Competência e conscientização do colaborador : a importância de se realizar um bom controle

Quando pensamos na eficiência de uma empresa, associamos diretamente a todos os pilares que a compõem e dentre os principais estão os colaboradores da organização, figuras essenciais para o bom funcionamento da mesma. Sendo assim, podemos destacar que o investimento neste pilar tão importante é primordial para aprimorar a qualidade dos serviços prestados. Tendo em vista tamanha importância deste setor, assegurar mais conhecimento para os colaboradores através de treinamentos é essencial, pois desta forma será possível garantir competência, qualificação e conscientização do colaborador e das equipes presentes na empresa.

Entendendo mais a respeito de competência e conscientização

Podemos definir o termo “competência” como a capacidade de aplicar conhecimento e habilidades para alcançar resultados pretendidos. Este conceito se soma ao significado da palavra “conscientização”, que trata da percepção e da observação de cada colaborador, para que todas as regras e normas sejam cumpridas da forma correta, ou seja, são processos contínuos que visam adequar o ambiente empresarial e fazer com que todas as ações dentro da empresa sejam realizadas da forma correta, sem desvios, sempre respeitando diretrizes empresariais, normas da qualidade, do meio ambiente e da segurança do trabalho (normas regulamentadoras), entre outras.

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Os fatores citados acima, ou seja, a competência e a conscientização, são questões chave para que a organização forneça produtos e serviços com qualidade, minimizando desta forma, os impactos ambientais, além de evitar acidentes e possíveis doenças que poderiam vir a prejudicar a saúde do colaborador.

Podemos destacar a necessidade da competência e conscientização nas ações da empresa através da ISO 9001, ISO 14001, ISO 27001, ISO 37001, ISO 45001, ISO 50001 e ISO 55001, que são normas que contam com o requisito 7.2, que diz respeito à competência e o 7.3, referente à conscientização.

O que o requisito 7.2 diz sobre a competência?

Esta cláusula das normas ISO indica de que forma uma empresa deve conduzir tal assunto em seu Sistema de Gestão. Sendo assim, ao se tratar do gerenciamento das competências, é necessário estar atento a alguns detalhes. Ou seja, é importante determinar a competência requerida para cada cargo, afinal, de nada adianta selecionar pessoas através de gostos pessoais e afinidades. Desta forma, pode-se dizer que uma empresa que leva seu SGQ (Qualidade), SGA (Meio Ambiente), SGSS (saúde e segurança), SGSI (segurança da informação) a sério, determina préviamente as competências necessárias que deverão ser buscadas em cada colaborador, antes de formar as respectivas equipes de trabalho.

Além disso, deve-se identificar as necessidades de treinamento requeridas em cada processo e equipes. Este levantamento deve levar em conta que é essencial que as pessoas sejam competentes e para isso, a organização pode levar alguns pontos em consideração: educação, treinamento e experiência.

O que o requisito 7.3 diz sobre a conscientização?

Ele determina que os colaboradores devem estar conscientes sobre a política e objetivos da qualidade, meio ambiente, saúde, segurança, privacidade de dados, etc. Também estabelece que as equipes devem conhecer os potenciais impactos adversos gerados por realizarem desvios nas suas rotinas e quais são os perigos e os riscos das suas atividades para o resultado final da organização. A ISO 45001 também estabelece que os colaboradores devem ter sua percepção de riscos desenvolvida.

Controle operacional também é fator essencial

Antes de tudo, é preciso entender o que é o controle operacional (ou na saúde e segurança denominado controle administrativo): procedimento que determina a rotina de trabalho da empresa e que compreende as atividades que influenciam no desempenho da qualidade, meio ambiente, saúde e segurança, etc. Sendo assim, o controle operacional é fator primordial para garantir que os processos e os colaboradores trabalhem dentro de padrões e respeitem às normas, regras, regulamentações e legislações.

