.
Portanto, se você busca uma empresa de consultoria, treinamento e auditoria que seja de confiança, para que nenhum detalhe sobre como implementar a ISO 41001 na sua empresa passe despercebido, então escolha a Stance.
Somos uma empresa especializada na Gestão da Qualidade, Meio Ambiente, Saúde e Segurança do Trabalho e Compliance, que conta com uma equipe de profissionais altamente especializada para melhor atendê-lo, prestando consultorias e oferecendo treinamentos voltados para a implementação de normas ISO e demais NRs. Quer garantir a certificação ISO para a sua empresa? Então entre em contato conosco e eleve o padrão da sua organização.
Gostou de saber mais sobre a norma ISO 41001 para shopping centers? Então continue acompanhando o Blog da Stance e mantenha-se bem informado através das nossas redes sociais: Facebook | Instagram | LinkedIn.
Até a próxima!