Com foco na evolução profissional dos colaboradores, o feedback é uma ferramenta construtiva de comunicação, avaliação e incentivo que visa melhorar tanto o comportamento quanto o desempenho dos funcionários.
Sendo assim, podemos destacar que é nesse momento em que gestores compartilham com um colaborador, suas impressões profissionais a respeito de uma tarefa executada e também sobre o seu desempenho na empresa.
É comum ouvirmos que essa ferramenta faz parte de forma ativa da rotina das organizações, mas neste artigo, iremos descobrir qual sua real importância na gestão de pessoas. Portanto, se você se interessa sobre o assunto e quer saber mais, continue acompanhando este artigo na íntegra.
Entendendo mais sobre feedback
A tradução do termo em sua forma literal representa a junção das palavras feed (alimentar) e back (de volta), podendo ser traduzida como retroalimentação. É popularmente conhecido como uma forma de alinhamento de expectativas, análise e avaliação de comportamento e retorno sobre as atividades que vêm sendo desenvolvidas na organização, ou seja, é uma bússola que guia os colaboradores em relação ao caminho que devem seguir para atender a todos os requisitos da liderança e da empresa. Ele usa a lógica do PDCA.
É importante destacar que não se trata de uma avaliação subjetiva e precisa sempre estar amparada por argumentos sólidos que validem o retorno que aquele colaborador está recebendo por suas atividades.
Geralmente, pode ser relacionado a soft skills ou questões comportamentais e hardskills (habilidades e conhecimentos técnicos), podendo também serem analisadas algumas posturas relacionadas a empatia, ética, capacidade de resolução de conflitos, flexibilidade e adaptabilidade, por exemplo.
A importância do feedback na gestão de pessoas
De forma simples e objetiva, a importância do feedback na gestão de pessoas se dá pelo fato de que essa é a principal maneira de uma empresa reconhecer cada um dos seus colaboradores, simultaneamente implementando a cultura de melhoria contínua no negócio.
A ferramenta cumpre com seu objetivo de fornecer aos funcionários informações sobre como a empresa (e principalmente seus gestores) estão enxergando a participação do colaborador na rotina empresarial e sua organização como um todo, assim como sua postura profissional.
Ou seja, é por meio do feedback dado pelos gestores, que o colaborador consegue observar se está no caminho certo, fazendo o que deve ser feito e é esperado pela empresa ou se precisa recalcular a rota e ajustar possíveis erros que vem ocorrendo no dia a dia.
Mas fique tranquilo! Feedback não é uma “bronca” e muito menos uma sequência de elogios, ele é uma ferramenta construtiva para alinhar e realinhar os profissionais em relação aos seus comportamentos, resultados, impacto que trazem para a empresa e de que forma podem otimizar os resultados obtidos até o momento.
Tipos de feedback
- Positivo
Serve como uma injeção de ânimo para o colaborador! Mesmo que o profissional esteja se destacando e indo muito bem dentro da empresa, apresentando uma postura profissional exemplar e resultados alinhados com o que a organização espera, o feedback positivo entra como uma forma de reconhecimento.
- Negativo
Em casos em que a empresa conte com profissionais rendendo abaixo do esperado, ou que tenham comportamentos totalmente fora do esperado e desalinhados com a cultura do negócio, o feedback negativo entra como uma maneira de ajudar estes profissionais a encontrarem o caminho para a produtividade, engajamento e melhoria profissional.
Diante de cenários como esse, é fundamental que o colaborador saiba que está percorrendo um caminho que não é o ideal, mas através do feedback a empresa mostra que está disposta a ajudá-lo a mudar de direção. Por isso é importante usar dados e argumentos que não sejam emocionais ou subjetivos, apontando também os pontos positivos para garantir mais motivação ao colaborador, visando melhorar o que foi apontado.
Agora que você já sabe quais são os tipos de feedbacks existentes, é possível destacar ainda mais sua importância para o colaborador. De maneira transparente, é possível que o gestor compreenda seu funcionário e o auxilie a se encontrar em um estado de constante melhoria.
Quando se “recupera” um profissional que previamente estava em um estado de queda de rendimento, a empresa ganha um colaborador de alta performance (ou que está no caminho para isso), o que mais uma vez amplia a produtividade individual e coletiva, garantindo vantagens para a empresa e para o funcionário. Sem contar o fato de que este tipo de ferramenta auxilia na eliminação da necessidade de substituição (o que reduz custos trabalhistas e também a necessidade de buscar, contratar e treinar um novo colaborador).
Como dar um bom feedback aos colaboradores?
- Tenha um espaço privado e inclua o RH no processo
Expor um colaborador diante da equipe, fazendo um feedback aberto e sem planejamento? Jamais! Separe uma sala para garantir uma conversa privada e sem possíveis exposições.
Para isso, é essencial que o RH esteja envolvido no processo através de consultoria que vai garantir a qualidade e precisão do repasse (mesmo que um membro do setor não esteja presente na conversa). Nesse caso, o papel do setor será a orientação aos gestores sobre a melhor forma de realizar o repasse de informações, através de técnicas e utilizando de uma linguagem própria para que a conversa seja clara.
- Inclua exemplos e proponha ações para o colaborador
Toda conversa deve ser pautada em exemplos de condutas reais praticadas pelo funcionário, apresentando também dados coletados sobre sua produtividade e desempenho. Ou seja, evite achismos e impressões pessoais totalmente sem fundamento prático nesse momento.
Além disso, é fundamental ajudar o colaborador a definir quais serão os próximos passos. Para isso, o ideal é alinhar as expectativas, deixar claro o que a empresa espera do funcionário e oferecer sugestões de onde podem haver melhorias em seu comportamento.
Por fim, fortalecer a cultura do feedback na empresa pode ser um caminho excepcional para o sucesso. Criar um ambiente saudável e garantir que seus colaboradores se sintam estimulados a darem suas opiniões sobre diversas questões como ambiente de trabalho, liderança, projetos e outros temas envolvidos na rotina é fundamental para aumentar a produtividade, a motivação e o engajamento da equipe como um todo.
Lembre-se: o feedback precisa ser uma cultura dentro da empresa e não uma atividade burocrática realizada apenas para exigir performance.
Como as normas ISO e a gestão de processos vêem o feedback?
O feedback é um processo de monitoramento dos colaboradores, devendo ser confidencial. Portanto, a empresa precisa desenvolver uma rotina para realização dos feedbacks que incluam o método que oriente as lideranças na realização do feedback, estabelecimento de critérios para que o feedback tenha impactos na evolução da carreira e benefícios fornecidos ao colaborador, check list para realização do feedback, registros e arquivo dos resultados do processo (garantindo controle de acesso e confidencialidade), planejamento dos feedbacks (agenda, local, etc.) e treinamento das lideranças e colaboradores na técnica de feedback, antes da sua realização.
Apesar do feedback não ser requisito das normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 4500, ele é uma excelente prática que pode ser inserida nas rotinas da ISO relacionada a gestão de pessoas e competências.
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