Reduza os riscos da sua empresa! Veja dicas e conheça a ISO 31000

ISO 31000

Quando se trata do ambiente empresarial, os riscos são comuns nas mais diversas camadas da gestão. Neste cenário, o gerenciamento de tais riscos durante o processo de tomada de decisões, alinhado a um planejamento estratégico da gestão organizacional é extremamente necessário. Para alcançar este objetivo, a ISO 31000 surge como uma poderosa ferramenta.

iso-31000

A fim de ajudar na redução de riscos da sua empresa, na conversa de hoje falaremos sobre o que é a ISO 31000, quais são seus os principais benefícios e muito mais! Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é a ISO 31000?

iso-31000

Conhecida como a Norma Internacional da Gestão de Risco, a ISO 31.000: 2018 oferece diretrizes, princípios, estrutura e um processo para gerenciá-los. Não há restrição quanto ao tipo de organização, bem como ao seu tamanho, atividade desenvolvida ou setor de atuação. Diferente das normas ISO em geral, a ISO 31000 não é certificável.

Seu uso pode auxiliar uma organização, seja ela pública ou privada, a aumentar a probabilidade de atingir seus objetivos, sejam eles corporativos ou regionais, assim como aperfeiçoar a identificação de oportunidades e ameaças, além de permitir uma alocação mais eficaz de recursos financeiros e humanos no tratamento de seus riscos.

E é neste contexto que o emprego dos pilares dessa norma, no que tange à gestão de Compliance é extremamente frutífero, pois a mesma permitirá identificar os potenciais riscos de descumprimento de regras e normas, internas e externas, seja pelo Conselho Deliberativo, seja pela alta diretoria, seja pelos seus funcionários, seja pelos seus fornecedores – diretos e indiretos – etc, bem como contribuir no processo de controle e mitigação de riscos.

Além da ISO 31.000, a família também inclui a ISO/TR 31004 que é um guia orientativo para implementação da ISO 31000 e a ISO 31022 que é uma diretriz para a gestão de riscos legais.

É possível aplicar os conceitos da ISO 31000 nas normas de Sistemas de Gestão?

iso-31000

A resposta é sim! A gestão de riscos de acordo com a ISO 31000 pode ser usada nas diversas normas de Sistemas de Gestão. Desde o início da década de 2010, as normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 45001 e ISO 50001, etc. incluem o processo de gestão de riscos na sua etapa de planejamento. Estas normas não estabelecem um modelo único de gestão de riscos, mas é usual que a estrutura determinada nesta norma acabe sendo adotada.

Qual a relação entre a ISO 31000 e o Programa de Gerenciamento de Riscos?

iso-31000

O Programa de Gerenciamento de Riscos – PGR, estabelecido na nova NR-1 – é um documento que tem como objetivo prover uma sistemática voltada à prevenção de acidentes e doenças em instalações ou atividades potencialmente perigosas

Para que isso seja possível, o PGR precisa ser estruturado sob um escopo que contemple requisitos necessários que venham prevenir possíveis lesões e doenças, contudo, caso ocorram, é necessário adotar os requisitos que apontam as ações para a minimização dos danos, ou seja, de seus impactos, a curto, médio e longo prazo.

Para a estruturação correta do PGR, contar com a ISO 31000 é essencial a fim de garantir que as melhores práticas sejam adotadas. Somente desta forma a sua empresa poderá estruturar um Programa de Gerenciamento de Riscos capaz de contemplar efetivamente as necessidades do seu negócio, afinal, é essa norma que estabelece as diretrizes de prevenção de riscos.

Para implementar a ISO 31000, a empresa deve formar uma equipe especializada no gerenciamento de riscos. Ela deverá entender da norma e, principalmente, das ações que devem ser tomadas em prol do colaborador.

Quais são os benefícios de implementar a ISO 31000 na empresa?

iso-31001

A norma foi desenvolvida para garantir a mitigação dos riscos, seja do negócio, da qualidade, de segurança e saúde no ambiente de trabalho. Seu objetivo é permitir que as empresas analisem e estimem potenciais perigos e ameaças, bem como suas causas e consequências.

Além disso, ela oferece as condições para que os responsáveis possam distinguir o que é aceitável, tolerável e inaceitável, fazendo com que tomem decisões mais assertivas.

Quando aplicada corretamente, a ISO 31000 é capaz de:

– Aumentar a probabilidade de atingir os objetivos, uma vez que fornece um ambiente seguro e saudável ao trabalhador;

– Encorajar uma gestão proativa com a participação de todos;

– Direcionar a atenção para a necessidade de identificar e tratar os riscos através de toda a organização;

– Melhorar a identificação de oportunidades e ameaças;

– Atender às normas internacionais e requisitos legais e regulatórios pertinentes, como exemplo as NRs 1, 3 e normas voltadas às áreas de saúde e alimentos;

– Estabelecer uma base confiável para a tomada de decisão e o planejamento;

– Melhorar os controles;

– Alocar e utilizar eficazmente os recursos para o tratamento de riscos;

– Melhorar a eficácia e a eficiência operacional;

– Melhorar os resultados da empresa;

– Melhorar significativamente a prevenção de perdas e a gestão de incidentes;

– Minimizar perdas.

Também cabe ressaltar que a comunicação durante o processo e seu caráter integrado é outro ponto indispensável para o sucesso, o que leva à necessidade de sua extensão para outros braços da organização, como por exemplo, a estruturação de uma rede de fornecedores que esteja alinhada aos parâmetros do gerenciamento de riscos.

Quer saber algumas dicas para implementar a gestão de riscos?

Para que a gestão de riscos seja eficaz, é fundamental a participação da liderança com a identificação dos pontos fortes e fragilidades da empresa de forma clara e objetiva. A gestão de riscos deve considerar também a realidade e a cultura da empresa. Além disso, é fundamental conhecer as expectativas das partes interessadas (stakeholders) de forma consistente. Com base nestas informações, a alta liderança tem condição de identificar os maiores riscos e definir ações para mitigação.

Segue um diagrama básico da ISO 31000:

iso-31000

Quer saber como implementar a ISO 31000 da melhor forma a fim de garantir a redução de riscos na sua empresa? Conheça a STANCE!

A Stance é uma empresa especialista em consultoria, auditoria e responsável por desenvolver treinamentos online, EAD e in company, utilizando o método de andragogia, que facilita a absorção de conteúdo por parte dos treinandos, pois tal método utiliza de exemplos do cotidiano para repassar os assuntos abordados nos treinamentos.

Além disso, contamos com profissionais qualificados e uma equipe pronta para te ajudar a colocar sua empresa dentro de todas as normas exigidas pelas autoridades, fator que proporciona total destaque perante a concorrência.

Gostou de saber mais sobre como reduzir os riscos da sua empresa através da ISO 31000? Então continue acompanhando a Stance nas redes sociais. Estamos no Facebook, Instagram e também no LinkedIn, sempre levando as melhores informações para você se manter muito bem informado. Também não deixe de acompanhar nosso blog.

Até a próxima!

Deixe seu comentário

Sobre nós

A Stance é uma empresa de assessoria e treinamento que atua nas áreas de meio ambiente, qualidade, segurança, saúde e responsabilidade social.  A Equipe Stance atua na mudança do comportamento e foca no comprometimento das pessoas com o Sistema de Gestão.

Posts Recentes

Siga-nos

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Gostaria de falar conosco para Solicitar um Orçamento?