Tendo conhecimento a respeito disso e dos conceitos de Competência e Conscientização, podemos destacar que as normas regulamentadoras, especialmente a nova NR1 determinam que a empresa controle as competências de cada colaborador e a validade dos treinamentos de segurança do trabalho, fazendo com que a empresa reduza acidentes, doenças e garanta o compliance. Por outro lado, diversas normas da qualidade determinam que os times possuam competências obrigatórias que são revalidadas periodicamente, como por exemplo, os colaboradores que realizam atividades de solda e ensaios não destrutivos..

Investimento que gera uma infinidade de benefícios

Quando uma empresa investe na competência e conscientização dos colaboradores, ela permite a evolução e a motivação da equipe. Além de atender às normas ISO e as NRs, a melhor competência da força de trabalho melhora o desempenho da empresa, seus resultados e a prepara para o futuro. Afinal, um dos maiores riscos gerenciais de uma organização é a perda do conhecimento!

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Para atingir os objetivos de competência e conscientização do colaborador, existem diversas ferramentas e algumas delas estão descritas na nova ISO 10015, de julho de 2020. Estes possíveis controles poderão ajudar a garantir total competência e conscientização do colaborador. A seguir listaremos algumas das ferramentas que podem facilitar à empresa a garantir a competência, qualificação e conscientização do colaborador:

  • Em relação à competência, identificamos as atividades a serem utilizadas: levantamento de necessidade de treinamento, planejamento dos mesmos, avaliação da eficácia dos treinamentos, tabelas com cursos (incluindo nomes de cada colaborador e validade dos treinamentos) , matriz de versatilidade (relaciona o nome do colaborador, atividade realizada, treinamento realizado), emissão de crachás com autorizações, entre outros. Relembrando, as competências podem ser atingidas através de formação (educação), treinamento e experiência e os treinamentos podem ser realizados de forma presencial, remoto (síncrono) e EAD (assíncrono).

  • Para conscientização e comunicação, podemos aplicar treinamentos formais e informais – DDS ou DSS (discurso diário ou semanal de segurança), cartazes, banners, quadros de aviso, descanso de tela, atividades lúdicas, mensagens para os colaboradores e etc.

Gestão de Competências é sinônimo de sucesso na empresa

Para garantir o sucesso da sua empresa, é essencial contar com um controle eficiente do processo de competência e conscientização do colaborador e foi pensando justamente nisso que a Stance desenvolveu um aplicativo que permite sua gestão adequada. O app é muito versátil e inclui pré-requisitos de qualificação, validade de treinamentos, matrizes de versatilidade e emissão de crachás de autorização. Tudo isso sempre pensando no melhor para gestores e equipes operacionais e garantir o compliance empresarial! Fale com a STANCE e conheça o app de Gestão de Competências!

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Portanto, se você deseja elevar o nível da sua empresa, conte com a Stance. Somos uma empresa especialista em auditoria, consultoria e responsável por desenvolver uma série de treinamentos para garantir a certificação ISO e a qualificação da sua equipe.

A STANCE possui todos os treinamentos obrigatórios de NR – Normas Regulamentadoras, seja de formação ou de reciclagem, nos formatos presencial, online e EAD. Aproveite o momento em que foi realizado o Ato Declaratório 61/21 que encerra a vigência da Medida Provisória 1.046 de 27/04/21 (suspendia a necessidade dos treinamentos de NRs na pandemia do COVID-19) e planeje com a STANCE a reciclagem da sua equipe nas NRs.

Utilizamos do método de andragogia para ministrar nossos treinamentos pois trata-se de um método que facilita consideravelmente o aprendizado dos treinandos. Além disso, desenvolvemos apps para requisitos legais, compliance e também o novo sistema de gestão de competências. Entre em contato conosco e descubra como nosso app irá ajudar sua empresa a gerenciar a qualificação da sua equipe.

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Nos vemos em breve!

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Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

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